Receita de macarrão com molho branco, limão e filé mignon

Um bom macarrão combina com tudo, não é? Mas e se a gente te dissesse que é possível combinar macarrão com molho branco e filé mignon?

Filé mignon

Essa receita pode parecer ousada, mas a combinação é perfeita, sendo um prato bastante comum em vários restaurantes gourmet pelo mundo. Aprender a receita de macarrão com molho branco e filé mignon não é difícil, mas para combinar, você precisa acertar em alguns pontos específicos, não só na mão.

E então, vamos com a gente testar a receita de macarrão com molho branco e filé mignon?

 

Limão no macarrão combina?

Não só combina como o resultado, quando bem preparado, é um prato super refrescante e cheio de personalidade.

Quando você dá a primeira garfada já consegue sentir o contraste da acidez do limão com o molho branco, que quebra um pouco do ácido e deixar o prato muito bem temperado.

As raspas do limão siciliano, que por si só possui um sabor bem característico, trazem um apelo estético muito interessante e ainda acabam por firmar ainda mais o sabor no molho. O resultado? Um prato bem divertido e delicioso.

 

O filé mignon

O filé mignon é uma carne nobre, vindo da traseira do boi mas sem muita gordura como as outras carnes.

Filé mignon

 

Sua textura é muito macia e suculenta, sendo que você só precisa tomar cuidado com o seu ponto na hora de preparar: se passar um pouco do au point francês, você corre o risco de sofrer para mastigá-lo, e se ele chegar muito próximo do bem passado, sua suculência – que é um dos seus maiores atrativos – é perdido.

Combinar o filé mignon com o macarrão ao molho branco com limão é uma ótima pedida. Um prato leve e fácil de entender, não há informações demais, e se torna simples apreciar as duas receitas ao mesmo tempo.

 

Receita de macarrão com molho branco e filé mignon

Agora que você já sabe como comer, está na hora de aprender a preparar!

Não há muitos segredos no preparo, já que o molho branco é simples de fazer e o macarrão não precisa de muitos cuidados além do tempo de preparo. O mais difícil pode ser acertar no ponto da carne, mas não tem problema: siga esse link para ver nosso post sobre como atingir todos!

Vamos começar?

filé mignon

 

Você vai precisar de:

  • 500g de espaguete;
  • 3 xícaras de creme de leite;
  • 3 colheres de sopa de manteiga;
  • Suco de 1 limão siciliano;
  • Casca ralada de 1 limão siciliano e meio;
  • 2 colheres de sopa de parmesão ralado;
  • 1 xícara de azeite
  • Sal a gosto (caso julgue necessário)
  • Dois medalhões de filé mignon temperados com sal e pimenta do reino.

 

Para preparar:

Acrescente primeiro o azeite, a manteiga e as raspas de um limão, deixando a da metade para decorar o prato. Refogue bem e, em seguida, adicione o creme de leite e o suco do limão e abaixe o fogo enquanto você prepara o seu macarrão.

Deixe o macarrão no ponto al dente, que é o mais recomendado para comer com molhos suaves e o próprio filé.

Quando o molho estiver pronto, experimente e corrija o sal, mas lembre-se: ele não deve ficar salgado demais, pois isso pode mascarar o toque ácido do limão em contraste com o gosto mais suave e adocicado do vinho branco.

Para deixar a carne au point, prepare-a em uma frigideira bem quente com um fio de azeite. Deixe cada lado por 2 ou três minutos, dependendo do seu fogo. Se você perceber que ele está soltando muito suco, tire e confira o ponto. O interior deve ficar vermelho, e o exterior bem selado.

Com tudo isso pronto, é só misturar o molho ao macarrão e servir com o parmesão por cima e as raspas de limão no prato!

 

Gostou dessa receita? Temos muitas outras aqui no blog! Outra que combina muito com o macarrão com molho branco é o rosbife de lagarto, bem facinho de fazer. Confira o post e bom apetite!