Receitas de Mãe para relembrar a infância

Quem não tem pelo menos uma comida preferida que lembra a infância? Principalmente as receitas de mãe, que são campeãs desse sentimento gostoso de nostalgia.

Hoje, preparamos uma lista especial de Dia das Mães c

Receitas de mãe: o famoso estrogonofe de frango

Esse clássico está em todas e não poderia deixar de estar no topo da nossa lista de receitas de mãe também.

O estrogonofe de frango é um daqueles pratos que está presente nas mais diversas ocasiões: aniversários, almoços de domingo e até um jantar mais rápido no meio da semana. Ele é sempre lembrado como uma comida que agrada a todos os gostos e idades. E não é para menos: é maravilhoso!

 

Estrogonofe de frango com arroz e batata palha em um prato branco com uma folhinha de salsinha em cima do arroz.

 

 

Aqui vai uma receitinha rápida de estrogonofe de frango para você fazer em casa e matar a saudade de uma das receitas de mãe:

Em uma panela a fogo médio, esquente o óleo e dissolva o caldo de galinha. Despeje 1kg de peito de frango picado em cubos na panela e mexa bem até cozinhar por aproximadamente 10 minutos.

Acrescente molho de tomate, ketchup, mostarda e champignon a gosto. Mantenha em fogo baixo e coloque o creme de leite em seguida, mexendo bem até formar um creme homogêneo.

Sirva acompanhado de um arroz branco soltinho e batata palha. Fica uma delícia!

Veja também como fazer estrogonofe de carne bovina utilizando coxão mole.

Carne assada no forno

Recipiente branco com peça de carne assada com molho em cima e batatas inglesas ao redor.

Carne assada no forno é sinônimo de casa cheia para o almoço de domingo! Além dessa receita de mãe ser muito prática, ela pode ser servida de várias formas, como a carne assada recheada, que é deliciosa e ainda dá uma super incrementada no prato principal.

Quando acompanhada de arroz branco e farofa de banana com bacon, fica ainda mais difícil resistir à essa receita. Mas chega de ficar só na vontade: veja como preparar e anote para fazer no próximo fim de semana com a sua mãe!

Maminha com sal grosso assada no forno

Aqueça o forno por aproximadamente 15 minutos antes de colocar a carne para assar. Ao preparar a peça de maminha, faça uma camada de sal grosso em uma assadeira de vidro rasa e coloque a carne em cima, sem nenhum outro tipo de tempero.

Salpique mais um pouco de sal grosso por cima e cubra com papel alumínio. Leve ao forno em temperatura de 220º C por 45 minutos ou até dourar completamente. Feito isso, retire o excesso de sal e fatie para servir.

Nós fizemos um artigo com acompanhamentos perfeitos para as carnes assadas da ceia de Natal. Veja para se inspirar e capriche nos pratos de acompanhamento da maminha assada para o Dia das Mães!

Vaca atolada na panela de pressão

Todo mundo, pelo menos uma vez na infância, com certeza já comeu uma deliciosa carne de panela no estilo vaca atolada feita pela mãe.

Por isso, agora é a hora de aprender e passar essa receita, que é tão tradicional nas famílias brasileiras, para as suas próximas gerações!

Costela cozida no estilo vaca atolada com mandioca e salsinha salpicada em cima.

Anote aí no seu livro de receitas de mãe e veja como fazer uma vaca atolada na panela de pressão:

Esquente o óleo em fogo alto em uma panela de pressão e coloque 1kg de costela bovina em pedaços. Frite por aproximadamente 15 minutos, mexendo até dourar.

Acrescente os temperos caseiros (alho, cebola e especiarias) junto com o tomate e refogue por 5 minutos. Adicione o caldo de carne dissolvido em água quente, tampe a panela e deixe cozinhar até dar a pressão (cerca de 40 minutos).

Depois de cozinhar a carne, tire toda a pressão da panela e acrescente a mandioca. Deixe cozinhar por mais 20 minutos na pressão, para pegar o gosto da carne. Em seguida, retire do fogo e sirva acompanhada de um arroz branco soltinho!

Frango com quiabo

Frango com quiabo é uma daquelas receitas de mãe que a gente sempre lembra em um dia frio ou chuvoso.

E, mesmo se você não for muito fã de quiabo, ouse experimentar esse prato tipicamente mineiro. Você vai se surpreender com a combinação deliciosa entre o frango e o molho do quiabo sem baba!

Pedaços de frango ao molho de quiabo servido em um prato branco.

Para preparar, ferva um litro de água com suco de um limão e despeje 1kg de quiabo picado para retirar a baba.

Em outra panela, frite o alho em óleo quente e acrescente o frango para dourar. Coloque a cebola, o tempero caseiro a gosto e o extrato de tomate. Feito isso, acrescente um litro de água quente e mais dois tabletes de caldo de galinha para realçar o sabor do frango.

Deixe tudo cozinhando por 15 minutos e coloque os quiabos e o cheiro verde em cima. Sirva com arroz branco acompanhado de angu de milho caseiro para deixar o prato ainda mais saboroso!

E aí, o que você achou das nossas dicas de receitas de mãe? Conseguiu identificar o gostinho da sua infância em alguma delas?

E por falar em receitas de mãe, não deixe de ver também essa receita espetacular de rosbife da mãe do Zeca Camargo no blog do Nilo!