Temperos de verão: como deixar a comida gostosa e leve

O tempero é aquele toque final que dá mais sabor para o seu prato. Seja ele leve, picante ou refrescante, o importante é que o resultado final fique de dar água na boca!

No verão é preciso ter um pouco mais de cuidado ao temperar a comida, pois um prato muito picante ou uma carne muito salgada, por exemplo, podem não cair muito bem, já que o calor da pimenta e o excesso de sal podem levar a sintomas de desidratação ou até provocar indigestão.

Pensando nisso, vamos aprender a fazer alguns temperos de verão com o Nilo para deixar a sua comida ainda mais deliciosa e não sofrer com as altas temperaturas? Vem ver com a gente nesse post!

temperos de verão: vários temperos para cozinhar

Como fazer temperos de verão?

Além de dar aquele up nas suas refeições, os temperos de verão são refrescantes e podem ser uma boa pedida para incluir nos seus pratos do ano inteiro, independente da estação, já que são feitos com ingredientes mais naturais e saudáveis que têm tudo a ver com o clima tropical do nosso país.

Quais são eles?

Para substituir o sal

Que tal substituir o sal por temperos de verão que vão dar muito mais sabor e ainda vão deixar a carne mais aromática e com o tempero na medida certa? Algumas ervas como o orégano, o manjericão e o alecrim são ideais para isso, e quando misturadas podem dar um sabor incrível!

Além disso, você pode fazer um tempero caseiro que nós utilizamos muito aqui no Nilo, que é o chimichurri. Ele é muito completo, com vários ingredientes que vão fazer a diferença no resultado final da sua receita!

temperos de verão: tempero chimichurri

Como fazer chimichurri?

Você vai precisar de:

  • ½ maço de salsa fresca bem picada;
  • 2 colheres (sopa) de orégano;
  • 1 xícara de cebolinha bem picada;
  • 2 colheres (sopa) de vinagre;
  • 1 colher (sopa) de suco de limão;
  • ½ xícara de azeite;
  • Sal e pimenta a gosto;

Depois é só juntar todos os ingredientes e misturar bem. O chimichurri é um dos melhores temperos de verão, ele é bem prático e dá para temperar bem todos os tipos de carnes e saladas. Experimente fazer em casa!

Para dar um toque refrescante

temperos de verão: pernil temperado

Comida quente e carregada temperos industrializados não está com nada nesse verão! O que vai tornar os seus pratos deliciosos e super refrescantes é o sabor das frutas cítricas, como o limão e a laranja, que são ótimos para marinar o peixe e deixar a carne de porco mais suculenta.

Experimente também fazer um molho para temperar as suas saladas com o suco do limão, uma pitada de sal e colocar algumas ervas, como o alecrim, manjericão e a hortelã, vai ficar perfeito!

Para quem gosta de pimenta

temperos de verão: pimenta biquinho

Já falamos que a pimenta não é uma das melhores opções de temperos de verão, mas sabemos que os fãs dificilmente abrirão mão dela, independente se está calor ou não.

Se você é uma dessas pessoas, para não deixar a comida muito ardida, recomendamos algumas pimentas mais leves para realçar o sabor da sua comida. Veja as opções:

  • Pimenta biquinho: diferente das outras pimentas, a biquinho não é muito ardida e é usada para realçar o sabor dos pratos. Ela pode ser encontrada fresca ou em conserva para fazer molhos, temperos e até mesmo para ser comida crua junto com as saladas;
  • Pimenta verde: geralmente é encontrada em conserva e pode ser utilizada como um opcional na hora da refeição;
  • Pimenta do reino: é saudável, tem ação antioxidante no organismo e é ideal para temperar carnes vermelhas, brancas, pescados e saladas;
  • Pimenta calabresa: pode ser misturada no chimichurri para fazer um tempero caseiro ainda mais completo e dar aquele gostinho indispensável da pimenta;

Para se livrar da queimação no estômago

Que o alho e a cebola são essenciais na hora de fazer o tempero perfeito, isso nós já sabemos. Mas será que eles são os melhores temperos de verão para os dias de muito calor?

Eles são, sim, muito saborosos, mas podem dar aquela sensação de estômago pesado e queimação. No entanto, para que isso não aconteça, o ideal é você misturá-los a outros temperos de verão para não deixar o sabor do prato muito concentrado somente nessas duas opções clássicas.

Alguns ingredientes naturais como a salsinha, a cebolinha e as folhas de louro podem ser uma ótima opção para temperar carnes junto com o alho e cebola, além de complementar muito bem o sabor das carnes. Aposte nessa dica!

temperos de verão: folhas de louro

Os melhores temperos de verão para carnes

Nós falamos acima de alguns tipos de temperos de verão que são ótimos para utilizar em vários pratos, inclusive em carnes.

Para te ajudar mais um pouquinho, veja abaixo mais uma receitinha caseira do Nilo para usar na hora de preparar suas carnes. Você vai precisar de:

  • 2 kg de cebola picada bem fininha;
  • 6 cabeças de alho;
  • 200 ml de óleo ou azeite;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • ½ maço de cheiro verde (salsinha e cebolinha);
  • 1 pitada de pimenta do reino;

Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador até que a pasta fique bem homogênea. Para conservar bem coloque em um pote de vidro na geladeira. Deixe bem lacrado para não passar cheiro para outros alimentos.

Pronto! Agora que você já aprendeu a fazer temperos de verão para deixar a sua comida ainda mais gostosa e leve, confira nosso artigo com várias opções de saladas deliciosas e completas para dar uma turbinada nas suas refeições!