Saladas completas pra você matar sua fome de saúde

Já pensou em incluir no seu dia a dia algumas saladas completas, que servem como uma refeição, cuidam da sua saúde e ainda dão energia para encarar o dia a dia?

Talvez você não acredite, mas dá pra almoçar ou jantar só salada sem medo de ficar com fome! Inclusive, é provável que se alimentar de salada seja a melhor forma de ficar satisfeito! Separamos algumas receitas de saladas completas para te ajudar a incluir esse hábito no seu dia a dia.

Vem conferir!

Por que incluir as saladas completas no cotidiano?

Para começo de conversa, é prático! A preparação das saladas completas não vai exigir muito tempo, economizando tempo na sua noite anterior ao dia de trabalho e evitando todo aquele tempo que você gastava preparando sua marmita.

Saladas completas.

Além disso, as saladas completas são excelentes para sua saúde, já que elas têm tudo que seu corpo precisa para se sustentar ao longo do dia. Você vai acabar notando que tem mais disposição nos dias em que se alimenta com elas.

O que faz uma salada ser completa?

Para começo de conversa, não basta comer só verduras e legumes. O corpo precisa de proteínas, gordura e carboidratos para aguentar a correria do dia a dia. A questão das saladas completas é justamente incluir tudo que seu corpo pede em uma refeição, mas escolhendo os ingredientes certos para isso.

É muito importante que a salada tenha a proteína da carnes saudáveis para ser considerada completa. Isso não vai tornar o prato menos saudável, pelo contrário, vai permitir que ela sirva sozinha como refeição.

Receitas de saladas completas

Salada Caesar

A mais clássica das saladas completas é a Caesar. Ela recebe esse nome por conta do molho que é normalmente servido junto dela. Para começar, lave uma alface americana e corte um peito de frango sem osso em cubos.

O frango, normalmente, é grelhado sem óleo em uma frigideira. Se você preferir, pode usar um pouco de azeite. Tempere com sal e pimenta do reino. Coloque o frango sobre o alface com parmesão ralado e croutons (pequeno pedaço de pão frito ou assado com azeite) a gosto.

Salada caesar, uma das saladas completas.

Para preparar o molho, bata todos esses ingredientes em um liquidificador: meia xícara de óleo de girassol, meia xícara de azeite, uma gema de ovo, dois dentes de alho amassados, uma colher de sopa de mostarda, duas colheres de sopa de maionese e uma colher de sopa de suco de limão.

Cuidado para não bater o molho demais, ou ele vai pegar consistência de maionese. Depois de pronto, basta colocar na salada e servir.

Salada de Grão de Bico e Frango Desfiado

O frango desfiado é um coringa das saladas completas. Na dúvida sobre qual proteína usar em qualquer salada, faça um peito de frango desfiado e sirva com algum molho azedo.

Nesse caso, para começar, deixe o grão de bico de molho por três horas e depois cozinhe por 20 a 30 minutos. Reserve-o até ficar na temperatura ambiente ou levemente mais gelado.

Refogue o frango desfiado com azeite, cebola, sal e os temperos da sua preferência. Lave bem um pouco de cheiro verde e pimentão. Pique os dois. Misture tudo com o grão de bico resfriado e sirva! Se quiser, pode fazer um molho de mostarda e mel para acompanhar.

Salada com queijo e gergelim.

Lave bem uma alface crespa e reserve. Corte em cubos 300 gramas de queijo minas e dois filés do peixe de sua escolha, que pode ser salmão ou tilápia. Esses peixes, aliás, são excelentes para fazer saladas completas.

Refogue os cubos de peixe. Como alternativa, você também pode preparar como ceviche, deixando o peixe cru, com bastante suco de limão para queimar quimicamente a proteína e ainda dar um gostinho especial.

Salada com frutas e carne: a presença de proteína e gordura é importante para as saladas completas.

Misture tudo com 20 gramas de sementes escuras de gergelim e regue com um molho vinagrete. A receita desse molho é super fácil: misture três colheres de sopa de água, 2 colheres de sopa de vinagre, 1 colher de sopa de azeite e pimenta do reino à gosto.

Salada Forte

Essa é uma daquelas saladas completas para quem gosta de um sabor mais forte. Para começo de conversa, ela usa a rúcula no lugar do alface.

Para acompanhar a rúcula, corte três palmitos em rodelas. Pique também 200 gramas de queijo minas em cubos. No mesmo formato, pique um lombo suíno e refogue. É raro usar carne de porco em saladas, mas esse corte é muito mais saudável do que as pessoas costumam pensar.

Misture os ingredientes e também uma lata de ervilhas em conserva sem a água. Se quiser, pode também misturar manjericão fresco ou salsinha. Tempere com mostarda americana ou holandesa e pronto!

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