Quais são os tipos de panela e pra que elas servem?

Existem muitos tipos de panela, com formatos e materiais diferentes. Todas elas foram criadas para cozinhar a partir de diferentes necessidades e por isso é tão importante ter várias na cozinha para cada situação.

Quer conhecer os tipos de panela e descobrir quais pratos ficam mais fáceis de preparar em cada uma delas?

Vamos lá!

Panela de cabo

Panela de cabo: um dos tipos de panela.

A panela de cabo é a mais comum de encontrar nas casas de todo o Brasil. Normalmente feita de alumínio ou de aço inoxidável, elas têm um formato mais reto quando vistas de lado.

Esse é um dos tipos de panela mais indicados para fazer molhos. Seu formato ajuda o líquido do fundo a esquentar mais do que o de cima, o que ajuda a espalhar o sabor de todos os temperos pelo molho.

Pratos para preparar com a panela de cabo:

  • Molho à bolonhesa;
  • Arroz;
  • Ensopados.

Caçarola

Caçarola: um dos vários tipos de panela.

Dos tipos de panela, a caçarola é uma das que tem o nome mais conhecido. Essa panela redondinha com duas alças costuma aparecer nas cozinhas pela sua versatilidade e praticidade.

Dentre todos os tipos de panela, nenhum bate a caçarola na hora de cozinhar guisados, assar carne e preparar pratos úmidos. Seu formato ajuda o calor a se espalhar igualmente.

Pratos para preparar com a caçarola:

  • Assados;
  • Guisados;
  • Ensopados.

Frigideira

Frigideira também é um dos tipos de panela.

A frigideira também é um tipo de panela! Ela também é muito útil e pode servir para preparar comidas secas, pois não tem altura para segurar os líquidos.

Existem muitos tipos de panela que são apenas variações da frigideira, como a omeleteira, a panquequeira e a frigideira de grelhar, que tem linhas elevadas que ajudam a preparar a carne.

Pratos para preparar com frigideira:

  • Omelete;
  • Carne grelhada ou frita;
  • Picadinho.

Panela de pressão

Panela de pressão, um dos tipos de panela mais especializados.

Também entre os tipos de panela mais comuns nas casas brasileiras está a panela de pressão, usada para amaciar legumes e carnes. Ela é perfeita para acelerar o processo de cozimento e é muito útil para fazer caldos.

A panela de pressão é também indispensável para preparar o feijão e a feijoada, dois pratos essenciais da culinária brasileira.

Pratos para preparar com a panela de pressão:

Wok

Wok, um dos tipos de panela orientais.

Dos tipos de panela, a wok é uma das menos conhecidas no Brasil. Ainda assim, ela é muito popular entre os adeptos da alta gastronomia por ser muito útil para preparar vários tipos de comida, principalmente frituras e refogados.

A wok é originária do oriente. É um dos tipos de panela que precisam ser feitos de ferro ou outro material mais grosso para funcionar bem. O formato dela é o de uma frigideira grande e arredondada.

Quando for cozinhar na wok, você vai precisar de um fogo bem forte, como o de um fogareiro.

Pratos para preparar com a wok:

  • Yakissoba;
  • Confits;
  • Carne refogada com legumes.

Sauteuse

Sauteuse, um dos tipos de panela mais comuns

A sauteuse tem um nome chique mas é um dos tipos de panela conhecidos no brasil. É uma frigideira com bordas altas, o que permite colocar líquidos em maior quantidade, como molhos ou óleo para fritura em imersão, ou então fazer pratos que exigem movimentação, como a batata sauté.

A sauteuse é normalmente usada como uma alternativa à frigideira comum com a vantagem de poder mover seu conteúdo sem derrubar. Ela não é tão boa para fazer bifes quanto a versão comum da frigideira, mas é perfeita para fritar carne em cubos.

Pratos para preparar com a sauteuse:

  • Frituras e milanesas;
  • Carne refogada com legumes;
  • Batata frita.

Panela de Pedra ou Barro

Panelas de barro enfileiradas.

Todos os tipos de panela que falamos até aqui se diferenciam no formato, mas é importante falar também do material do qual as panelas são feitas. Além das metálicas, existem as de pedra e barro, que além de tradicionais são muito úteis.

Apesar de serem tipos de panela melhores para usar no forno a lenha, as feitas de pedra ou barro podem também ser usadas no fogão a gás. Elas são ótimas para cozinhar tudo lentamente, principalmente comidas com caldo ou líquido, para não grudar.

Pratos para preparar com as panelas de pedra ou barro:

Outros tipos de panela

Existem muitos e muitos tipos de panela que podem incrementar sua cozinha. Uma delas é a chama Stock Pot, uma panela alta normalmente usada para ferver legumes e carne. Essa panela é muito usada na alta gastronomia.

As bistequeiras, as panelas de molho, espagueteiras, panelas elétricas e as antiaderentes são outros tipos de panela que você pode se interessar em ter, mas não são necessárias já que os modelos normais já costumam desempenhar a mesma função.

Gostou de conhecer os tipos de panela e saber o que fazer com cada uma delas? Então conheça também os tipos de faca!