Receita de hamburguer com fritas rústicas

Todo mundo gosta de hamburguer com fritas, não é? E o melhor é que esse é um prato tão simples de fazer que em apenas uma horinha já está tudo pronto. O resultado final é sempre maravilhoso.

Mas o Nilo guarda alguns segredos na preparação do hamburguer com fritas que vão mudar totalmente a cara desse prato tão tradicional. Tudo bem que não tem nada de errado com a receita original, mas ela se beneficia muito de uma repaginada toda sua.

Tudo pode ser gourmet, inclusive o hamburguer com fritas. Vamos com a gente descobrir como adicionar elementos incríveis na sua receita? Então continue a leitura!

 

Hamburguer com fritas: o segredo do Nilo

Fazer um hamburguer com fritas pode parecer ser um prato bem básico, sem muitos segredos, mas o Nilo sabe bem como deixá-lo ainda mais suculento.

 

receita de hamburguer com fritas

 

Antes, algumas recomendações: sempre tente inovar, saia do lugar comum e pense fora da caixa. O processo de temperar a carne vermelha é muito interessante, sendo que você pode adicionar salsa, pimenta do reino, cebola roxa, tomilho e até alecrim para deixá-la ainda mais aromática.

Além dos temperos, os molhos também dão uma vestimenta totalmente diferente ao hamburguer com fritas. O molho vermelho é uma ótima pedida, por incrível que pareça, assim como molhos mais agridoces, como o rosé, inspiração para o Big Mac.

A salada também não precisa ser a básica, com tomate e alface: nessa receita, nós usamos a rúcula e o manjericão como ingredientes principais na salada, o que traz um sabor marcante e uma textura sem igual para o hamburguer com fritas.

Mas sem mais delongas, o segredo do Nilo!

 

Hamburguer blend

O hamburguer blend é aquele que se utiliza de mais de um tipo de carne.

Misturar carnes no hamburguer traz o melhor de dois mundos: às vezes uma é saborosa mas magra, o que pode deixá-la seca na hora de fritar. Ao mesmo tempo, outra pode ser gordurosa demais e cair mal no estômago. Para ajustar o teor de gordura com o sabor, o melhor é misturar.

Bons blends de hamburguer que o Nilo utiliza são:

  • Acém, fraldinha e gordura de peito;
  • Acém, baby beef e gordura de peito;
  • Alcatra com bacon;
  • Alcatra com costela;
  • Lombo suíno com picanha suína bem gorda.

Dentre várias outras. O blend ideal é aquele que você testou e aprovou. Lembre-se do ponto! O ideal é comer o hamburguer com fritas no ponto rosé, sem passar demais e sem tirar antes.

 

Receita: hamburguer leve com fritas rústicas e gorgonzola

Essa receita rende 5 hamburguers de 200g, o que é um tamanho relativamente leve para você saborear tanto a carne quanto os outros ingredientes do hamburguer com fritas.

 

receita de hamburguer com fritas

 

Você irá precisar de:

  • 500g de acém moído;
  • 500g de patinho;
  • 1 ramo de rúcula;
  • 1 tomate;
  • 200g de queijo gorgonzola
  • Molho barbecue;
  • Maionese;
  • Pão de hamburguer
  • 4 batatas grandes

Nós adicionamos o queijo gorgonzola para ajudar no sal, então uma boa idéia seria maneirar um pouco no sal do hamburguer. Para temperá-lo, muita gente gosta de ser simples, com só um salzinho e pimenta do reino.

Como você vai maneirar no sal, capriche nos outros temperos que mencionamos ali em cima!

 

Modo de preparo:

Faça os hamburguers com bastante cuidado, evitando batê-los demais. Eles devem ficar bem grudados, mas você deve tratá-los com bastante carinho. Enquanto vai fazendo o hamburguer, deixe o forno pré aquecendo em 200 graus.

Coloque os seus hamburgueres em uma forma untada com azeite e leve ao forno. Enquanto ele assa, processo que leva cerca de vinte minutos, vá picando as batatas em pedaços um pouco mais grossos e esquentando uma panela de água.

Coloque as batatas na água fervendo e deixe cozinhando por 15 minutos ou até elas amolecerem. Tire os hamburguers do forno e coloque-os para uma fritada rápida em uma panela com um fio de azeite. Cuidado para não deixar queimar!

Com as batatas já moles, coloque-as no forno em uma travessa untada – que pode até ser a mesma dos hamburguers – e deixe por 20 minutos, conferindo até elas estarem no ponto certo, bem douradinhas.

Corte os pães ao meio e coloque-os em uma panela quente com o miolo para baixo, para selá-los. Depois, adicione os outros ingredientes nessa ordem: a maionese no pão, o tomate próximo ao pão, a rúcula após o tomate, o queijo e o hamburguer. Por cima da carne, o molho barbecue.

Sirva em um prato bem decorado e pronto! Sua receita está no ponto para ser saboreada!

 

Gostou dessa receita? Fique de olho que toda sexta feira trazemos muito mais! Até a próxima!