Receita de moqueca de tilápia pra família inteira

Fazer um prato diferente é uma deliciosa desculpa para reunir a família e passar um tempo juntos. Uma receita de moqueca de tilápia, por exemplo, é uma ótima forma de fortalecer os laços e encher a barriga.

Para te ajudar a preparar essa deliciosa moqueca de tilápia, vamos dar todas as dicas para fazer uma receita tradicional, do jeitinho que a nossa família ama, e a sua também vai adorar.

Vem pra cá!

Família fazendo refeição juntos

A origem da moqueca de tilápia

A moqueca é um cozido de peixe com raiz na cultura angolana que foi aos poucos ganhando características brasileiras e uma cara diferente em cada região. Ganharam destaque a moqueca capixaba e a baiana.

Já a tilápia não é o nome dado a só um peixe, mas a um grupo de espécies de água doce trazidos da África durante a colonização. Por ser muito adaptável à piscicultura e à água salgada, acabou se tornando uma das carnes brancas mais comuns nos mercados brasileiros.

As características naturais dessa carne, que é uma das mais magras do mercado, fizeram que a moqueca de tilápia acabasse virando uma combinação perfeita de uma receita clássica com um peixe fácil de encontrar.

Moqueca de tilápia

Receita de moqueca de tilápia

Para fazer a receita, você vai precisar de:

  • 1 kg de tilápia;
  • 1 cebola;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 pimentão vermelho;
  • 1 pimentão amarelo;
  • 2 tomates;
  • 2 limões;
  • 100 ml de leite de coco;
  • Coentro à vontade;
  • Pimenta do reino;
  • Sal;
  • Azeite.

Para começar, pique os pimentões e os tomates. Deixe o peixe no suco do limão por 15 minutos.

Tire o peixe do suco de limão e tempere com sal e pimenta do reino à vontade. Refogue numa panela o alho triturado e a cebola picadinha. Depois é só completar com o peixe, o pimentão, o tomate, o coentro, o leite de coco e um pouco de água – mas não muito porque o peixe já solta um tanto.

Deixe a panela tampada por 20 a 30 minutos e pronto!

Acompanhamentos perfeitos para a moqueca

Para completar a sua moqueca de tilápia, o melhor é um arroz bem branquinho. Dá pra servir com o integral, mas o sabor fica melhor se você usar o agulhinha e caprichar no alho.

Outros possíveis complementos para moqueca são o pirão de peixe, a farofa de pequi ou uma pasta de alho.

Arroz branco para acompanhar a moqueca de tilápia

Para preparar a pasta de alho como acompanhamento da moqueca de tilápia, você vai precisar de um pilão. Coloque 10 dentes de olho, duas pimentas malaguetas sem semente, duas colheres de chá de sal e pimenta do reino branca ou preta. Amasse tudo até ficar pastoso e sirva como um tempero para complementar o peixe.

A farofa de pequi é feita com essa fruta que nem sempre é fácil de encontrar, dependendo da região. Comece lavando e batendo os pequis em um liquidificador com azeite e reserve.

Numa frigideira, misture a polpa com farinha de milho numa proporção de dois para um, com mais farinha. Complemente com cúrcuma, castanha de caju moída e sal.

Gostou da nossa receita de moqueca de tilápia? No nosso blog você encontra várias receitas para completar o seu almoço de domingo, como essa de salmão com molho de maracujá.