Conheça os tipos de facas de cozinha para cortar carne

Se você assiste algum reality show de cozinha, provavelmente já viu a enorme variedade de facas de cozinha que existem. Mas você sabe para que elas servem? Não é exagero: cada uma tem sua função.

Para saber quais são os tipos de facas de cozinha para cortar carne e suas diversas utilidades, separamos abaixo uma listinha explicando cada uma e dando detalhes de como usá-las. Assim, você fica mais preparado pra concorrer no Masterchef!

Vamos lá?

Lista de facas de cozinha

Algumas facas de cozinha tem mais de um nome, mas na nossa lista nós usamos o que os profissionais de gastronomia usam também. Desse jeito, se você for procurar uma delas para comprar irá achar com mais facilidade.

Faca do Chefe

 

Foto de uma faca do chefe, uma das facas de cozinha mais versáteis.

 

 

A Faca do Chefe recebe esse nome por ser de uso geral na cozinha e muito utilizada pelos Chefes. Entre suas utilidades está o corte da carne, de legumes e de frutas.

É um excelente investimento para quem quer aprender mais de cozinha, já que cobre a utilidade de várias outras facas.

Ela costuma ter entre 15 e 30 centímetros e uma ponta curvada para poder deslizar na mesa conforme vai cortando.

Faca Santoku

Foto de uma faca sentoku, uma das facas de cozinha de origem oriental que se espalharam pelo mundo.

A Santoku é outra faca de uso genérico, originária da cultura japonesa. Ela é muito parecida com a do Chefe, mas tem sua ponta mais baixa, tornando-a mais eficiente no corte bruto de carnes.

É possível comparar, entre as facas de cozinha para cortar carne, a Santoku com um cutelo de uso genérico. Ela te permite cortar pequenos segmentos de osso ao mesmo tempo que é apta a picar legumes.

Por ter um gume mais reto, é mais indicada para cortar frios, como o presunto e o salame, do que a faca do chefe.

Cutelo Europeu

Foto de um cutelo europeu, uma das facas de cozinha que ficaram famosos nos filmes e desenhos animados.

O cutelo europeu é uma faca bruta famosa pelo peso e grossura. É uma das facas de cozinha para cortar carne capaz de atravessar osso sem problemas, mas raramente tem utilidade fora de cozinhas profissionais e açougues.

Cutelo Chinês

Foto de um cutelo chinês, uma das facas de cozinhas mais úteis para picar legumes e carne.

Mais leve e fino que o Europeu, o Cutelo Chinês é muito útil para picar e triturar legumes e folhas, mas também pode ser útil na hora de cortar a carne em pontos mais mal passados.

Faca para desossar

Foto de uma faca de desossa, uma das melhores facas de cozinha para separar a carne do osso.

Uma faca bem mais pontuda. Entre as facas de cozinha a de desossar é definida pela sua longa curva que permite movimentos de maior precisão.

Apesar de ser especial para a desossa, é muito útil também para filetar frango e peixe quando necessário.

Mezzaluna

Foto de uma mezzaluna, uma das facas de cozinha mais utilizadas na Itália, perfeita para cortar ervas de tempero e triturar carne.
A mezzaluna é um tipo especial de faca utilizada na culinária italiana para cortar ervas e triturar vários ingredientes, inclusive a carne. Ela recebe o nome, que significa literalmente meia-lua, devido ao seu formato curvo e longo.

Facas de Churrasco

Foto de uma faca de churrasco, uma das facas de cozinha mais populares no Brasil.

Existe mais de um tipo de faca para churrasco, mas em geral esse nome se refere a um tipo de Faca do Chefe mais larga, perfeita para cortar a carne já assada.

Entre as facas de cozinha para cortar carne, as de churrasco são as que mais variam de formato. Elas podem ter cabos longos que permitem o corte ainda dentro da churrasqueira, serem lisas ou serrilhadas e até mesmo sem ponta.

As partes das facas de cozinha

Todas as facas de cozinha obedecem uma mesma “anatomia”: elas tem um cabo e uma lâmina, sendo que essa última parte possui uma superfície cortante ou duas, chamada de gume e um extremo chamado de ponta.

A característica que define a diferença entre um tipo e outro são os formatos dessas partes. Isso resulta em facas de cozinha mais leves, mais pesadas, com o centro de gravidade mais no cabo ou mais na lâmina, entre outras variantes.

Na questão do centro de gravidade, por exemplo: se o peso da faca está mais concentrado na lâmina, então ela será capaz de cortes mais “pesados”, mas será menos precisa do que uma cujo peso maior venha do cabo.

Você pode também querer comprar uma Chaira ou uma Pedra de Afiar para manter suas facas de cozinha sempre afiada.
Para utilizá-las corretamente, entretanto, é melhor assistir um tutorial na internet, pois existem truques que evitam estragar a lâmina.

Gostou das nossas dicas para facas de cozinha que são excelentes para cortar carne? Se quiser conhecer mais dicas para impressionar os amigos e a família com seus pratos, que tal dar uma passada no nosso blog para ver se não tiramos mais algumas dúvidas suas?