Como incrementar a feijoada

Que tal incrementar a feijoada para receber a família em casa e arrasar no almoço de domingo?

Uma feijoada pode ser da maneira que a gente conhece, com os miúdos do porco, feijão preto, couve e laranja, mas você pode inserir alguns elementos que vão trazer muito mais sabor e sofisticação ao seu prato.

Existem vários ingredientes que você pode inserir para incrementar a sua feijoada, e neste post nós elencamos os principais. Que tal conhecer? Então vamos com a gente!

 

Inove nos temperos

 

Sempre há espaço para criar o seu sabor na cozinha, e incrementar a feijoada diz respeito à exatamente isso. Ao invés de usar sempre os mesmos temperos e seguir à risca a receita da sua família, procure inovar!
incrementar a feijoada
Uma boa técnica é acrescentar o tomilho e o alecrim para incrementar a feijoada. O cheiro verde também é uma ótima pedida, assim como uma boa pitada de pimenta do reino.

Para ter certeza do gosto, deixe a carne dessalgando por 12 horas antes de preparar, e depois vá adicionando cada um dos temperos e experimentando na panela. Temos certeza que vai ficar uma delícia.

 

Não tenha medo dos legumes

 

Você pode incrementar sua feijoada com legumes sem problemas. Muita gente acha estranho colocar um pimentão na feijoada, por exemplo, mas o seu sabor característico e sua leve acidez contribuem para temperar a carne de porco, que se beneficia muito com esse vegetal.

 

incrementar a feijoada 2

 

Para agradar a todos os paladares e ainda trazer um tempero especial a sua feijoada incrementada, você também pode enrolar cinco ou seis folhas de repolho com galhos de alecrim e tomilho, e colocar essa mistura como um extra.

Outra boa idéia é acrescentar mandioca e inhame em cubos bem pequenos, mas tome bastante cuidado: esses tubérculos podem sugar o sal da sua receita e fazer o contrário de incrementar a feijoada: deixá-la sem tempero.

 

Procure incrementar a feijoada com mais carne

 

Para incrementar a feijoada, você pode adicionar mais do que somente miúdos de porco, como é o costume.

 

incrementar a feijoada 3

 

A calabresa combina muito bem com uma feijoada bem caprichada, assim como o bacon e o lombo.

Para quem quer inovar mas não está muito seguro sobre o uso de legumes, essa pode ser uma ótima saída para incrementar a feijoada. Agora, se o receio é torná-la muito gordurosa, faça um caldo à parte com essas carnes com mais gordura e sirva separadamente.

 

Não deixe de fora o rabo e o pé

 

A feijoada deve ser aproveitada na sua totalidade, sendo que cada ingrediente contribui para sua apresentação final: um caldo grosso, bem encorpado e cheio de sabor.

Muita gente acaba deixando de fora o rabo do porco e o pé, talvez por receio da forma de comer, do sabor ou do aspecto. Porém, essas partes do animal contribuem e muito no aspecto final da feijoada, e conversam diretamente com o seu sabor.

O pé possui bastante tutano, por ser uma parte com bastante osso. Esse tutano é responsável por deixar a feijoada mais grossa, com o caldo bem forte. O rabo é cartilaginoso, e portanto age de maneira similar ao pé.

Para incrementar sua feijoada e deixá-la bem encorpada, o melhor é não esquecer desses dois ingredientes fundamentais.

 

Invente moda nos acompanhamentos

 

Incrementar a feijoada também perpassa os acompanhamentos. Tudo bem que aquela couve refogada e a farofa não podem faltar, mas essas receitas já são um pouco lugar comum. Que tal inovar?

 

incrementar a feijoada 4

 

Ótimas receitas podem ser um quibebe de cabotiá, que combina muito bem com a feijoada e dá um toque do cerrado mineiro para a sua receita, uma paçoca de carne de sol, bolinhos de arroz, uma boa polenta e o que mais sua imaginação permitir.

Incrementar a feijoada não é muito difícil, você só precisa deixar a criatividade fluir. Deixando claro, essas são apenas algumas ideias de combinações e harmonizações, mas você pode colocar o que você quiser na feijoada, desde que funcione.

Tem dúvidas do que pode combinar e harmonizar? Fale com a gente no Facebook ! Te atendemos a qualquer hora para te ajudar no preparo das suas refeições!

 

Ah, e se vai comprar os miúdos para a feijoada, você já sabe onde encontrar os melhores cortes, não é? É no Açougue do Nilo!

E se você sentir aquele chamado da gastronomia e quiser inovar durante a receita, não tem problema: liga pra gente que vamos aí na sua casa entregar o que você precisar, ok? É só ligar no 3235-2183 ou no 3236-3403!