Receita de Picanha Angus na brasa com molho de cebola

Picanha Angus crua

Você com toda certeza já ouviu falar em picanha Angus. Famoso por ser um dos cortes de carne mais macios e suculentos à venda no mundo, esse corte com fama gourmet está ao seu alcance!

Mas o que diferencia a picanha Angus do corte normal? Se você não sabe, calma! Você não está sozinho. Vamos te explicar tudo e de quebra apresentar uma receita maravilhosa para fazer com esse corte de primeira.

Vamos lá!

Por que a picanha Angus é melhor?

O Brasil é um país com clima muito diferente da Europa, onde a maior parte das raças de gado de corte foram criadas. Para a criação de bovinos no país, diversas alternativas foram testadas.

A raça que melhor se adaptou ao clima brasileiro foram os Nelores, vindos da Índia e adaptados aos pastos mais pobres do país. O problema é que a carne vinda desse gado não tem tanto marmoreio quanto a das raças européias.

O marmoreio é uma das várias características que a carne tem. Uma carne mais marmorizada é aquela que possui mais gordura distribuída entre as fibras, independente da capa de gordura. Assim, o sabor é mais distribuído quando o corte é usado na cozinha.

A imagem mostra a marmorização da picanha Angus.

Na última década, entretanto, diversos produtores começaram a adaptar a raça Angus ao ambiente brasileiro a partir de várias técnicas recém-criadas. Essa raça, de origem europeia, tem uma carne mais marmorizada e macia, o que a torna mais rica.

A picanha, que é um dos cortes mais marmorizados, independente da raça do gado, tem ainda mais qualidade quando é de origem Angus.. Por isso esse é um dos cortes mais saborosos que existem!

Para te ajudar a preparar uma picanha Angus no capricho, preparamos uma receita no especial. Dá uma olhada.

Receita de Picanha Angus na brasa com molho de cebola

Para preparar, você vai precisar de:

  • 1 peça de picanha Angus;
  • Manjerona seca à gosto;
  • Manjericão seco às gosto;
  • Noz moscada moída à gosto;
  • Sal fino à gosto;
  • 1 xícara de cebola picada fina;
  • Meia xícara de vinagre;
  • Meio limão;
  • Salsinha e cebolinha picadas à gosto.

Para começar, pegue a manjerona, o manjericão, a noz moscada, o sal e misture. Depois, passe o tempero resultante ao redor da peça de picanha Angus, especialmente no lado da capa de gordura. Você pode usar outro tempero caseiro de sua preferência se não gostar da nossa sugestão.

Lembre-se de colocar a picanha Angus inteira, sem cortes. Algumas pessoas preferem fazer a peça fatiada, mas isso dificulta na hora de acertar o ponto.

Enquanto a picanha Angus está grelhando na brasa, bata a cebola e o vinagre em um processador de comida ou no liquidificador. Coloque sal aos poucos na mistura e vá batendo até acertar a quantidade.

Foto de uma picanha Angus assada.

Para terminar o molho, adicione o suco do meio limão na mistura e mexa lentamente com uma colher. Quando a picanha Angus estiver suculenta mas cozida por dentro, corte e sirva em pratos. Sirva o molho em uma xícara acompanhando cada prato e despeje a salsinha e a cebolinha sobre o líquido para decorar.

Gostou de aprender sobre picanha Angus e da nossa receita gourmet com o corte? Então que tal dar uma olhada no nosso blog, com muito mais receitas e dicas te esperando?