Receitas para a semana: o que eu faço no dia a dia?

receitas para a semana: calendáriodo fica muito mais fácil quando você segue um planejamento nas receitas para a semana. Você cozinha mais rápido e ainda consegue criar verdadeiras maravilhas na cozinha sem gastar todo o tempo que pratos mais elaborados costumam gastar. O segredo é só esse: se preparar antes.

Seguir um planejamento nas receitas para a semana é fundamental para manter a organização e a praticidade das refeições no dia a dia. Afinal, fica bem mais fácil preparar as receitas quando você possui todos os ingredientes em casa.

Pensando nisso, nós fizemos uma lista com receitas para a semana toda que vai facilitar a sua vida na cozinha e te ajudar a preparar pratos rápidos e muito saborosos. Vamos conferir?

Um casal cozinha junto. A mulher prepara a comida no fogão, o homem corta ingredientes na tábua.

Segunda-feira: picadinho de carne acebolado com legumes

 Picadinho de carne em molho com brócoli e cenoura.

É normal sair da dieta no fim de semana, mas nós sabemos que na segunda-feira todo mundo tenta recuperar o prejuízo, não é?

Sendo assim, que tal começar as suas receitas para a semana com um picadinho de carne acebolado com legumes para o almoço?

Para fazer essa receita, você vai precisar de:

  • 500g de patinho cortado em fatias;
  • 3 batatas médias cortadas em pedaços;
  • 2 cenouras cortadas;
  • 2 cebolas cortadas em rodelas;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • 1 colher (chá) de alho picado;
  • Sal e tempero caseiro a gosto.

Refogue a carne picada com o alho e o azeite bem quente. Acrescente a cebola para fritar junto com a carne e mexa bem até ficar dourada.

Em outra panela, coloque os legumes para cozinhar. Quando estiverem ao dente, despeje-os na carne, coloque os temperos e misture bem. Sirva acompanhado de uma salada de folhas verdes. Sua refeição ficará super equilibrada e cheia de sabor!

Terça-feira: almôndegas ao molho

Almôndegas em molho de tomate bem grosso, com folhas picadas por cima.

Outra opção que deve ser incluída nas suas receitas para a semana são as almôndegas ao molho. Além de ficarem super suculentas, elas também são as preferidas de quem quer aliar sabor e rapidez no preparo.

No Açougue do Nilo você encontra almôndegas artesanais fresquinhas e já temperadas para simplificar ainda mais o seu preparo, mas caso você prefira fazer em casa, utilize o patinho moído.

Para o preparo, você vai precisar de:

  • 1 kg de patinho moído;
  • 1 cebola pequena cortada em pedaços bem pequenos;
  • 1 dente de alho bem picado;
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 1 ovo;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • Óleo para fritar;
  • Sal e tempero caseiro a gosto.

Coloque a carne, a cebola, o alho, a farinha de trigo, o ovo e os temperos em um recipiente e misture bem até ficar homogêneo. Enrole as bolinhas de carne com a mão e coloque em uma frigideira com óleo quente para fritar em fogo baixo.

Depois, pegue um sachê de molho de tomate pronto, ½ xícara de água, uma pitada de sal e coloque tudo em outra panela para fazer o molho. Quando estiver pronto, misture a carne com o molho e deixe cozinhar por 15 minutos.

Quer deixar essa receita para a semana ainda mais gostosa? Sirva com arroz branco e feijão carioca ou aproveite para fazer um espaguete ao molho vermelho para acompanhar. Fica uma delícia!

Quarta-feira: picanha suína assada no forno

Picanha suína bem assada, em travessa de madeira com um galho de brócoli ao seu lado.

Picanha bovina no churrasco é uma delícia, mas você já experimentou fazer a peça inteira assada no forno?

Não tem segredo nenhum e não exige muito do seu tempo para o preparo. O único cuidado maior que você precisa ter é para manter a suculência da carne suína, que geralmente costuma ser mais seca que as outras.

Para te ajudar, confira o passo a passo de como preparar a picanha suína assada nesse artigo do Nilo e inove nas receitas para a semana.

Aproveite para servir a carne assada acompanhada de um purê de batatas. Essa combinação é perfeita para deixar o seu almoço de quarta-feira ainda mais completo!

Quinta-feira: farofa com sobras de picanha suína e ovos

Assou a picanha suína e sobraram alguns pedaços? Essas sobras podem virar uma deliciosa farofa com ovos para complementar o seu almoço de quinta-feira.

Para preparar essa receita, faça os ovos mexidos na frigideira e acrescente os pedaços de carne. Deixe no fogo baixo até esquentar a carne e mexa de tempos em tempos para não queimar.

Acrescente a farinha de mandioca à carne e aos ovos e misture bem até formar a farofa. Você pode colocar temperos caseiros e pimenta-do-reino a gosto para realçar ainda mais o sabor!

Sexta-feira: risoto de carne seca

Risoto de carne seca decorado com cheiro verde e 1 tomate cereja cortado em 4

Fim de semana se aproximando e, junto dele, as receitas para a semana começam a ficar mais elaboradas.

O risoto de carne seca é uma ótima opção para fazer no almoço e você vai precisar só de 30 minutinhos na cozinha para o seu preparo!

Para fazer, você vai precisar de:

  • 500g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada;
  • ½ xícara de azeite;
  • 1 cebola média picada;
  • 2 xícaras de arroz arbóreo;
  • 1 xícara de cebolinha;
  • 1 envelope de caldo de carne em pó;
  • ½ litro de água quente;
  • 1 xícara de azeitonas verdes picadas;
  • sal a gosto.

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Coloque a carne seca e deixe em fogo médio por aproximadamente 5 minutos.

Junte o arroz, o caldo de carne e a água quente com a carne e cozinhe tudo até a água quase secar. Desligue o fogo e misture as azeitonas picadas e a cebolinha com o risoto.

O risoto de carne seca não costuma ficar tão cremoso quanto os tradicionais, como o de requeijão. Por isso, se você quiser adicionar queijo muçarela e parmesão para o prato ficar mais cremoso, é uma boa pedida!

Receitas para a semana: o que fazer no fim de semana?

Ao contrário dos outros dias, fica mais difícil fazer um planejamento do que fazer no fim de semana, pois esse é o momento de reunir a família na cozinha e inovar nos pratos.

Vamos te dar uma mãozinha na hora de procurar inspirações do que fazer no almoço. Para o sábado, por exemplo, não tem como errar com uma deliciosa receita de peixe à portuguesa que, além de ser super fácil de fazer, você consegue acompanhar o passo a passo para o preparo nesse artigo!

E para o domingo? Claro que vai ser churrasco! Esse é o momento de chamar os integrantes da família que não puderam comparecer no sábado e juntar os amigos para assar suas carnes preferidas na brasa.

Na hora de escolher os cortes para assar, prefira os que possuem maior suculência, como a picanha bovina. Não deixe de complementar com espetinhos e o famoso pão de alho, que é indispensável para qualquer churrasco!

Carne assada mal passada cortada em pedaços em tábua de madeira.

Se você mora em apartamento e não tem espaço para colocar uma churrasqueira de carvão, não se preocupe. Dá para fazer o churrasco do mesmo jeito; você só vai precisar adaptar o tipo de churrasqueira ao seu apê! Confira alguns modelos super funcionais nesse artigo.