Receita de carré de cordeiro com risoto de cogumelos

Um carré de cordeiro é uma delícia gourmet, não é? Tudo nesse prato chama a atenção, sua composição, o sabor inconfundível do cordeiro e o corte nobre, especial para criar verdadeiras obras de arte gastronômicas.

Muita gente sonha em fazer um delicioso carré de cordeiro, mas não sabe muito bem por onde começar ou o que fazer para a receita dar certo. É aqui, no Açougue do Nilo, que você vai aprender a fazer um carré de cordeiro delicioso acompanhado de um belíssimo risoto de cogumelos.

E aí, pronto para aprender de vez como fazer um delicioso carré de cordeiro? Nós ainda incluímos um delicioso risoto de cogumelos para acompanhar essa receita. Vamos com a gente?

 

O carré de cordeiro

O carré de cordeiro é um corte nobre, que vai da sexta (ou quinta) à décima terceira costela do cordeiro, que é o filhote do carneiro com até seis meses de idade.

 

Um prato com carré de cordeiro e legumes.

 

Sendo uma carne com aroma bem marcante e uma textura incrível, seu preparo não costuma incluir muitos temperos, apenas o básico com um pouco de alecrim para deixá-lo mais aromático. Mas se você está interessado em desvendar os mistérios do carré de cordeiro, tempere apenas com sal grosso triturado.

O ponto do carré de cordeiro tende bastante para o mal passado, então fique de olho no forno para ter uma carne bem macia e suculenta ao comer!

 

Combinando bem: carré com risoto

O gosto característico do carré combina muito bem com um risoto, prato mais delicado e ideal para quem busca a harmonização de uma carne com sabor mais acentuado.

 

carré com risoto

 

O ideal para a harmonização é não carregar demais no tempero. Inclua outros ingredientes mais aromáticos, como alguns legumes específicos, para trazer o sabor do risoto e valorizar o do carré de carneiro.

Especificamente para a receita de carré de cordeiro do Nilo, nós escolhemos o risoto de cogumelos paris e funghi para um prato mais suave mas ainda assim cheio de personalidade.

 

Receita de carré de cordeiro com risoto de cogumelos

O ideal é fazer essa receita em duas partes: primeiro o risoto de cogumelos e depois colocar o carré de cordeiro para assar. Isso porque você precisa acompanhar o ponto, e qualquer 5 minutinhos que você deixa a mais no forno pode acabar atrapalhando sua degustação completa.

Pronto para começar?

 

Você vai precisar de:

  • 500 g de carré de cordeiro;
  • Três xícaras de chá de arroz arbório;
  • Menos da metade de uma cebola;
  • 1 cabeça de alho;
  • 150g de cogumelos paris;
  • 150g de cogumelos portobelo;
  • 1 tablete de caldo de vegetais;
  • 1 xícara de chá de vinho branco (o álcool irá evaporar, não se preocupe);
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • Pimenta do reino;
  • Sal grosso para o Carré;
  • Sal para o risoto à gosto;
  • Pimenta do reino à gosto.

 

Como preparar?

Tempere primeiro o carré e deixe o forno pré aquecido em 200 graus. Uma dica: se você quiser deixar o carré marinando por um dia, como nós mostramos na receita de pernil de porco, também é uma boa ideia. Use o sal grosso, o alho e a pimenta do reino para um tempero simples.

Pique os cogumelos da forma que você gostar mais, lembrando que ele deve se misturar ao risoto, e portanto, não deve ser muito grande. Com a cebola picada, coloque-a em uma panela e deixe os cogumelos fritando com ela na manteiga por um minuto ou dois. Cuidado para não queimar!

Coloque água com o caldo de legumes para ferver em uma panela a parte. Acrescente o arroz na panela com cebola e os cogumelos, e deixe-o pegar uma cor também por um a dois minutos. Acrescente o vinho e espere ele evaporar por completo para que o álcool não entre na sua receita.

Isso feito, vá adicionando a água com caldo de legumes lentamente até você chegue no ponto al dente. Com o risoto pronto, é só você selar o carré em uma panela com um fio de azeite e depois levá-lo ao forno, sempre de olho no seu ponto, que é rosado no centro.

E aí, o que achou do seu prato? Gostou da receita? Fique de olho no nosso Facebook e Instagram para mais dicas sobre quais serão os próximos pratos e não esqueça: sexta é dia de receita aqui no Nilo! Até a próxima!