Guia do Carpaccio: aprenda a preparar um prato requintado

Você conhece o carpaccio? Esse prato feito com carne crua é tradicional, mas ainda assusta muita gente que tem medo de comer e passar mal. Na verdade, não é arriscado: basta saber preparar.

Quer aprender como fazer um carpaccio perfeito e sem riscos pra saúde? Então fica ligado nesse Guia Completo do Carpaccio, com todos os detalhes que você precisa saber sobre o preparo.

Vamos nessa!

O que você precisa saber sobre carpaccio

O carpaccio é um prato de origem italiana, mais especificamente de Veneza, normalmente feito com carne bovina crua, mas algumas vezes adaptado para peixe cru por ser uma fonte de proteína que as pessoas estão mais acostumadas a comer sem cozinhar.

O preparo do carpaccio depende, principalmente, do frescor e qualidade da carne, já que é um prato servido cru. Recomendamos, portanto, conversar com o açougueiro na hora de comprar e avisar a intenção.

Nessa conversa, sempre pergunte qual carne está mais fresca e, se possível, peça que seja aberto um pacote novo para fazer o corte.

O ideal é comprar a carne e já preparar quando chegar em casa. Mas se você precisar guardar, deixe na geladeira em uma prateleira alta. Não congele nem deixe desprotegido.

Com relação ao corte usado: o mais recomendado é o lagarto bovino. É possível comprar peças dessa carne embaladas de forma esterilizada por vários fornecedores, mas você pode querer pedir ao seu açougueiro que limpe a gordura externa da peça.

Receita de carpaccio tradicional

Para preparar o carpaccio você vai precisar de:

  • 1 kg de lagarto bovino;
  • 200 g de mostarda;
  • Azeite;
  • 50 g de mel;
  • 100 g de alcaparras;
  • Queijo parmesão à gosto;
  • Pimenta-do-reino branca e preta à gosto;
  • Sal.

Corte o lagarto em pedaços finos e reserve. Coloque cada pedaço entre a tábua de cortar e um filme plástico e use algo pesado em cima para amassar. Você pode amassar com um livro grosso ou, se preferir, fazer o trabalho com uma colher tomando cuidado para não rasgar as fatias.

Carpaccio de atum

Leve a carne para a geladeira enquanto prepara o molho. O preparo dele é muito simples: misture todos os ingredientes, exceto o queijo e a carne.

Na hora de servir, tire a carne do carpaccio diretamente da geladeira para os pratos. Sirva o molho já na mesa e rale o queijo parmesão sobre o prato até cobrir tudo. Pronto!

Complementando o seu carpaccio

O carpaccio é um prato que permite alterações e versatilidade, já que ele é simplesmente o sinônimo da carne bovina servida crua. Algumas opções de acompanhamentos ou outros ingredientes dão um tom mais refinado ou moderno ao prato.

Carpaccio servido com folhas de manjericão

Por exemplo: uma opção é usar a mostarda dijon para o preparo do molho com mel. Caso você não goste do saber agridoce dessa opção, pode trocar tudo.

Um outro molho que costuma ser servido com o carpaccio é um mistura de maionese, suco de limão siciliano e páprica picante.

Entre os acompanhamentos, a rúcula é uma ótima opção, já que seu gosto forte se mistura à carne. Ela serve ainda para ajudar limpar o paladar.

O queijo parmesão pode ser trocado por outros queijos ricos em gordura, como o gouda ou o peccorino. Se quiser uma opção light, sirva com ricota.

Gostou do nosso Guia do Carpaccio? Então vem conhecer mais algumas das nossas dicas e receitas no nosso blog!