Como fazer o melhor espetinho para churrasco

Fazer um bom churrasco é um ótimo momento de reunir a família em volta da mesa e aproveitar as delícias assadas. Mas as vezes, principalmente quando você chama muita gente, é difícil ficar cuidando da carne, virando, fatiando e colocando de volta. É aí que entra o espetinho para churrasco: mais praticidade na hora do churrasco.

O churrasco fica ainda mais gostoso quando você prepara o espetinho por conta própria, dando o seu toque em mini receitas muito saborosas. O melhor de tudo é dar uma graça a mais para os vegetais ao incluí-los e preparar tudo na churrasqueira.

Quer aprender os truques do Nilo para um bom espeto de carne? Então vamos lá!

Porque fazer espetinho para churrasco é diferente de grelhar

A primeira coisa que você precisa saber é que ao fazer um churrasco com espetinho é uma forma de preparo bem diferente da grelha normal.

O espeto feito com apenas um corte de carne e sem complementos já é diferente pelo simples fato de ter a carne cortada. Isso permite o uso de cortes diferentes, incomuns no churrasco. Além disso, os pedaços assim terminam por ficar mais suculentos que o normal.

Mas os espetinho para churrasco brilha mesmo quando você decide inovar. Ao misturar cortes de carne e variedades diferentes, como porco e frango no mesmo palito, você deixará tudo com um sabor diferenciado e que possui mais notas e harmonias diferentes.

A inclusão de temperos e legumes ajuda ainda mais a melhorar o sabor da carne. Com isso, o espeto para churrasco acaba se tornando praticamente um tipo diferente de uso da sua churrasqueira.

Espeto para churrasco com várias carnes

Para começar, que tal um espeto que mistura carne bovina, suína e de frango no mesmo espeto? Para isso, você vai precisar comprar uma peça de alcatra, lombo suíno e peito de frango.

Corte os três tipos de carne em cubos com mais ou menos três centímetros de cada lado. Coloque tudo numa vasilha e tempere com sal fino, uma pitada de cominho, colorau, alho e um fio de óleo.

Misture bem e coloque nos espetos de madeira alternando os tipos de carne. Depois, é só levar para a churrasqueira e assar. O certo é verificar o ponto do lombo, deixando que fique bem passado.

Espetinho para churrasco de carne com bacon

A ideia desse espeto para churrasco é que as gorduras dos três tipos de carne se misturem, deixando tudo com um sabor único. É a mesma ideia por trás do famoso medalhão de frango.

Se você gosta de coração de frango, é muito interessante preparar um espeto alternando essa carne com pedaços de panceta suína. O sabor dos dois cortes se complementa muito bem e a gordura do porco ajuda a não torrar demais o miúdo.

Legumes e queijo no espeto para churrasco

O espeto mais clássico é aquele que leva carne bovina em cubos, pimentão vermelho ou verde e cebola. Os cortes que ficam melhor nesse tipo de espeto são a alcatra e o coxão mole.

Para prepará-lo, basta cortar a carne em cubos e o pimentão e a cebola em quadrados. Tempere com sal, óleo e um pouco de manjerona.

Outros legumes também ficam excelentes nos espetos para churrasco. Um dos nossos favoritos é a abobrinha, que combina muito com espetos de frango.

Uma ideia excelente é cortar a abobrinha em cubos e alternar no espeto com medalhão de frango. Tempere com alecrim e sal.

Espetinho para churrasco de lombo com queijo coalho feito na grelha

Não esqueça também de experimentar fazer espetos de carne e queijo coalho. Os cortes suínos combinam especialmente bem, mas a carne de frango e a bovina também tem suas vantagens.

Dicas na hora de preparar a carne

A preparação da carne para o espeto é diferente da manta. Para começar, o uso de sal grosso deve ser evitado, já que os pedaços pequenos de carne não o absorvem tão bem quanto os cortados em manta.

Você pode escolher praticamente qualquer corte de carne para fazer um espeto para churrasco, diferente de quanto preparando do modo tradicional. Quando o corte escolhido é de segunda, o ideal é amaciá-lo antes de montar.

Para isso, você pode usar sumo de mamão ou abacaxi. Não exagere, pois essas duas frutas tem sabores fortes e que podem ficar na carne. Deixe por pouco apenas alguns minutos antes de montar o espeto para churrasco.

Escolhendo o espeto para churrasco

Existem vários tipos de espeto para churrasco. Para começar, você precisa decidir se vai usar madeira ou aço.

O espeto de aço é reutilizável e normalmente toda casa com uma churrasqueira vai ter pelo menos um deles à disposição. Por serem mais grossos, eles são mais recomendados para preparar pedaços mais grossos ou linguiças.

Se você optar pelos uso da madeira, vai precisar escolher entre os de bambu e os de eucalipto. A diferença costuma ser o peso e a grossura.

Os espetos de bambu, normalmente, não possuem ponta, o que pode te obrigar a abrir cortes no meio dos ingredientes para o preparo. Esses modelos são normalmente recomendados para preparo de kafta.

Os espetos de eucalipto são quase sempre pontudos, o que facilita o uso na carne. Entretanto, eles têm uma chance maior de influenciar o sabor do churrasco do que os de bambu, que são mais neutros.

E aí, gostou das nossas dicas para fazer espetos para churrasco? Então que tal conferir todas as nossas dicas e receitas no nosso blog? Até a próxima!