Dica para o inverno: fondue salgado!

Uma ótima pedida para curtir esse tempo friozinho é aproveitar o melhor que a culinária pode oferecer. Para combinar com o clima, a dica é reunir os amigos e saborear um delicioso fondue salgado!

fondue-3

É prático de fazer e muito gostoso! Confiram a receita com 3 molhos para acompanhar:

Ingredientes:

Molho de queijo Roquefort

– ½ copo de vinho branco seco

– 1 pitada de pimenta do reino

– 2 colheres de óleo de girassol

– 1 fatia grande de queijo Roquefort picado

– 250 ml de creme de leite

– 1 cebola picada em tiras ao meio

Maionese com curry

– 2 colheres (sobremesa) de mel

– óleo de girassol suficiente para a maionese ficar firme

– 1 gema de ovo

– maionese preparada anteriormente

– 2 colheres (café) de mostarda (de preferência francesa)

– 1 pitada de flor de sal

– 1 colher (sopa) de dill

– 1 colher (chá) cheia de pó de curry

Molho béarnaise

– 2 gemas de ovos

– 3 gotas de limão

– 200 ml de vinho branco seco

– 1 cebola picada

– 3 conchas de manteiga clarificada

– 200 ml de vinagre

– 1 ramo pequeno de tomilho

– 1 pitada de pimenta-do-reino

– 1 pitada de sal

– 2 ramos de estragão

Fondue de carne:

– 1 kg de filé mignon cortado em cubos

– 3 dentes de alho

– 2 xícaras de óleo

– 1 folha de louro

– 1 ramo de alecrim

– 1 ramo de tomilho fresco

Modo de preparo:

Maionese com curry:

– Separe uma tigela e coloque a gema de ovo. Misture a mostarda e coloque sem parar de mexer o óleo. Lembre-se que quanto maior a quantidade de óleo, maior será a consistência. Adicione a maionese, o mel e o pó de curry até ficar homogêneo. Acrescente o dill, a pitada de flor de sal e misture novamente. Guarde na geladeira.

Molho de queijo Roquefort

– Frite a cebola no óleo quente, adicione o vinho branco seco e o queijo Roquefort e misture até começar a derreter. Para ajudar a diluir acrescente o creme de leite e, depois, a pimenta do reino. Deixe em fogo alto para engrossar o molho. Deixe esfriar, pois o ideal é servi-lo frio.

Molho béamaise

– Acrescente em uma frigideira 250ml de vinho branco e 250ml de vinagre e deixe ferver. Coloque a cebola picada, a pimenta do reino, um ramo de estragão e o tomilho. Misture com uma colher de pau e deixe fervendo. Use um amassador para espremer o “suco” dos vegetais e coe em outra tigela. Pegue esse “suco” e coloque na frigideira, misturando com as gemas de ovos, mas mexa junto com o conteúdo do suco, porque a gema não pode ser cozida. Adicione a manteiga clarificada (*) e mexa bem até endurecer. Coloque mais um pouquinho de pimenta do reino, um ramo de estragão picado e uma pitada de sal e misture com a colher de pau. Para finalizar, acrescente três gotinhas de limão.

*Manteiga clarificada: derreta a manteiga na panela em fogo baixo até formar uma espécie de creme branco por cima. Irá separar o sólido do líquido. Retire a parte branca de cima, a de baixo é a manteiga clarificada.

Para preparar o fondue de carne:

– Em uma frigideira, acrescente o óleo, o alecrim, tomilho, louro e o alho. Deixe ferver por alguns minutos, mas não o suficiente para frita-los porque senão irá amargar o óleo. Retire os ingredientes e deixe apenas o óleo aquecendo. Em um recipiente para fondue aceso, coloque o óleo que já vai estar muito quente e mergulhe o cubinho de carne que está espetado no garfinho.

Prepare a mesa com os três molhos prontos e quando a carne estiver dourada, é só servi-la com o molho de sua preferência.

Bom apetite!