Conheça 5 utensílios para cozinhar mais rápido

Fazer comida em casa pode ser uma solução saudável e barata para quem deseja economizar no dia a dia, mas cozinhar mais rápido também é uma necessidade nos dias de hoje, já que temos tanto para fazer. Existem alguns utensílios de cozinha que podem ajudar nesse processo.

Cozinhar mais rápido é uma oportunidade de tomar conta da nossa família de um jeito gostoso sem comprometer o ritmo do dia de trabalho. Abaixo, nós explicamos como os utensílios de cozinha certos podem te ajudar.

Vem por a mão na massa!

Casal cozinhando junto.

Como escolher seus utensílios de cozinha

Antes de começarmos com a lista em si, vale algumas dicas específicas sobre a escolha dos utensílios de cozinha. É comum querer economizar dinheiro na compra dessas ferramentas, já que elas são ofertadas com uma grande variedade de preço.

Na hora de escolher, tenha certeza de estar comprando algo que não vá quebrar com facilidade e que resista ao uso. Quando você estiver se preparando para cozinhar mais rápido, a última coisa que vai querer é ter um utensílio de cozinha quebrado ou com algum problema no meio do processo, né?.

Conjunto de facas

Pode parecer óbvio, mas ter um conjunto com várias facas diferentes é muito importante para cozinhar mais rápido.

Um conjunto de facas é um utensílio de cozinha que ajuda a cozinhar mais rápido.

Imagine, por exemplo, a seguinte situação pela qual você com toda certeza já passou: desossar um pedaço de carne usando uma faca larga ou uma faca de serra. Seria muito mais prático se você tivesse a ferramenta correta, não é? Até mesmo os cortes mais básicos do dia a dia são mais eficientes quando você tem a faca certa, com o fio em dia, para cada procedimento.

Existem conjuntos de facas de cozinha de vários preços e materiais. Na relação de custo-benefício, as melhores costumam ser as de aço inox, já que duram muito e não perdem o corte o tempo todo.

Descascador de legumes

Você deve estar pensando que para descascar legumes já é fácil usar a boa e velha faquinha de cozinha. No entanto, para conseguir um resultado mais rápido, é melhor investir em um utensílio mais prático, como um descascador de legumes.

Existem vários tipos de descascadores, desde os elétricos, que fazem a maior parte do serviço porém com menos precisão, até os manuais, que são muito práticos e bem pensados.

Comprar um descascador de legumes pode ajudar muito na hora de cozinhar mais rápido, pois evita que você perca tempo demais com uma tarefa só e ainda te deixa concentrar no que realmente importa.

Medidores

O medidor pode ser facilmente substituído por xícaras, colheres, copos e outros utensílios, principalmente quando você já tem uma noção da medida desses recipientes.

Entretanto, ter um medidor entre os seus utensílios de cozinha ajuda muito a cozinhar mais rápido, já que eles indicam com precisão as quantidades adequadas para cada receita, e ainda te dispensam da missão de se preocupar se colocou a medida certa ou de tentar acertar a dose correta “no olho”.

Existem vários formatos de medidor para você escolher, mas os mais recomendados e acessíveis são os copos de plástico com gradação.

Pilão

Nunca subestime a utilidade do pilão, utensílio que está longe de ser ultrapassado. Seja para amassar alho, seja para moer grãos ou pimentas, ter essa ferramenta à sua disposição vai agilizar muito a sua vida na hora de fazer pratos deliciosos.

Muita gente compra o alho já picado, mas o alho fresco dá um sabor muito melhor para a comida. Ter um pilão te poupa do esforço de ter que picar os dentes de alho e ainda faz você cozinhar mais rápido.

Tábuas

Ter uma tábua de corte é algo bem básico, mas ter uma tábua específica para cortar carnes, outra para legumes e outra para pães e queijos pode ser uma forma interessante de se organizar na cozinha.

Uma tábua de corte, que ajuda a cortar os ingredientes e cozinhar mais rápido.

Ter um conjunto de tábuas ajuda na hora de cozinhar mais rápido porque evita que você interrompa o processo para lavar sua única tábua a cada uso, caso não queira misturar o gosto dos alimentos, e ajuda também a fazer o processo de corte mais rápido sem medo das facas perderem o fio.

Nesse caso, o ideal é ter tábuas de vidro para carnes e legumes, já que elas permitem usar as facas de forma mais ágil sem o risco delas perderem o fio, e uma de madeira para os queijos e pães.

Se organizar para cozinhar mais rápido

Os utensílios de cozinha são importantes para cozinhar mais rápido, mas não são a única forma de acelerar o preparo das refeições.

Ingredientes de receita separados: a organização da cozinha é muito importante para cozinhar mais rápido.

Se você realizar o mise en place (termo em francês que significa “pôr no lugar”) antes de começar a preparar sua refeição, ou seja, se você separar anteriormente os ingredientes e utensílios que irá precisar, você vai ver que tudo vai sair bem mais rápido e seu processo irá se agilizar.

Para receber mais algumas dicas para cozinhar mais rápido, dá uma olhada também no nosso artigo com receitas práticas para fazer em menos de 20 minutos!