Como fazer kafta bovina com patinho moído

Você já ouviu falar na kafta bovina, um prato típico árabe feito com patinho moído? Com certeza você já viu esse prato em algum churrasco, mas provavelmente comprou o espeto pronto.

Um prato muito prático, a kafta bovina pode ser feita em casa, a partir do patinho moído, e você ainda pode dar o seu tempero. É muito fácil e não precisa necessariamente ser feito na churrasqueira.

Se interessou e quer aprender? Então vem com a gente!

A origem imperial da kafta bovina

A origem da kafta está relacionada ao antigo Império Otomano, um país islâmico que existiu até a Primeira Guerra Mundial e governava a terras que hoje são parte de várias nações, como Egito, Grécia, Turquia, Tunísia, Bulgária e Sérvia, entre outros.

A kafta surgiu como um tipo de almôndega do Oriente Médio, sendo que o único lugar que tem o hábito de fazer o prato em espetos é a Arábia Saudita.

Por ser um prato prático, muitos estudiosos da história da gastronomia acreditam que ele surgiu como uma preparação para viagens comerciais: a carne moída era amassada em bolas e temperada com especiarias para não estragar. Depois, durante as paradas, as kaftas eram fritas ou grelhadas.

Ao migrar para o Brasil, a kafta bovina acabou transformada em um prato tradicional do churrasco, mas não sofreu muitas alterações com relação ao seu preparo ou tempero.

Receita de kafta bovina de patinho moído para churrasco

Para fazer a kafta bovina, você vai precisar de:

  • 1 kg de patinho moído;
  • 2 ovos médios ou grandes;
  • 1 cebola ralada;
  • Sal à gosto;
  • Hortelã picada;
  • Salsinha picada;
  • Suco de 1 limão;
  • 2 colheres de chá de pimenta síria;
  • 1 colher de chá de cominho em pó;
  • 20 espetos de bambu.

Você pode ainda acrescentar na mistura alguns outros temperos do seu gosto, como zaatar, coentro, curry ou louro em pó. O importante é não exagerar demais em nenhum deles para não roubar o sabor das plantas frescas.

O preparo é muito simples. Basta colocar o patinho moído em uma bacia ou outra vasilha e ir aos poucos misturando os ingredientes e sovando a mistura, deixando o ovo por último. Depois, descanse a mistura por meia hora.

Depois do tempo de espera, separe a carne em 20 porções com mais ou menos a mesma quantidade. Pegue os espetos e molde a carne de cada uma de forma a ficar mais ou menos como um charuto.

Aperte bem a carne ao redor do palito e deixe descansar por mais 20 minutos.

Na hora do preparo, você pode fazer na churrasqueira, em uma chapa untada de azeite ou mesmo na frigideira. Independente da forma de preparo, combine com acompanhamentos de churrasco, como o vinagrete.

Algumas variações

A kafta bovina pode ser usada em outras ocasiões que vão muito além do churrasco. Ela pode, por exemplo, substituir a almôndega no macarrão ou o hambúrguer tradicional.

Kafta bovina tradicional turca feita com patinho moído servida com cebola e alface.

Você misturar farinha com a carne e aumentar a quantidade de ovo utilizada na receita para obter uma espécie de kafta bovina empanada que pode ser feita em frigideira ou mergulhando no óleo. Esse prato é muito popular no Irã e costuma ser servido com um molho de tomate bem ralo e apimentado.

Outra opção é misturar arroz cozido na mistura e empanar de verdade a kafta bovina. Essa é uma receita popular na Grécia, onde a kafta é frita em óleo até ficar bem crocante e depois é servida com molho de iogurte.

Você também pode misturar outras carnes ao patinho moído se quiser um sabor mais tradicional. O mais comum é misturar carneiro moído, mas a carne de porco também pode contribuir para o sabor.

Se quiser uma kafta bovina diferente e surpreender, uma dica é misturar com grão de bico. Para isso, cozinhe essa leguminosa em uma panela de pressão por meia hora até ficar bem mole. Depois, amasse tudo e misture com a carne em uma proporção de dois terços de patinho moído e um terço do resto dos ingredientes. Você pode moldar no formato de pequenas almôndegas ou como se fosse um hambúrguer.

Temperos orientais para a kafta bovina

Os que diferencia a kafta bovina de uma simples almondega ou hambúrguer são os temperos. Por isso é importante entender quais são os que dão o gostinho oriental que ao prato.

Kafta bovina de patinho moído feita no estilo grego, servida com um ramo de alecrim.

O zaatar, citado acima, é uma mistura de orégano, tomilho, manjerona e principalmente o gergelim torrado. Ele poder ser um pouco difícil de encontrar no mercado, mas você pode fazer seu próprio tempero em casa ou substituí-lo por outra especiaria mais famosa: o curry.

O curry é originário da Índia e muito popular em toda a Ásia, em especial na China e no Japão. Não existe uma fórmula exata de como fazer essa mistura de temperos, mas normalmente ele leva açafrão, noz moscada, cominho e coentro em pó.

Uma última alternativa é o chamado “tempero sírio”, uma mistura de especiarias inventada no Brasil usando ingredientes comuns do Oriente Médio. O principal ingrediente dessa mistura é a pimenta-da-jamaica.

Essa pimenta costuma representar de um terço até metade do tempero sírio e é normalmente misturada com noz moscada, canela e cravo, tudo em pó.

Gostou das nossas dicas para preparar uma kafta bovina deliciosa a partir do patinho moído? Então que tal entrar no nosso blog e conferir nossas outras receitas?