Receita de paleta de cordeiro em cama de batatas

Um corte nobre exige preparo de qualidade, não é mesmo? Ninguém usa picanha para fazer carne de panela! Para saborear um prato com um grande ingrediente como a paleta de cordeiro, é preciso um preparo digno de mestre, como a dessa receita especial do Nilo que vamos te mostrar.

Quem entende de carne sabe que o cordeiro é um excelente proteína, com sabor acentuado e maciez. Para acertar no preparo e fazer um prato digno de um chef gourmet, essa nossa receita de paleta de cordeiro em cama de batatas é perfeita.

Vamos nessa?

Receita de Paleta de Cordeiro em Cama de Batatas

Para preparar, você vai precisar de:

  • Uma paleta de cordeiro de no mínimo 2 kg;
  • 1 kg de batatas descascadas e cortadas em rodelas;
  • Azeite;
  • Alecrim a gosto;
  • 2 limões;
  • Tomilho a gosto;
  • 2 laranjas;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta do reino branca a gosto;
  • 1 xícara de alho amassado;
  • 1 colher de café de açúcar;
  • 1 colher de sopa de shoyu.

Caso tenha dúvidas sobre as quantidades, confira o nosso Guia de Medidas.

Para começar, prepare uma marinada com o suco dos limões e da laranja, o sal, o alecrim, o azeite, todo o shoyu e o alho amassado. Deixe a paleta descansar na mistura de 2 a 4 horas na parte baixa da geladeira.

Enquanto a paleta de cordeiro pega o sabor da marinada, leve as rodelas de batata para o fogo em uma panela com água e sal por 20 minutos. Quando começar a amolecer, desligue. O objetivo aqui não é cozinhar, mas apenas dar uma pré-cozida.

 

Receita de paleta de cordeiro em cama de batatas

Pré-aqueça o forno a 180º graus e comece a montar a assadeira. Coloque as batatas por baixo, formando uma cama, e despeje um pouco de azeite por cima. Polvilhe o alecrim e o tomilho por cima.

Coloque a paleta sobre a cama de batatas. Pegue a marinada e leve ao fogo rapidamente, misturando o açúcar e a pimenta do reino branca moída. Quando começar a reduzir, despeje uma parte desse caldo sobre a paleta e leve ao forno.

O tempo de forno costuma ser de uma hora para ficar no ponto certo, mas você pode deixar mais tempo se preferir a carne mais sequinha.

Acompanhamentos para a receita de paleta de cordeiro

Nenhum prato é completo sem um acompanhamento. Para a receita de paleta de cordeiro em cama de batatas, o interessante é complementar com um purê, uma farofa ou um molho.

O purê ideal para complementar é o de mandioquinha: ele tem um sabor que não vai competir com as batatas da receita de paleta de cordeiro. O ideal é preparar com manteiga ou outra gordura vegetal também para não competir com o azeite do prato principal.

Receita de paleta de cordeiro com batatas e alecrim

Sobre a farofa, dá pra fazer uma versão mais requintada, digna de restaurante gourmet. Nossa dica é a farofa de nozes e castanhas do pará.

Para preparar, siga uma receita semelhante à da farofa de bacon tradicional, mas troque metade da farinha de milho por nozes e castanhas trituradas.

O molho que mais combina com a receita de paleta de cordeiro em cama de batatas é o de hortelã. Para preparar, pique a hortelã bem fina e acrescente limão. Bata com um garfo e vá acrescentando azeite até chegar numa textura de molho.

Gostou da nossa receita de paleta de cordeiro em cama de batatas? Quer conhecer outras semelhantes para os mais diferentes gostos? Então vem visitar o nosso blog!