Dietas low carb e low fat funcionam? Qual das duas escolher?

Fazer dieta é um hábito cada vez mais comum entre as pessoas, não só entre aqueles que procuram estar em forma, mas também para quem busca uma vida mais saudável. Se você faz parte de um desses grupos, com certeza já deve ter lido sobre a dieta low carb e a dieta low fat, que dividem os debates nas redes sociais e sites especializados sobre qual é a mais eficiente.

Mas você sabe a diferença entre as duas e qual é a melhor para o seu organismo? Fazer dieta vai muito além de simplesmente deixar de comer alguns alimentos: é importante saber se o que você está comendo é o ideal para ter bons resultados e se faz bem à saúde.

Pensando nisso, vamos saber mais sobre as dietas do momento?

dieta low carb: mulher medindo a cintura para dieta

Dieta low carb

Segundo o portal Boa Forma, a dieta low carb foi a mais procurada por brasileiros no Google em 2017 e continua em alta para quem quer perder peso em um curto período de tempo.

O método adotado pela dieta low carb determina que você deve reduzir a ingestão de alimentos com alto teor de carboidratos e açúcar, como pães e massas, priorizando o consumo de proteína animal e gorduras consideradas boas, como as encontradas em carnes magras, aves, peixes, ovos e sementes .

O objetivo da dieta low carb é reduzir o acúmulo de glicose no organismo e diminuir os picos de insulina no sangue, que são causados pelo excesso de alimentos que contém muita glicose e fazem com que você sinta vontade de comer alimentos ricos em carboidratos o tempo todo. A glicose que não é absorvida acaba armazenada pelo organismo na forma de gordura.

Veja abaixo como funciona a estrutura da pirâmide da dieta low carb:

pirâmide low carb

Receita para dieta low carb: picadinho de carne moída na panela de pressão

dieta low carb: picadinho de carne moída na panela de pressão

Não se engane ao achar que só porque a dieta low carb restringe o consumo de carboidrato você não vai encontrar receitas de pratos deliciosos que se encaixem no seu novo plano alimentar. Veja como é fácil preparar esse picadinho de carne moída na panela de pressão:

Ingredientes:

  • 600g de patinho moído;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
  • 1 cebola grande picada;
  • 100g de linguiça calabresa defumada em cubos;
  • 1 sachê de molho de tomate pronto;
  • 1 xícara (chá) de água fervente;
  • 1 abobrinha pequena picada em cubos;
  • 1 cenoura pequena picada em cubos;
  • 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;

Tempere a carne moída com o alho, o sal e a pimenta-do-reino. Se preferir, você pode incrementar ainda mais o tempero com alguns ingredientes naturais, como o alecrim e o orégano, para deixar a carne ainda mais saborosa.

Depois, aqueça o azeite em fogo alto na panela de pressão e frite a cebola. Despeje a carne e refogue por cerca de 10 minutos, até secar toda a água.

Acrescente a linguiça, o molho de tomate e a água fervente. Misture tudo e tampe para cozinhar em fogo médio por 10 minutos até a panela de pressão apitar.

Feito isso, libere a pressão para abrir a panela e leve-a em fogo médio por mais 5 minutos. Coloque a abobrinha picada, a cenoura e a cebolinha, misture tudo com a carne e sirva quentinho!

Dieta low fat

Ao contrário da dieta low carb, a dieta low fat restringe o consumo de carne e outros alimentos de origem animal, como a manteiga, o queijo e até mesmo o leite. Por conta dessa restrição, sua tendência é a redução dos níveis de colesterol.

dieta low carb: macarrão com legumes

Apesar disso, a dieta low fat não é tão eficaz quanto a dieta low carb em relação à perda de peso e de gordura corporal, devido à ingestão de carboidratos que são armazenados no organismo em forma de gordura, também conhecida como “massa gorda”.

Se você optar por fazer uma dieta low fat, veja os melhores alimentos para ingerir durante o seu plano:

  • Frutas;
  • Mel;
  • Suco natural de frutas;
  • Geleia;
  • Verduras;
  • Legumes: batata doce, aipim, inhame;
  • Cereais: arroz, milho, quinoa e aveia;

Dieta low carb x dieta low fat: qual das duas escolher?

Em uma pesquisa realizada pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos, concluiu-se que tanto a dieta low carb quanto a dieta low fat podem levar as pessoas ao emagrecimento. O estudo teve a duração de 1 ano e, para realizá-lo, foram recrutados 609 voluntários com idade entre 18 e 50 anos. Os cardápios eram equilibrados para garantir uma alimentação de qualidade e saudável.

No fim da pesquisa, os integrantes de ambos os grupos perderam em média 6 quilos. Assim como também tiveram pessoas que eliminaram 27 quilos, enquanto outras ganharam de 6,8 a 9 quilos.

Segundo Christopher Gardner, responsável pelo estudo, as pessoas que perderam mais peso nos dois grupos relataram que houve uma mudança na forma que elas enxergavam os alimentos, e que agora elas estavam mais atentas sobre como comiam.

dieta low carb: prato com verduras e carne

Por isso, é muito importante que você conheça o seu corpo e saiba como ele vai reagir à dieta. Antes de escolher se é a dieta low carb ou a dieta low fat que se encaixa melhor com o seu perfil, alinhe seus objetivos com a ajuda de um profissional especialista em emagrecimento.

Independente de qual método que você vai seguir, lembre-se sempre de manter uma alimentação equilibrada e sem exageros, mesmo depois de ter conseguido alcançar os seus resultados.

Como nós dissemos no início do artigo, seguir uma dieta vai muito além de restringir alguns alimentos do seu dia a dia, é preciso ter motivação e controle psicológico para não ser um trabalho em vão!

Gostou desse artigo? Para te dar mais uma mãozinha na dieta, veja esse artigo do Nilo que nós preparamos para te auxiliar na hora de escolher a melhor carne magra para a sua dieta do dia a dia.