Acompanhamentos para a ceia de Natal: o que fazer junto com a carne?

Se você já sabe qual carne servir na ceia de Natal, agora é hora de escolher alguns pratos para servir de acompanhamento, deixando a produção ainda mais completa. Afinal, todo mundo adora uma mesa farta!.

Para saber como fazer os complementos tradicionais da ceia de Natal e também conhecer algumas receitas para dar aquela variada sem perder a tradição, preste atenção nesse artigo!

Vamos por a mão na massa!

Ceia de natal

Acompanhamentos clássicos da ceia de Natal

Os acompanhamentos mais tradicionais da ceia de Natal costumam ser o salpicão, a farofa de bacon, a maionese de batatas e uma salada bem colorida. Mas nada te impede de dar um gostinho regional ao servir um feijão tropeiro, que tal?

O importante é pensar no equilíbrio de sabores. Não adianta servir feijão tropeiro, lentilhas cozidas e caldo de ervilhas na mesma ceia de Natal, fica exagerado. Defina uma direção e busque fazer escolhas complementares.

Com uma ideia melhor do que você quer na sua ceia de Natal, é hora de preparar os pratos!

Farofa

Farofa com uva passa: essencial para a ceia de Natal.

A farofa mais comum de encontrar na ceia de Natal é a de bacon. Para prepará-la, comece dourando 100 gramas de bacon cortado fininho. Depois, acrescente cebola picadinha e deixe refogar.

Adicione aos poucos duas xícaras de farinha de mandioca e vá mexendo até ela ficar bem fritinha. Conforme encorpar, vá acrescentando outros ingredientes da sua preferência, como azeitona, uva passa ou pedaços de castanha. Por fim, tempere com sal e pimenta do reino e tire do fogo antes de queimar.

Salpicão

Salpicão: um clássico da ceia de Natal

O salpicão é um clássico das receitas de ceia de Natal e combina muito como acompanhamento para o pernil.

Comece desfiando cerca de um quilo de peito de frango cozido. Junte a ele quantos desses ingredientes você preferir: uva passa, azeitonas pretas, maçã picada, castanhas, pedaços de queijo. Você pode escolher aqueles gostar mais, mas um é essencial para o sabor do prato: o salsão picado.

Junte na vasilha 2 xícaras de maionese, meia xícara de iogurte natural e manjericão e mexa bem até que tudo fique bem espalhado.

Vá experimentando enquanto adiciona salsinha e sal até ficar do seu gosto.

Maionese de batata

Maionese de batata

Para essa receita, você precisa cozinhar um quilo de batatas e 300 gramas de cenouras. O ponto ideal de cozimento é que elas continuem consistentes mas amoleçam bem. Espere esfriar e depois corte tudo em cubos grandes.

Depois, misture as batatas, as cenouras e um pouco de ervilha fresca ou cozida. Cubra tudo com 2 xícaras de maionese e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Mexa até ficar homogêneo. Decore com cebolinha e sirva na sua ceia de Natal com o peru ou o pernil!

Salada Completinha

Salada completa para acompanhar a ceia de Natal

Para essa receita, vamos fazer uma salada bem completa que, além de complementar a sua ceia de Natal vai deixar sua mesa mais bonita!

A base para qualquer salada são as folhas. Vamos começar com uma alface americana e rúcula. Essas escolhas dão dois tons de verde para a receita. Lave bem e deixe as folhas inteiras.

Por cima, sirva rodelas de cenoura crua, tomate seco e pedaços de queijo gorgonzola ou provolone. Rodelas de pepino também pode ser incluídos, assim como croutons e outros legumes, como vagem e ervilha. Algumas famílias gostam de colocar ovos cozidos.

Para a salada ficar realmente gostosa, você pode optar por fazer um molho, como o rosé ou o caesar..

Arroz de Natal

Arroz branco

O arroz da ceia de Natal segue sendo um dos acompanhamentos mais clássicos para o jantar. Normalmente ele até é alvo de polêmica entre as pessoas que gostam de uva-passa na receita e as que dispensam o tempero típico da época.

Para evitar conflitos na ceia de Natal, nossa recomendação é servir a uva passa separada e deixar cada um colocar no prato de acordo com o próprio gosto. Se quiser incrementar o arroz na preparação, opte por ingredientes menos polêmicos, como cenoura ralada ou as lentilhas, que, segundo a tradição, trazem boa sorte para o ano novo.

Feijão tropeiro

Feijão tropeiro: uma opção para variar a ceia de Natal

O feijão tropeiro é muito simples de fazer. Comece preparando um feijão gordo comum com bacon e calabresa. Depois, acrescente farinha de mandioca, cheiro verde e pimenta do reino e vá cozinhando e mexendo até começar a dar liga. Fica pronto em poucos minutos.

A sua ceia de Natal pode ser muito mais completa, dependendo dos ingredientes e receitas que você usar. Para conhecer mais mais opções para um final de ano delicioso, visite nosso blog e conheça nossas dicas!