Receita de coxa e sobrecoxa no forno com molho de maionese

Você gosta de frango mas quer dar uma variada? Então que tal fazer coxa e sobrecoxa no forno com maionese?

Assar coxa e sobrecoxa no forno pode resultar em um prato seco, mas com a ajuda da maionese e de alguns temperos, podemos fazer um prato suculento e ao mesmo tempo super prático!

Vamos conhecer a receita do Nilo?

Receita de coxa e sobrecoxa no forno com maionese

Você vai precisar de:

  • 1 kg de coxa e sobrecoxa de frango
  • 1 pote de 250 ml de maionese (pode ser light)
  • 4 batatas grandes
  • Cominho em pó
  • Sal
  • Salsinha
  • 200 gramas de azeitona
  • Óleo de soja

Comece a preparação algumas horas antes, colocando a batata para cozinhar ainda com a casca em uma panela normal. Antes mesmo dela começar a amolecer, desligue o fogo e troque a água para dar um choque térmico nas batatas.

Na hora de realmente cozinhar, comece descascando as batatas, tomando o cuidado para que já estejam frias e não causem queimaduras.

Corte as batatas descascadas em rodelas e coloque no fundo de uma forma refratária de vidro.

Misture a maionese, as azeitonas, o cominho e a salsinha em uma vasilha. Você pode acrescentar outros temperos que forem do seu interesse. Uma excelente escolha por exemplo é o curry, o chimichurri ou o tempero caseiro de sua preferência.

Coxa e Sobrecoxa no forno com maionese

Tenha certeza que o frango está descongelado antes de usá-lo. Passe um pouco de sal e mergulhe os pedaços na maionese com temperos. Misture bem.

Jogue um fio de azeite sobre as batatas e cubra com a coxa e a sobrecoxa. Se sobrar maionese com temperos, pode jogar sobre tudo. Se quiser, pode jogar queijo ralado por cimapara gratinar.

Coloque a coxa e sobrecoxa no forno pré-aquecido em fogo médio e aguarde 40 minutos.

Pronto, agora é só servir.

Bons acompanhamentos para a coxa e sobrecoxa no forno

Se quiser complementar o prato, pense em produtos mais secos que sirvam para balancear a umidade da coxa e sobrecoxa no forno. Uma excelente dica é fazer uma farofa de bacon.

Para fazê-la, corte um pedaço de bacon em pedaços finos e coloque em uma panela sem óleo em fogo baixo. Deixe o bacon fritar e soltar a gordura.

Quando começar a perder a maciez, misture na panela meia cebola picada fininho e refogue. Após dourar, comece a acrescentar farinha de mandioca sem nunca parar de mexer. Acrescente temperos: salsinha, sal e pimenta do reino.

Coxa e Sobrecoxa no forno com maionese

Quando a farinha terminar de dourar, está pronto.

Você também pode servir com tutu de feijão à mineira ou arroz carreteiro.

Para o tutu à mineira, prepare um feijão sem tempero e bata no liquidificador.

Doure uma cebola com bacon numa frigideira e acrescente depois o alho e o feijão batido. Quando o feijão abrir fervura, acrescente farinha de mandioca lentamente sem nunca parar de mexer. Acrescente linguicinha picada e desligue o fogo. Pronto. Pode servir com a coxa e sobrecoxa no forno, para complementar os sabores.

Alternativa à maionese

Se você não gosta ou procura evitar a maionese, existem alguns outros produtos que podem ter o mesmo efeito. O principal deles é o requeijão, que também protege a umidade da coxa e sobrecoxa no forno.

Também pode fazer uso de uma maionese caseira com sabores e ingredientes variados. A opção é sua e dá pra fazer até sem ovo.

Outra opção, talvez mais saudável, é fazer uso de um creme de ricota. Para isso, misture um pouco de leite para aumentar a cremosidade do produto.

Gosto das nossas dicas para preparar a coxa e sobrecoxa no forno com maionese? Então que tal passar no nosso blog, onde você acha outras receitas e vários truques de cozinha?