O dia especial para os pequenos está chegando e nada melhor para uma família unida que passar essa data especial na cozinha, incluindo todo os familiares, em especial os filhos, no preparo de uma refeição especial.
Claro que é preciso tomar cuidados especiais com as crianças na cozinha, mas com as nossas dicas de como cozinhar em equipe e integrar os pequenos todo mundo pode participar.
Vamos cozinhar juntos!
Como divertir as crianças na cozinha
Algumas ferramentas podem ser perigosas para as crianças na cozinha, como facas, forno e fogão. Por isso, a meninada não deve ficar sozinha durante o processo. Ao mesmo tempo, se você fizer tudo e não deixar que eles participem, os pequenos vão ficar frustrados.
O propósito dessa brincadeira de Dia das Crianças na cozinha é despertar o interesse dos pequenos pela culinária. A ideia é dar o protagonismo pra eles e apenas ajudar, ok?
Receitas fáceis para crianças
Omelete
O omelete pode depender nada ou quase nada do uso de facas. Ensine os pequenos a quebrar e bater os ovos e use ingredientes como queijo, ervilhas, azeitonas e outros que já vêm cortados. Nesse ponto, é só o adulto responsável abrir as embalagens.
Depois que os ingredientes estiverem misturados, é hora de temperar e levar para a frigideira. Se a criança não for muito pequena você pode deixá-la colocar o sal e os temperos também.
A parte de fritar o omelete deve ficar com o responsável, por motivos óbvios. Lembre-se de manter o cabo da panela para dentro do fogão para evitar acidentes com as crianças na cozinha.
Pizza caseira
Fazer uma pizza envolve principalmente o processo de montagem, que é fácil e pode ser deixado para os pequenos. Compre uma massa pronta ou faça sua própria com antecedência e chame as crianças na cozinha quando todos os ingredientes estiverem prontos. Você pode escolher fazer mini pizzas para explorar uma variedade maior de sabores.
Explique primeiro o processo: passar o molho de tomate, fazer uma camada de queijo mussarela ralado e então cobrir com ingredientes como presunto, calabresa fatiada, peito de peru, azeitonas e outros, todos já prontos para serem colocados na massa.
Depois que as pizzas estiverem finalizadas, coloque-as no forno e prepare uma outra atividades para as crianças se distraírem enquanto esperam. Marque meia hora no timer e aguarde ficar pronto.
Guacamole
Essa é uma opção interessante para incluir as crianças na cozinha porque não precisa de forno ou fogão. Antes de começar, o ideal é que o adulto responsável pique o tomate e a cebola, tire o caroço do abacate e triture o coentro e o alho. Não recomendamos usar pimenta na receita dessa vez.
Mostre para os pequenos como misturar os ingredientes e deixe que eles se divirtam amassando tudo até o guacamole estar na textura de pasta. Depois, coloque um pouco de sal e deixe que eles finalizem a mistura. Sirva com tortillas sem sabor.
Hambúrguer
Fazer hambúrguer é simples e ajuda a ensinar organização para as crianças na cozinha, já que envolve deixar os ingredientes preparados com antecedência. Como a carne moída não precisa ser cortada, ela pode ser completamente administrada pelos pequenos, então deixe que eles moldem a carne no formato de hambúrguer.
Depois de fritar o hambúrguer e deixar ele esfriar um pouco, dê sequência para a experiência das crianças na cozinha na hora de montar o lanche. O responsável pode deixar os pães cortados, o tomate picado e comprar o queijo fatiado, mas o resto é por conta deles.
Você também pode testar outros sanduíches com as crianças na cozinha, como o de carne louca.
Cookie
Uma sobremesa que é fácil de preparar com as crianças na cozinha e permite que elas façam a maior parte do trabalho é o cookie, que além de tudo agrada o paladar dos pequenos.
Para preparar, misture 125 gramas de manteiga em temperatura ambiente, ¾ de xícara de açúcar refinado e ½ xícara de açúcar mascavo. Coloque uma colher de chá de essência de baunilha e um ovo batido.
Deixe a criança mexer a mistura e vá aos poucos acrescentando duas xícaras de farinha. Quando a massa estiver dando liga (pode demorar um pouco), coloque um colher de chá de fermento e deixe que os pequenos misturem 300 gramas de chocolate picado com as mãos.
As crianças podem moldar a massa em bolinhas pequenas e colocar em uma assadeira untada ou com papel manteiga. Leve ao forno por 15 a 20 minutos em uma temperatura de 250ºC . Retire e espere esfriar para servir.
Uma delícia essas dicas para incluir as crianças na cozinha, não é? Então que tal conhecer nossas lista de receitas que ficam prontas rapidinho e não te atrasam?