Receitas de carne assada do mundo todo!

Churrasco é tão bom que é universal. Apesar de estar presente em todo globo, cada país tem suas próprias receitas de carne assada e segue métodos bem diferentes, desde a escolha do corte até o jeito de preparar, passando sempre pelos acompanhamentos.

Que tal conhecer receitas de carne assada de outros países e se inspirar para dar uma variada no seu churrasco brasileiro tradicional? Nós separamos algumas para você conhecer.

Vem conhecer!

Churrasco sendo preparado: todos os países adoram receitas de carne assada.

Diferenças nas receitas de carne assada

Ao contrário do que muita gente pensa, fazer churrasco é muito mais do que simplesmente largar a carne em uma grelha sobre o fogo. Existem muitas coisas que tornam as receitas de carne assada especiais e diferentes entre si.

A primeira delas é a escolha do combustível para o fogo. Existem receitas de carne assada que usam lenha e outras que optam pelo carvão. Depois de escolher entre os dois, ainda é possível diferenciar os preparos entre assar a carne nas labaredas abertas ou na brasa. E, por fim, a quantidade de fumaça tem tudo a ver com o resultado também.

Você também pode diferenciar as receitas de carne assada pela forma de temperar, pelos pontos da carne típicos de cada país e até pela inclinação da grelha.

Vamos descobrir quais as receitas de carne assada são as favoritas de cada país?

Barbecue (Estados Unidos)

Barbecue: hambúrgueres e salsichas também participam das receitas de carne assada.

Os Estados Unidos são fãs do churrasco, cujo ritual parece bastante com o brasileiro: reuniões de família ou amigos em ambientes abertos, com um churrasqueiro experiente no controle do preparo.

Mas as semelhanças param por aí. A carne do barbecue americano é bem diferente das outras receitas de carne assada porque não é tão focada em usar o o fogo das chamas, mas prepara a carne através da defumação.

Por isso as churrasqueiras americanas são, em geral, fechadas e contam com pequenos exaustores. É o calor da fumaça no interior delas que vai preparar os cortes escolhidos. E esses cortes também são bem diferentes dos nossos. Você já deve ter ouvido falar que os americanos gostam de preparar hambúrgueres, e é verdade.

Mas não é só de hambúrgueres que vivem as receitas de carne assada do barbecue. Eles também têm gosto pelo peito bovino, que costumam chamar de brisket. Ele normalmente é preparado em temperaturas baixas por um longo tempo e fica super macio. É servido acompanhado de molho barbecue e milho grelhado.

Shish kebab (Turquia)

Shish kebab: o espeto é tradicional nas receitas de carne assada.

A Turquia também ama receitas de carne assada, e o principal destaque no país é o shish kebab, um espeto grelhado de forma muito semelhante ao preparo brasileiro e lembra o nosso popular espetinho.

Tradicionalmente, as receitas de carne assada que são chamadas de shish kebab levam vegetais entre os pedaços de carne cortados em cubos, especialmente pimentão e cebola, para ajudar no tempero.

A carne do shish kebab pode ser de frango, bovina, de caprinos ou ovinos. Pode ser servido com pão sírio ou pilaf, um prato feito de arroz frito temperado.

Yakiniku (Japão)

Yakiniku: grelhar as carnes sem fumaça é um ótimo método de preparar receitas de carne assada.

Em japonês, yakiniku significa literalmente “carne grelhada”. Basicamente é isso que os japoneses fazem no seu churrasco: grelham a carne em brasas de carvão num procedimento quase sem fumaça.

Os cortes favoritos para as receitas de carne grelhada no japão são os de carne bovina de gado das raças wagyu, famosas internacionalmente por serem criadas em tratamento cinco estrelas que faz a carne ser muito macia. Pedaços grandes e gordurosos são os favoritos para o churrasco japonês.

Além da carne bovina, que pode ser bem cara, os japoneses também gostam de preparar o yakitori (literalmente “carne de frango”), um espeto de peito de frango muito parecido com o brasileiro. Eles também grelham intestinos bovinos e de porco recheados, uma prática muito comum fora do Brasil.

Braai (África do Sul)

Braai: receitas de carnes assadas com sabor forte e gostinho defumado.

Na África do Sul, os afrikaners (descendentes de europeus) estabeleceram a tradição do braai, um churrasco feito com brasas de madeira. A carne é colocada próxima ao fogo prensada entre duas grelhas.

A principal diferença entre o Braai e outras receitas de carne assada é a escolha das proteínas e dos cortes. A carne mais popular é a de javali, seguida pelo frango marinado em limão. Em regiões próximas ao mar, é normal assar lagostas na churrasqueira.

Isso acontece porque os afrikaners tinham que lidar com uma escassez das carnes mais comuns e fazer as proteínas durarem mais. O sabores das carnes usadas no Braai costumam ser mais fortes que os das outras receitas de carne assada.

Grillen (Alemanha)

Grillen: as linguiças e embutidos reinam entre as receitas de carne assada da Alemanha.

Os alemães têm o costume de grelhar salsichões e linguiças no verão, daí o nome do seu churrasco, cuja tradução significa exatamente “grelhar”.

A escolha pelos embutidos como carro chefe do churrasco acontece pela tradição alemã de tratar as carnes dessa forma para se prepararem para o inverno. Por isso, o Grillen pode ser encarado como um evento de comemoração do fim da temporada fria, comendo o que restou das linguiças.

Além de embutidos, na Alemanha também é normal também preparar carne de porco e frango marinadas. As receitas de carne assada alemãs em geral são servidas com pão de centeio, chucrute e mostarda.

Gostou de conhecer mais sobre as receitas de carne assada pelo mundo? Então que tal aprender também sobre um outro tipo de prato que é universal? Conheça os tipos de sanduíche que fazem sucesso em outros países.