Churrasco de Hambúrguer Artesanal em 3 Passos + Dica Extra

Quer aprender a preparar hambúrguer artesanal tão (ou mais) gostoso que muitas hamburguerias gourmets da sua cidade? Com 3 passos (e uma dica extra) você vai entender que é possível surpreender a turma em um churrasco nada óbvio no fim de semana.

Uma boa alternativa para fugir da linguiça, pão de alho e contrafilé é apostar no hambúrguer artesanal na churrasqueira. Vem comigo que eu vou te explicar o passo a passo que vai te transformar no rei ou rainha do churras de burguer!

classic hamburger on wooden board

Começando pelo começo: o blend de carnes!

Um hambúrguer artesanal de respeito começa pelo preparo do “blend”, também conhecido pela mistura de carnes diferentes para fazer o hambúrguer. Para isso, você vai precisar de carnes frescas e que não passaram pelo processo de congelamento. Isso faz toda diferença no sabor dos seus hambúrgueres.

hamburguer-cru-acougue-nilo

Tá bom! Mas qual carne comprar? São muitas variedades que podem resultar em combinações incríveis: patinho, acém, coxão duro, contrafilé, costela, picanha e até mesmo frango. O mais importante é ter uma porcentagem de 20 a 40% de carne mais gordurosa e outra parte de uma carne mais leve, com pelo menos 180 gramas por burguer para que ele fique macio e suculento.

Mas como fazer o hambúrguer artesanal na churrasqueira?

Depois do blend de carnes selecionadas e os hambúrgueres preparados, é hora de preparar a churrasqueira para recebê-los. Escolha o carvão correto (para aprender clique aqui), a quantidade vai depender do tamanho da churrasqueira, faça uma “cerquinha” ao redor dele e coloque um pouco de papel no meio. Acenda e observe. Aos poucos, o carvão vai começar a esquentar e o fogo pega potência. Mas qual a hora certa de colocar para assar?

hamburgueres-grelhado-acougue-nilo

A hora certa dos hambúrgueres artesanais irem para churrasqueira é quando o fogo estiver bem quente, com brasa formada.

Churrasqueira pegando fogo, é hora de colocar os discos de hambúrgueres para assar. Coloque e não vire. Assim que perceber que estão assando, troque de lado e aguarde. Nesse momento, é importante ficar atento para que nenhum hambúrguer artesanal queime, já que o tempo depende muito de como está o fogo. O tempo dos burguers na churrasqueira varia entre 3 a 5 minutos de cada lado, então é bem rápido!

Agora que te ensinamos como selecionar, montar e assar os hambúrgueres artesanais na churrasqueira, você percebeu que está faltando alguma coisa? Sim. Ele mesmo: o “tômpero”.

O segredo está no tempero (ou na falta dele)

É basicamente isso. Alguns chefes dizem que não é interessante temperar a carne com outras especiarias, já que o sabor da carne deve sobressair. Já outras receitas recomendam que você utilize temperos à gosto.

Os temperos realmente tiram o foco do sabor da carne, mas se você adora uma pimentinha, porque não?

O importante é testar qual o tipo de hambúrguer artesanal você mais gosta e fazer a sua própria receita. Com os outros passos que falamos acima, com certeza o resultado vai ser um sucesso e seus convidados vão adorar!

E agora, uma dica extra para um preparo de hambúrgueres artesanais que você nunca viu antes.

hamburguer-artesanal-nilo

Segredo do Nilo: brasa aromatizada é tudo que você precisa

Para deixar a carne com um aroma de ervas e os convidados se perguntando qual o segredo de um churrasco de hambúrguer artesanal tão surpreendente, salpique um pouco de ervas secas na brasa. A fumaça aromatizada vai levar um leve sabor e aroma para a carne! Você pode selecionar os temperos que mais te agradam, mas a receita combina muito com: manjericão, salsinha desidratada e alecrim.

Nós também temos algumas receitas completas de hambúrguer para você se tornar um verdadeiro mestre dos hambúrgueres.

Pronto. Agora você está preparado para marcar um delicioso hambúrguer artesanal na churrasqueira com seus amigos!