Técnicas para cortar carne de vaca corretamente

Fazer receitas na churrasqueira, grelha, frigideira ou no forno exigem uma boa peça de carne, e essa escolha começa no momento de comprar a carne no açougue. Porém, você também deve saber que existem técnicas para cortar carne de um jeito que preserve a textura e o sabor único.

Carne de vaca, mais conhecida como carne bovina, é tudo de bom. Sabor e maciez, suculência e gordura na medida ideal fazem os cortes maminha, alcatra, picanha e muitos outros serem tão queridos. Mas antes de uma boa refeição de corte bovino, o sabor e a maciez da peça começam em seu preparo.

1

Quer saber como melhorar seus pratos e aproveitar o melhor de cada corte? Aprenda na sequência as técnicas para cortar carne e conheça os utensílios certos!

Tenha as facas e a tábua adequadas para cortar carne

Primeiro de tudo, você deve preparar suas facas para cortar carne de vaca e uma boa tábua – de preferência, que seja nova. Essas peças são fundamentais em um bom preparo de carnes. Esses utensílios vão garantir um bom corte, além de facilitar sua vida na cozinha.

Eye of Round

Tábua

Uma boa tábua deve ser grande o suficiente para acomodar desde carnes pequenas até peças grandes, mas nem tanto a ponto de ocupar sua bancada ou pia inteira.

Escolha uma tábua de madeira ou de plástico, desde que sejam grossas e robustas, para durar bastante tempo e aguentar pancadas, quando for a hora de bater bife. Fuja das tábuas de vidro, ou melhor, deixe elas reservadas apenas para colocar queijos e outros petiscos.

Faca de cabo e lâmina longas

As facas de cabo e lâmina longas são ideais para cortar carne de vaca em peças grandes, já que exigem uma peça que pegue uma boa extensão do corte. Você também precisa ter um bom apoio para sua mão não escorregar ou demorar a fazer o corte.

Faca de cabo e lâmia curtas

As facas de cabo e lâmina curtas são ideais para fazer os “acertos” nas peças de carne. Não existem muitas técnicas para cortar carne nesse sentido, mas aquelas gorduras excedentes, fibras e membranas devem ser retiradas com esse tipo de faca. Elas oferecem maior precisão no corte e facilitam o seu preparo.

Faca de cabo e lâmina médias

A faca média é aquela tradicional de cortar bifes, tanto bovinos, suínos, aves e outros cortes. Para evitar cortar a mão durante o preparo, use esse tipo de faca para cortar bifes. Ela também serve para cortar temperos, como alho, cebola e cebolinha. Só lave a faca caso for cortar diferentes peças, para limpar a lâmina entre cada carne.

Conheça as técnicas para cortar carne de vaca

Cada uma das técnicas para cortar carne de vaca que você vai conhecer aqui não é nenhuma mágica e não exige que você seja expert em bovinos. Basta ter muita atenção na hora em que for fazer os seus pratos na cozinha, que o resultado será excelente.

3

Maminha

Faça o corte na maminha em direção contrária às fibras, para que ela continue macia mesmo depois de assada. Essa carne tem aquela famosa capa de gordura, além da gordura entremeada nas fibras, então, a suculência é garantida.

O que também pode garantir mais sabor à esse corte é fazer pequenos cortes na gordura dela, para que o tempero pegue durante o cozimento.

Picanha

O corte de picanha deve ser generoso, com cerca de dois centímetros de espessura, para conservar o melhor sabor no preparo e deixá-lo no ponto certo. Como as fibras desse corte são na diagonal, você deve passar a faca na direção contrária. Coloque a peça com a gordura para baixo, para facilitar que você veja as fibras.

Fraldinha

A fraldinha requer uma das mais fáceis técnicas para cortar carne. Basta seguir o sentido das fibras, acompanhando a faca e deslizando-a devagar. Também, preserve sempre a gordura no corte, primando por deixar um pedaço de gordura em cada fatia, seja para fazer bifes grelhados ou assar na churrasqueira.

Alcatra

A alcatra, assim como a fraldinha, não exige técnicas para cortar carne que só um mestre churrasqueiro saberia; qualquer pessoa pode fazê-lo. Corte sempre na direção das fibras que o resultado será ótimo.

Não se esqueça de sempre tomar cuidado com as mãos para não se cortar durante o preparo. Também, como parte das técnicas de corte de carne, retire relógio, anel, pulseiras e qualquer adereço que esteja em suas mãos e dedos. Assim, você mantém a segurança e preserva cada pedaço que corta.

BAIXE AQUI GRATUITAMENTE O GUIA DEFINITIVO DE CORTES DE CARNE DO NILO!