Como preparar as 3 receitas de Natal mais conhecidas?

Tá chegando aquela época das festas de fim de ano e você quer estar afiado com as melhores receitas de Natal para preparar para a sua família, certo?

Mas sempre fica aquela dúvida: quais receitas de Natal preparar? Quais são mais práticas? Como fazer os acompanhamentos? Como fazer uma mesa bem farta de tradições natalinas?

Calma, a gente ajuda!

Mesa posta e decorada, pronta para receber as receitas de Natal.

Receitas de Natal: mais simples do que parecem

As receitas de Natal são dominadas principalmente por três carnes que costumam ser o prato principal da ceia. A primeira delas é o tender, a segunda é o peru (ou chester) e a última é o pernil.

Independente da base escolhida, essas receitas de Natal não têm grandes segredos que você precisa saber para acertar. Pelo contrário: é tudo na base da atenção com o forno e foco na cozinha. Se quiser saber mais detalhes sobre como fazer cada um dos pratos, nós separamos as receitas abaixo:

Receita de tender

Um tender bem cozido: as receitas de Natal costumam associar a carne salgada de porco com temperos adocicados.

O tender é um tipo de presunto, mas feito com carne de pernil conservado por defumação.

O tender vem desossado e envolvido em uma capa de carne mais dura, protegida pela defumação pré-cozimento. Por isso, ele pode passar pelo forno sem perder muito da sua umidade.

Tradicionalmente, as receitas de Natal com tender aproveitam o sabor mais salgado da carne do porco e fazem um contraste com ingredientes doces para acompanhar.

Como preparar a receita de tender?

Para preparar um tender natalino com sabor agridoce, você vai precisar de:

  • 1 tender bolinha;
  • 1 xícara de mel;
  • 1 xícara de mostarda;
  • Cravo a gosto.

Comece misturando o mel e a mostarda para preparar o caldo. Usando uma faca, faça um padrão quadriculado de cortes na superfície do tender e coloque os cravos ao longo dos cortes da forma que achar melhor.

Depois, lambuze o tender com o molho de mostarda e mel e leve ao forno até que o caldo endureça e fique dourado. Pronto, pode servir!

Para acompanhar o tender, a melhor pedida é uma farofa de bacon salgadinha que vai ajudar no contraste entre o sabor salgado da carne e o doce do molho. Além disso, você pode também enfeitar o tender com algumas frutas, como abacaxi, cereja e uvas.

Receita de peru

Peru assado no forno: a mais simbólica das receitas de Natal.

O peru é uma ave típica da América do Norte. Como um possível substituto, os frigoríficos brasileiros desenvolveram espécies de frango com mais peito do que o normal, como é o caso do chester.

Entre as receitas de Natal, o peru é aquela que costuma ser mais simbólica. Tradicionalmente, o prato é feito no forno e basicamente consiste da carne.

Vamos nos referir às receitas de Natal falando do peru nesse momento, mas você pode usar um frango normal ou o chester para a mesma receita, só preste atenção nas diferenças de umidade, tempo de forno e outras questões.

Como preparar a receita de peru?

Você vai precisar de:

  • 1 peru de 4 kg;
  • 2 cebolas grandes cortadas em pedaços;
  • ½ colher de sopa de molho de pimenta;
  • 1 colher de sopa de mostarda dijon;
  • 2 xícara de manteiga derretida;
  • Alho a gosto.

Bata tudo no liquidificador menos metade da manteiga derretida e o peru. Depois, coloque a ave numa forma grande refratária sem untar e recheie com farofa se quiser.

Tire a pele do peru e faça furos com um garfo por toda a superfície. Jogue o resto da manteiga derretida por cima da ave ou use um injetor, se tiver, para aplicar também dentro dos furos.

Depois, passe a mistura do liquidificador na superfície do peru, cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno por três horas tomando cuidado para não secar demais.

Sirva com arroz temperado, salpicão e maionese.

Receita de pernil

Pernil com batatas

O pernil é tradicionalmente preparado com carne suína devido ao tamanho, que é menor e mais adequado a um forno caseiro, e também por ser mais fácil de marinar. A carne de porco também tem mais gordura, o que facilita o preparo.

Das receitas de Natal, nenhuma é tão unânime quanto o pernil. Ele agrada a vários paladares e combina com diferentes complementos.

Como preparar a receita de pernil?

Você vai precisar de:

  • 1 pernil de aproximadamente 4 kg;
  • 2 cebolas grandes picadas;
  • Alho picado à vontade;
  • Um xícara de cheiro verde picado;
  • Manjerona, manjericão e tomilho à vontade;
  • Suco de 2 limões;
  • 1 xícara de vinagre de vinho branco ou maçã;
  • Pimenta do reino e sal à vontade;
  • Manteiga derretida, óleo de soja ou qualquer gordura líquida de sua preferência.

Comece misturando o vinagre e o suco dos limões e deixe o pernil marinar na mistura por 2 horas. Depois seque a peça

Faça uma outra mistura com o alho, a pimenta do reino, o sal, a manjerona, o manjericão, o tomilho e o cheiro verde. Esfregue essa combinação por todo o pernil.

Forre uma assadeira com metade das cebolas picadas e coloque o pernil sobre ela. Em seguida, coloque o resto das cebolas sobre a carne. Leve ao forno em fogo baixo por três a quatro horas. Pronto!

Assim como as outras receitas de Natal, o pernil vai bem com farofa, arroz temperado e maionese. Outra opção é fazer um quiche de alho poró e cogumelos para complementar.

Gostou das receitas de Natal? Então fique ligado no nosso blog para acompanhar mais algumas dicas para o final de ano!