Receita de carne cozida e frita com alcatra

Receita de carne assada e frita com farofa. A alcatra assada é uma boa opção.

Se você já andou pelos recantos de Minas, já deve ter experimentado uma carne cozida e frita, servida com farinha. Essa delícia mineira é um prato típico do interior, mas a receita é conhecida de algumas pessoas daqui de Uberlândia.

Entre essas pessoas, claro, está o Nilo, que tem uma forma toda especial de fazer a receita, com alguns truques que fazem uma diferença enorme.

Quer aprender? Então vamos lá!

Alcatra cozida: o melhor corte

O corte que mais tradicional para o uso na receita é a alcatra, que quando cozida fica bem macia e soltinha. Depois, na hora de fritar, o sabor só melhora.

Para começar, peça cubos grandes para o Nilo aqui no açougue. Dessa forma, na hora que for pra panela de pressão, a alcatra cozida não vai desfiar sozinha.

Alguns outros cortes também são bons para preparar a carne cozida e frita, mas nenhum vence a alcatra. Você pode optar pelo coxão mole, mas ele pode ficar muito duro depois de frito. Também pode se decidir pelo acém, mas ele não tem a gordura tão bem distribuída quanto a alcatra.

Preparo antecipado: como fazer a melhor alcatra cozida

Com os cubos já cortados em pedaços grandes, você deve preparar a carne para ir para a panela de pressão. A dica do Nilo é deixar a carne algumas horas numa travessa com alho picado, manjericão, pimentão e cheiro verde. Assim, todo o tempero entra na carne e o sabor fica inigualável!

Se você gosta de um sabor azedo, pode até colocar um pouco de limão, mas cuidado porque ele endurece a alcatra cozida. O ideal é colocá-lo depois e comer junto com a farinha.

Receita de carne cozida e frita

Para preparar sua carne cozida e frita, você vai precisar de:

  • 1 kg de alcatra;
  • 4 dentes de alho com casca;
  • 2 dentes de alho picados finos;
  • 2 pimentas vermelhas (dedo de moça ou biquinho);
  • 1 cebola;
  • 2 colheres de sopa de sal;
  • 1 colher de sopa de salsinha;
  • Louro;
  • Manjericão;
  • Óleo de soja.

Se tiver dúvidas quanto às medidas, confira o nosso Guia de Medidas para não errar em nenhuma delas!

Para começar, tire a alcatra do tempero que você usou para marinar e coloque em uma panela de pressão junto com a salsinha, o louro, o sal e os dentes de alho inteiros ainda com casca. Encha de água até passar mais ou menos dois dedos da altura da carne.

Alcatra assada em processo de fritura. A carne assada e frita adquire uma maciez e um sabor mais acentuado.

Feche a panela e leve ao fogo alto. Quando a panela começar a soltar pressão, reduza o fogo e marque meia hora de cozimento.

Enquanto prepara a alcatra cozida, pegue a pimenta de sua escolha e pique em pedaços largos. Coloque em uma panela o óleo de soja, a pimenta e o alho picado. Refogue tudo e desligue o fogo.

Quando der o tempo da alcatra cozida, desligue o fogo e espere a pressão sair da panela naturalmente. Depois, tire os pedaços de carne para um escorredor e espere secar um pouco.

Acenda novamente o fogo da panela com óleo e, quando já tiver aquecido um pouco, coloque os pedaços de alcatra cozida para fritar. Frite até ficar com a superfície levemente tostada.

Se você não gosta de pimenta, pode evitar o uso do ingrediente. Ela é completamente opcional, mas cai muito bem com a tradição mineira!

Uma dica interessante é trocar o óleo da fritura: você pode usar opções ao de soja, como o de milho e o de canola. A nossa dica é fazer com azeite ou com manteiga para que a carne fique com um sabor ainda mais acentuado.

Acompanhamento para a carne cozida e frita: farofa de bacon

Na maioria das casas, a carne cozida e frita é servida junto com uma farinha de mandioca ou de trigo sem nenhum preparo extra.

A alcatra crua, prestes a ser picada para o preparo da carne assada e frita.

Mas o Nilo já acha que a alcatra frita combina ainda mais com uma farinha de bacon

Para fazer é simples. Você vai precisar de:

  • 500g de farinha de mandioca;
  • 1 cebola;
  • Sal à gosto;
  • 4 ovos;
  • 4 colheres de manteiga;
  • Bacon cortado em pedaços finos

Comece picando a cebola em pedaços pequenos.

Coloque numa frigideira a manteiga e frite nela o bacon, que você pode colocar na quantidade que preferir.

Com o bacon já bem frito, coloque a cebola e refogue até dourar. Coloque os ovos e sal e mexa como se fosse fazer ovo mexido.

Acrescente a farinha aos poucos, sempre mexendo para não grudar no fundo. Você também pode temperar com cebolinha, erva doce ou alecrim.

Sirva a sua carne cozida e frita com a farofa de bacon, couve refogada e um arroz carreteiro.

Se preferir, pode servir a carne com arroz branco soltinho e tutu de feijão. O interessante é combinar com algum complemento que ajude a complementar o prato, com uma textura mais esfarelada.

Gosto da nossa receita? Tem muitas outras te esperando no nosso blog. Vem dar uma olhada!