Como fazer churrasco no quintal?

churrasco no quintal: carne na churrasqueira
Qualquer motivo é uma boa desculpa para fazer um churrasco com a família. Seja por causa da Copa do Mundo, seja pra comemorar um aniversário ou só juntar a família no final de ano, qualquer oportunidade é boa para assar uma carninha.

Todo mundo gosta, mas existem muitas coisas para aprender sobre assar carne na churrasqueira. O Nilo tem vários segredos que fazem do seu churrasco no quintal melhor que qualquer outro.

Quer conhecer esses segredos do Nilo de como fazer churrasco no quintal e receber muitos elogios? Então vamos lá!

O carvão que vai fazer o seu churrasco no quintal mais saboroso

Como fazer churrasco sem carvão? E como conseguir utilizar esse produto sem realmente entendê-lo?

O carvão vegetal é o mais utilizado em churrascos, sendo que ele vem da carbonização de madeira. Ela pode ser proveniente de vários tipos de árvore, como o carvão de bambu, que solta menos fumaça, e o de eucalipto, que é mais comum.

churrasco no quintal: carvão vegetal

Na hora de escolher o saco de carvão, dê uma verificada no estado dos pedaços. Dê preferência pelo carvão que esteja em peças maiores e mais sólidas. Não precisa exagerar na compra: 5 kgs de carvão bastam para um churrasco com 10 convidados.

Para acender, empilhe os pedaços maiores numa forma de fogueira e coloque pedaços menores que estejam umedecidos com álcool em gel em volta. Cuidado para não exagerar. Lave as mãos para ter certeza de que não tem mais álcool nelas e risque um fósforo. Jogue o fósforo de uma distância segura sobre os pedaços menores e deixe que eles acendam.

Agora é só abanar até os pedaços maiores acenderem. Tudo pronto para o seu churrasco no quintal!

A carne certa para o churrasco no quintal

Alguns dos cortes mais tradicionais para churrasqueira são a picanha, a maminha, a alcatra, o contra-filé, a fraldinha e a costela. Tem para todos os gostos. Mas como preparar um churrasco perfeito?

churrasco no quintal: carne para vender no supermecado

Para começar, ao pedir a carne no açougue, avise o atendente que ela é para churrasco. Dessa forma, ele vai saber que precisa cortar mais grosso, o que é muito vantajoso para preparar um churrasco no quintal.

Outra coisa é saber manter o fogo na medida certa. Se o fogo estiver alto demais, irá queimar o lado externo da carne enquanto o interno permanece cru. Se estiver muito baixo, a carne estará seca quando ficar pronta.

O ideal é que a chama esteja numa medida que possa ir assando a carne de forma que o exterior não queime e o interior fique suculento. A partir daí, é só escolher entre os pontos, que você pode conferir no nosso texto sobre o assunto.

O tempero

Temperar a carne é uma coisa que pode variar de pessoa para pessoa. Um churrasco de quintal pode facilmente ter carnes temperadas de formas diferentes, mas como fazer churrasco e agradar a todos os convidados?

Para começar, você pode pensar sobre o sal. No Brasil, o tradicional é utilizar o sal grosso para temperar a carne. Nos demais países sul americanos, como a Argentina e o Uruguai, é mais comum usar o sal fino, que tem a vantagem de ficar mais uniformemente distribuído.

Outro elemento comum é o alho. O ideal é que as carnes tradicionalmente feitas cortadas tenham uma camada distribuída de alho triturado sobre elas.

Nas carnes que são preparadas a peça inteira, como o cupim e a costela, você pode fazer furos espaçados e preenchê-los com dentes de alho descascados. Isso funciona melhor se você deixar a carne no espeto ou embrulhada no papel alumínio.

Como fazer churrasco: os complementos

Pra encerrar e deixar o seu churrasco no quintal um dos melhores possíveis, que tal uns complementos para acompanhar e complementar o sabor da carne?

Para começar, como fazer um churrasco sem uma mandioca e um arroz? Capriche no cozimento da mandioca. Ambos os complementos ficam excelentes se temperados com cebola e alho.

churrasco no quintal: verduras assadas na churrasqueira

Por falar nisso, que tal fazer uma manteiga temperada com alho para temperar a carne? É muito simples: corte as pontas dos dentes de alho de uma cabeça sem destacá-los, embrulhe em papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos. Depois, amasse o alho até formar uma pasta e misture com manteiga e limão. Fica ótimo por cima da carne!

Você também pode assar legumes embrulhados em papel alumínio na churrasqueira. Cebolas e batatas funcionam especialmente bem e podem ser temperadas com apenas um pouco de sal.

Outros legumes ficam melhor fatiados, como a berinjela, a abobrinha e os aspargos. Todos combinam maravilhosamente bem com a carne bovina e ficam uma delícia feitos na churrasqueira.

Agora que você já sabe todos os nossos segredos de como fazer um churrasco no quintal, que tal dividir os seus também? Vem pra nossa página no Facebook e contra pra gente qual segredo faz o churrasco especial.