Cortes Bovinos – Saiba Tudo Sobre os Cortes de Boi

Você realmente deixa as suas receitas de cortes bovinos, com os melhores sabores e texturas?

Saber em qual preparo uma carne revela o seu melhor sabor e textura é tudo na hora de fazer suas receitas. Cada um dos cortes de boi tem características próprias que o faz ideal para determinados preparos.

Uma boa receita na grelha, na frigideira, assada ou cozida na panela de pressão, exige antes, acertar o tipo de carne. E essa parte começa com boas informações.

Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre alguns cortes bovinos populares!​​​​​​​1

Aprenda tudo sobre os cortes bovinos que você faz no dia a dia em casa

Se você vive em busca de uma receita de dar água na boca de todos em casa, pode ter certeza de que está no lugar certo.

Você vai redescobrir cortes de boi que você prepara durante a semana, e vai saborear cada fatia do melhor jeito depois de ler este artigo.

Filé mignon

2

O filé mignon é conhecido por ser um dos mais macios cortes bovinos, mas que ao mesmo tempo, tem sabor muito suave e que chega a ser levemente adocicado. Essas qualidades também são acompanhadas de pouca gordura.

Esse corte fica próximo ao contrafilé, que são separados por um osso, e isso confere ao filé mignon a suculência do pedaço.

Como o pedaço é reduzido em relação a outros cortes bovinos, você deve prepara-lo grelhado ou frito, que conservam melhor a maciez dessa carne. Ainda, você também pode preparar o filé mignon em bifes, de preferência malpassados, para garantir a suculência.

Coxão duro

Apesar de ser extraído da parte traseira do bovino, o coxão duro — como o nome sugere — tem textura mais tenra. Isso não faz a carne ser dura, porém, ela é indicada para ser moída e misturada a molhos, que vão conferir mais suculência.

Ainda, o coxão duo não é rico em gordura e tem sabor bastante sutil, mas que se encaixa muito bem com temperos reforçados. Você pode preparar essa carne como recheio de salgados, com esfihas.

Contrafilé

O contrafilé é uma carne altamente macia e suculenta, já que tem bom marmoreio ­— gordura entremeada nas fibras — e ainda reserva uma capa de gordura generosa.

Com essas qualidades, o contrafilé é perfeito para churrascos, frito em bifes na frigideira ou então, assado. Na hora de fritar essa carne, use pouquíssimo óleo ou azeite, já que ela é rica em gordura.

Só tome cuidado para não errar o ponto desse corte, que deve ficar entre o malpassado, ponto para malpassado e ao ponto.

Esse corte ainda tem sabor acentuado, e pode ser temperado com sal grosso, ou acompanhado de um tempero caseiro ao seu modo.

Picanha

3

A “rainha das carnes” quando o assunto é churrasco também atrai admiradores em qualquer preparo que você faça em casa.

A picanha é um corte nobre, retirada da traseira do boi, perto do rabo — uma área privilegiada que oferece carnes ultra macias e suculentas. Dos cortes bovinos, esse é um daqueles que se destaca pela farta camada de gordura e seu tamanho compacto.

Esse corte é muito versátil em preparos, mas apresenta seu melhor na churrasqueira ou grelhado. O ponto deve privilegiar a aparência vermelhinha ao meio e o tempero fica só com o sal grosso, já que o sabor da picanha é muito concentrado.

Costela

4

Os cortes bovinos ligados ao osso sempre guardam aquele sabor especial e suculento.

A costela é um dos mais populares cortes com essa característica, feita principalmente no fogo de chão ao sul do Brasil. E que também é aclamada na cozinha mineira, feita ao forno ou na panela de pressão.

Todos esses preparos trazem o melhor desse corte de boi à mesa, que pode ser saboreada com um bom caldo grosso e temperado, batatas.

Ainda, a costela bovina é um prato ótimo para fazer no domingão para a família, já que rende muitos pratos de uma só vez.

Depois de aprender mais sobre estes cortes bovinos, basta caprichar na escolha da peça no açougue e fazer tudo com aquele tempero que só você sabe preparar. Os cortes de boi vão ganhar muito mais sabor nos seus pratos, e ainda renovar as receitas de sempre na família.

Aprenda também quais são as técnicas de cozinha que vão deixar seus preparos melhores do que nunca!