Costelinha de porco com barbecue igual à de restaurante

A costelinha de porco com molho barbecue é uma das receitas mais tradicionais e queridas da família Nilo. A receita leva poucos ingredientes, que são muito saborosos e saudáveis.

Além da carne suína ser uma ótima opção de alimento em finais de semana, ela pode ser uma ótima opção para o dia a dia. O sabor da carne, aliado aos benefícios e à variedade que esse corte traz aos pratos, garante mais equilíbrio ao cardápio semanal de qualquer família.

Quer aprender a fazer esse prato delicioso e conhecer as vantagens de incluir a receita de costelinha de porco no cardápio da semana? Vem com a gente!

Receita-de-costelinha-de-porco-com-barbecue

Conheça os benefícios de consumir carne de porco no dia a dia

Ao contrário do que muita gente pensa e comenta, a carne suína é muito saudável. Além de contar com diversas inovações nos criadouros de porcos, nos últimos anos, esse corte vem ganhando cada vez mais qualidade e prestígio no mundo das carnes.

Alguns cortes suínos são mais magros do que muitas carnes bovinas consagradas. Por exemplo, o lombo de porco tem em média 8,8 gramas de gordura, contra as 14,7 gramas de uma picanha. Portanto, se você busca uma alimentação mais saudável e balanceada, inclua pratos com carne suína nas receitas da semana.

Os cortes suínos ainda são muito ricos em proteínas, nutrientes e vitaminas – tudo o que o seu organismo precisa para funcionar bem e em equilíbrio. Por exemplo, a carne suína tem bastante aminoácidos, que fortalecem o sistema imunológico.

Além desses benefícios, esse tipo de carne concentra muita vitamina B1, que auxilia o funcionamento do sistema nervoso e ainda melhora o apetite.

Saiba os melhores modos de preparar a carne suína

Receita-de-costelinha-de-porco-com-barbecue

Quando falamos especificamente da costelinha de porco, o teor de gordura desse corte é maior. Porém, a gordura é essencial para lubrificar a carne e dar o sabor e a maciez característicos do prato. O preparo assado conta pontos para a saúde, já que pratos fritos são muitomais prejudiciais ao organismo.

Além de assado, os melhores modos de preparar a carne de porco são: cozido ou grelhado. Esses preparos garantem a melhor qualidade e sabor ao corte. Além disso, a carne suína sempre deve ser bem-passada, para eliminar a possibilidade de se contrair doenças, como a cisticercose, que atinge o sistema nervoso.

Veja a receita de costelinha de porco com barbecue

Não é preciso ir aos restaurantes mais concorridos da cidade e ter que ficar na fila de espera para saborear uma costelinha de porco com molho barbecue.

Aprenda a fazer esse prato surpreendente em casa!

Ingredientes

  • 1 kg de costelinha de porco inteira (sem tempero);
  • 1 colher (sobremesa) de molho de pimenta;
  • meia xícara (chá) de açúcar mascavo;
  • meia xícara (chá) de vinagre branco;
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês;
  • 2 colheres (sopa) de óleo de soja;
  • meia xícara (chá) de água;
  • 1 xícara (chá) de ketchup;
  • pimenta do reino a gosto;
  • meia cebola picada;
  • 2 folhas de louro;
  • sal a gosto;
  • 1 limão.

Modo de preparo

Coloque a costelinha em uma forma ou travessa de vidro, corte o limão e esprema-o na carne. Depois, tempere com o sal a gosto nos dois lados da carne. Cubra a costela com papel alumínio, coloque-a na geladeira e deixe-a descansar no tempero por até 30 minutos.

Depois de curtida no tempero, leve a costela ao forno a 200 ºC e deixe por até 45 minutos. Enquanto a carne assa, você fará o saboroso molho barbecue que deixará esse prato irresistível.

Pegue uma panela pequena e coloque o óleo de soja e a cebola. Leve-a ao fogo médio e deixa a cebola dourar um pouco. Em seguida, acrescente o açúcar mascavo e o vinagre, mexendo com uma colher de pau até tudo se dissolver.

Depois, adicione o molho inglês, as folhas de louro, o ketchup, o molho de pimenta, água e um pouco de sal. Mexa tudo com a colher até que esse caldo engrosse e fique homogêneo. Feito isso, desligue o fogo.

Agora, você tem duas opções para finalizar o prato: retirar a costelinha de porco do forno, regá-la com o barbecue e levar de volta ao forno por mais 10 minutos. Ou então, retirar a carne do forno e colocar o molho diretamente em seu prato para degustar a costelinha de porco.

Se você gosta de um sabor mais rústico, a primeira opção dará conta de seu paladar. Já quem aprecia passar o molho em cada fatia de carne, em seu próprio prato, opte pela segunda alternativa.

Receita-de-costelinha-de-porco-com-barbecue

Pronto! Viu como esse prato é super prático? O acompanhamento ideal para ele é o arroz branco e batatas assadas ou fritas! A receita de costelinha de porco é uma ótima opção para colocar mais saúde no seu cardápio, com um sabor tradicional e que funciona sempre.

Faça esse prato em casa e comente aqui abaixo como ele ficou! Queremos saber como você se saiu com essa dica de prato!