Conheça as diferentes formas de cortar carne

Sabia que existem diferentes formas de cortar carne? Cada uma delas tem vantagens e dificuldades para serem preparadas e conhecer todos os jeitos pode ser excelente para variar na hora de preparar o almoço.

Quer saber mais sobre as diferentes formas de cortar carne e como prepará-las? Então vem com a gente!

Todas as diferentes formas de cortar carne

Para entender um pouco melhor a forma como a carne ficará, vamos listar abaixo as diferentes formas de cortar carne. Isso, claro, não significa que você precisa seguir à risca exatamente tudo que está dito abaixo. É muito importante se soltar na cozinha.

Bife

O mais famoso corte de todos é provavelmente o corte em bife. Não que a gente precise descrever, mas para deixar bem claro: um corte fino em um sentido e largo em outro, terminando em uma peça achatada e fina.

O bife é popular pela facilidade de cozinhar: como é fino, fica pronto rápido e é fácil de acertar o ponto da carne. Entretanto, essa simplicidade também acaba resultando na falta de versatilidade.

diferentes formas de cortar carne : bife acebolado

A fritura em frigideira é a forma mais comum de preparar o bife, mas você pode variar fazendo as famosas milanesas e parmegianas.

Outra opção que torna o bife um dos favoritos entre as diferentes formas de cortar carne é fazer a rolê, recheado com legumes e queijo.

Os cortes de carne que ficam melhor em bife são o coxão duro, o coxão mole, o patinho e o filé mignon.

Manta

A manta é, entre as diversas formas de cortar a carne, a melhor para a churrasqueira. Isso porque ela é semelhante ao bife, só que mais grossa, o que garante que tenha mais suco interno.

Para preparar a manta, você deve tomar cuidado com o ponto da carne, pois o exterior assado não quer dizer que o meio da peça não está cru.

diferentes formas de cortar carne: picanha acompanhado de arroz, vinagrete e farofa

Mas nem só de churrasco vive a manta, uma das mais versáteis entre as diferentes formas de cortar carne. Ela pode ir ao forno, à panela de pressão ou mesmo ser frita em deep fry.

As carnes boas em manta são as famosas para churrasco: maminha, picanha e alcatra.

Cubos

O corte em cubos é provavelmente o mais versátil entre as diferentes formas de cortar carne. Embora seja mais comum quando queremos fazer algo na panela de pressão, existem possibilidades quase infinitas.

O cubo, aliás, pode ser de diferentes tamanhos, o que muda a forma de preparo. Cortes menores serão melhores para a frigideira ou para cozinhar em água na panela normal, enquanto formatos maiores ficam melhores no forno e na panela de pressão.

diferentes formas de cortar carne: carne cortada em cubos com legumes

Uma enorme vantagem do cubo sobre qualquer outra das diferentes formas de cortar carne é que fica mais fácil temperar, já que existe mais superfície de contato para absorver o temperinho caseiro que você mais gosta!

Para cortar em cubo, recomendamos o músculo, o acém, o filé mignon e o coxão duro.

Tiras

As tiras podem parecer só um mini-bife, mas está muito longe disso. Na verdade, esse corte apresenta uma mistura das vantagens do corte em cubo com relação ao tempero e à velocidade de preparo do bife.

Uma forma de preparar tiras de carne é o tradicional estrogonofe. Esse também é, entre as diferentes formas de cortar carne, a melhor para incluir num sanduíche, como o tradicional cheesesteak dos americanos.

diferentes formas de cortar carne: carne em tiras com legumes

Para preparar as tiras, você pode usar o coxão duro, o coxão mole, o filé mignon ou o patinho.

Moída

A carne moída também é uma das diferentes formas de cortar carne. Antes da invenção dos moedores, ela era preparada cortando a carne e amassando com a faca até que ficasse em pedaços bem pequenos.

Não precisamos nem indicar como se prepara a carne moída, já que ela está em praticamente tudo, desde molhos de macarrão até no hambúrguer. A criatividade é o limite.

diferentes formas de cortar carne: carne moída com legumes

Para fazer a carne moída, o ideal são cortes com alguma gordura ou com as fibras mais resistentes, como o o acém, o músculo ou o patinho.

Carne desfiada

Não é exatamente um corte, mas é uma forma de separar a carne. Para desfiar, normalmente começamos com ela em cubos e cozinhamos em pressão até ficar bem molinho. Depois, separamos as fibras umas das outras.

Ao desfiar, deixamos as fibras inteiras, o que dá uma textura diferentes da carne moída. Ao mesmo tempo, os usos podem ser semelhantes, aproveitando em sanduíches, molhos e em recheios de legumes, por exemplo.

diferentes formas de cortar carne: carne desfiada com mandioca e cebolinha

As carnes boas para desfiar são normalmente as mesmas que para o corte em cubo, como o coxão mole, o coxão duro, o patinho, o músculo e o filé mignon.

Se você gostou dessa nossa lista de diferentes formas de cortar carne, que tal ler também pelo nosso texto de tipos diferentes de facas?