Receitas para os feriados do ano inteiro!

Feriado é sinônimo de ter mais tempo para fazer os seus melhores pratos para o almoço, seja ele em família, a dois ou um churrasco no capricho com os amigos!

Nada de fazer o mesmo de sempre, viu? Aproveite o tempo livre e aposte em receitas para os feriados que vão fazer todos ficarem com água na boca. Preparamos uma lista para te ajudar nessa tarefa e você pode consultar sempre que precisar se planejar para receber os convidados!

 

Todos à mesa: confira receitas para os feriados do ano inteiro!

Confira as opções de receitas para os feriados selecionadas pelo Nilo:

Ano Novo – 1º de janeiro

O primeiro feriado merece uma receita especial. Afinal, começar o ano comendo bem é ter a certeza que será uma nova etapa inesquecível!

É muito comum que as famílias se reúnam com os amigos para celebrar a passagem do ano. Por isso, o ideal é escolher um prato que vá agradar a todos, como o churrasco!

Para deixar essa data ainda mais especial, escolha alguns cortes especiais para assar na brasa. No Açougue do Nilo você encontra os melhores, como picanha angus e prime rib!

Além disso, faça petiscos com castanhas, antepastos e capriche no pão de alho para assar junto com as carnes. Veja nesse artigo como incrementar o pão de alho e deixá-lo ainda mais gostoso!

Páscoa – 21 de abril

O domingo de Páscoa é uma data muito importante e comemorada por grande parte das famílias cristãs brasileiras. Nesse dia, é comum todos se reunirem para um almoço mais elaborado e fazer a troca dos ovos de chocolate.

Aproveite a família toda reunida para preparar um prato bem especial! O salmão ao forno com alcaparras e molho de maracujá pode ser uma ótima opção e está entre uma das receitas para os feriados que são mais queridas, já que é uma tradição fazer pratos com peixes nesta data.

Salmão ao molho de maracujá: inove nas receitas para os feriados!

Embora pareça ser mais refinado, o preparo não tem nenhum segredo e você pode acompanhar a receita completa clicando aqui.

Dia do trabalhador – 1º de maio

Se tem uma data que merece ser lembrada, é o Dia do Trabalhador! Não há nada melhor do que ser reconhecido e tirar um dia de descanso merecido durante a semana, não é mesmo?

Por isso, nós vamos dar duas opções de receitas para os feriados bem deliciosas! As duas serão com picanha suína, porém poderão ser preparadas de formas diferentes. Você escolhe a que mais te agradar. Vamos lá?

Receitas para os feriados: picanha suína para o Dia do Trabalhador.

Picanha suína assada no forno

A picanha suína assada no forno é a primeira opção. Essa receita é mais básica e leva menos tempo, apesar de que você precisa ficar atento para não deixar a carne seca e seguir algumas técnicas antes de colocar para assar.

O ideal é temperar a picanha com sal e deixar marinar no limão com ervas e pimentas para realçar o seu sabor e suculência. Depois, é só colocar em um recipiente e cobrir a carne com papel alumínio, levando ao forno com temperatura de 180ºC e deixando assar por 20 minutos.

Churrasco com picanha suína

Você já deve estar se perguntando se o churrasco não é uma boa opção para o feriado do Dia do Trabalhador. É claro que sim! E ele ficará ainda mais gostoso com a picanha suína!

Ao contrário das carnes bovinas, o ideal é preparar a carne de porco com o sal refinado, que é melhor para ser absorvido, e deixá-la assar em uma grelha que não esteja tão próxima da brasa, para não ocorrer o risco de ficar muito tostada e ter partes mal assadas.

O tempo de preparo é um pouco maior e precisa de bastante atenção, por isso, a nossa dica é que você coloque alguns cortes bovinos mais fáceis de assar na churrasqueira enquanto espera a picanha suína ficar pronta. Veja algumas opções de carnes para churrasco aqui.

Independência do Brasil – 7 de setembro

É fundamental que as receitas para os feriados tenham uma ligação com a data comemorativa. Sendo assim, que tal um prato bem brasileiro para comemorar a Independência do Brasil?

É fato que a feijoada tem origem europeia, mas não há quem resista a uma deliciosa feijoada abrasileirada acompanhada com arroz branco, couve e laranjas picadas em rodelas, não é mesmo? É de dar água na boca!

Receitas para os feriados: Independência do Brasil combina com feijoada!

Mas não vale ter mais feijão do que carne, viu? Capriche na hora de escolher a carne suína e selecione os melhores miúdos para deixá-la ainda mais consistente. Se você quiser deixar a sua feijoada mais básica sem os miúdos, não tem problema!

Para te ajudar na escolha dos melhores ingredientes, veja nesse artigo do Nilo como incrementar a sua feijoada e arrasar no almoço do feriadão!

Natal – 25 de dezembro

Receitas para os feriados: inove na ceia de Natal!

As carnes assadas e recheadas são as protagonistas nas receitas de Natal das famílias brasileiras. Seja bovina, suína, peixes ou aves, elas fazem muito sucesso e são indispensáveis para a ceia.

Nós preparamos uma lista com várias dicas e opções de receitas para os feriados com carnes recheadas. Acompanhe aqui.

Se você quiser fazer um prato mais elaborado para servir com os acompanhamentos para a ceia sem perder a tradição natalina, que tal apostar no rosbife da mãe do Zeca Camargo?

Você já deve ter conferido essa receita no nosso blog e, acredite, ela é totalmente diferente de todas as outras com rosbife: é uma mistura de suculência e sabor sem igual. Se você tiver tempo e paciência para cozinhar, vale muito a pena. Você vai se surpreender com o resultado!

Gostou das nossas dicas de receitas para os feriados? Agora é só colocar em prática! Continue nos acompanhando e confira nossas dicas e receitas para todas as ocasiões!