Carne Vermelha: conheça os benefícios e aprenda a diferenciar

Diversos cortes de carne vermelha expostos em um açougue

Aqui no Açougue do Nilo, nós amamos carne vermelha. Além de deliciosa, ela é muito importante para a culinária ao redor do mundo e pode fazer muito bem para a saúde, pode acreditar!

Mas não se preocupe se você não sabe a diferença entre a carne vermelha e a branca, pois o assunto é bem confuso e vai muito além da cor. Para tirar suas dúvidas, explicamos abaixo os pontos mais importantes.

Quer saber tudo sobre carne vermelha? Então vamos nessa!

O que é a carne vermelha?

Para a Organização Mundial de Saúde, carne vermelha são os cortes retirados dos mamíferos. Ao redor do mundo, ela é produzida a partir de vacas, porcos, cordeiros, carneiros e em alguns lugares até mesmo de cavalos e coelhos.

Um pedaço de carne vermelha assada ao forno sendo cortada para servir

Já a carne branca é aquela que vem dos peixes, inclusive do salmão, das aves, independente da cor, e também dos répteis, como cobras, jacarés e outros.

Ao contrário do que dizem por aí, a carne vermelha tem vários benefícios para a saúde. Ela é, por exemplo, a melhor fonte de alguns nutrientes essenciais para o corpo humano, como a vitamina B12, zinco e o ferro.

A carne vermelha é também uma excelente fonte de proteínas, sendo praticamente imbatível nesse quesito quando comparada a outras carnes.

Vamos maneirar no óleo?

Antigamente, a carne vermelha era muito associada ao colesterol alto, mas hoje sabe-se que o maior vilão era outro: o óleo.

A questão de saúde realmente preocupante era a regularidade com que ela era preparada em frituras, com excesso de óleo. O ideal é variar, preparando a carne também na pressão, no forno ou grelhada.

A importância da procedência na carne vermelha

A carne vermelha é produzida e consumida em todo mundo, e muitas vezes a alta demanda não permite que os produtores se preocupem com a qualidade. Por isso é tão importante para o consumidor estar sempre de olho na procedência.

Uma carne vermelha de qualidade traz o benefício de ser muito mais fácil de preparar, já que é mais macia e pode passar por praticamente qualquer processo de preparo sem perder a qualidade. Dessa forma, você pode evitar a fritura e tornar seus hábitos mais saudáveis.

Quando falamos de procedência, não estamos simplesmente falando de escolher um corte mais caro. Quando a qualidade da carne vermelha é boa, o corte é uma simples questão de gosto.

Isso acontece porque os melhores produtores estão sempre preocupados com a marmorização da carne vermelha.

Pedaço de carne vermelha crua cercada das ferramentas e temperos que serão utilizados em seu preparo.

Marmorização da carne vermelha?

Isso significa que eles se preocupam com a quantidade de gordura entre as fibras da carne, o que resulta em um produto mais macio independente de onde for retirado do animal. A procedência também garante que a carne é de qualidade e vai ser preservada fresca por mais tempo.

Você pode estar se perguntando se isso não significa uma carne mais gordurosa e menos saudável. A resposta é NÃO! A gordura é uma parte importante da nossa dieta com a qual estamos acostumados há milênios.

O importante é preparar a carne vermelha de uma forma mais saudável, o que fica mais fácil quando ela já é macia naturalmente. É por isso que o Nilo só trabalha com fornecedores de qualidade e que estão sempre preocupados em fazer o melhor produto possível.

Quer saber mais sobre a carne vermelha de qualidade que o Nilo traz pra você? Então que tal passar no nosso site e conhecer todos os produtos que tratamos com tanto carinho pra você?