Receitas de petiscos para dia de jogo

O que seria do jogo de futebol na televisão sem as receitas de petiscos para acompanhar? Petiscar é mais do que só comer: é se acalmar quando o seu time toma pressão e comemorar depois do grito de gol.

Para quem gosta de ver o futebol no conforto do lar, as receitas de petiscos acabam tendo que ser feitas por conta própria. Para te ajudar a bater um bolão na hora de preparar os quitutes, separamos abaixo algumas dicas.

Bola pra frente!

Garoto com camiseta da seleção brasileira assistindo jogo de futebol: preparar receitas de petisco para acompanhar o jogo é uma tradição brasileira.

As melhores receitas de petiscos

Não tem como discutir: petisco bom não precisa de talher. Claro que existem exceções, mas o que separa mesmo comer um petisco de uma refeição na frente da televisão é poder pegar a comida com as mãos, com o guardanapo ou com um palito.

Por isso, os pratos que separamos abaixo dispensam o garfo e a faca para serem servidos. São receitas de petiscos fáceis de comer, que estão ficando conhecidas como finger food em sua versão gourmetizada. Essas sugestões também são perfeitas para preparar quando for receber amigos em casa ou em outros eventos.

Calabresa acebolada

De todas as receitas de petiscos, nenhuma é tão conhecida quanto a calabresa acebolada. A receita é super simples: corte uma linguiça calabresa em rodelas e frite numa frigideira com cebola.

O segredo para acertar em receitas de petiscos acebolados é sempre colocar a cebola fatiada depois de já ter refogado a calabresa. Assim ela passa sabor para a carne sem queimar.

Frango a passarinho

Porção de frango a passarinho: as receitas de petiscos podem são rápidas de preparar.

O frango a passarinho é outra das receitas de petiscos que todo mundo conhece. O segredo é marinar bem os pedaços de carne no tempero e suco de limão antes de empanar apenas com farinha e fermento, sem misturar ovo ou leite.

Antes de fritar, deixe alguns minutos no congelador para resfriar e aproveite para ir esquentando o óleo. Deixe o fogo numa altura média e vá colocando os frangos sem lotar a panela. Esses passos ajudam o interior a não ficar cru enquanto a superfície fica crocante.

Asinha de frango apimentada

A asinha de frango apimentada é uma receita de petisco importada de outro país. No caso, dos Estados Unidos. Para preparar, você precisar misturar farinha, pimenta caiena, páprica, pimenta do reino e sal em uma tigela.

Depois, empane as asinhas nessa mistura e frite por imersão. Enquanto frita, você pode preparar um molho para acompanhar. Para isso, refogue cebola e alho em uma colher de sopa de manteiga. Quando dourarem, jogue por cima molho de pimenta e molho inglês.

Deixe ferver por dois minutos e despeje sobre as asinhas fritas.

Croquete de carne

A carne moída é um coringa da cozinha, servindo para fazer desde kafta até hambúrguer. E a forma perfeita de combinar esse tipo de corte com receitas de petiscos é através do croquete de carne.

Comece refogando 1 kg de acém moído com alho. Junte azeitona e meia xícara de molho de tomate. Deixe ficar bem encorpado. Enquanto isso, ferva dois copos americanos de leite.

Misture o leite na carne com cheiro verde e misture bem. Junte 20 colheres de sopa de farinha uma a uma enquanto mexe até ficar numa consistência de massa. Desligue o fogo e deixe esfriar. Depois, molde a massa no formato de bolinhas ou na tradicional forma de croquete, empane e frite.

Enroladinho de linguiça

Esse é um prato diferente que pode ajudar a quebrar a rotina. Receitas de petiscos como essa e o croquete servem também como salgados em festas infantis.

Prepare a massa usando duas colheres de sopa de açúcar, uma colher de sopa de sal, meia xícara de óleo (que pode ser de girassol ou soja), quatro xícaras de chá de leite morno e 10 gramas de fermento biológico. A quantidade de farinha depende de como o fermento vai se comportar. Normalmente se usam duas xícaras.

Se tiver problemas com as quantidades, confira nosso guia de medidas!

Misture bem o conteúdo e vá acrescentando farinha até pegar consistência o suficiente para sovar.

Sove a massa e deixe descansar por meia hora. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200º graus, unte as assadeiras e pique a linguiça fina em pedaços de três a cinco centímetros.

Enrole os pedaços de linguiça na massa e preencha a assadeira. É só levar ao forno até a massa dourar e pronto! Você pode fazer outras receitas de petiscos como essa usando outras carnes de sua preferência.

Molho de cheddar e bacon

Nacho mergulhado em molho de cheddar: é possível preparar receitas de petiscos que não exigem muito trabalho.

Algumas receitas de petiscos ficam mais gostosas quando acompanhadas de um molho bem caprichado. Um dos favoritos da nossa família é o molho de cheddar e bacon.

Para preparar, bata no liquidificador 140 gramas de extrato de tomate, 250 gramas de cheddar cremoso e meia xícara de cheiro verde. Acrescente água se a mistura não estiver batendo bem.

Em uma frigideira, frite o bacon picado com alho e cebola. Acrescente shoyu depois do bacon dourar. Misture com o cheddar batido e pronto! Você pode servir com pedaços de pão sírio, nachos ou com palitinhos de pão feitos com a mesma massa do enroladinho.

Gostou das receitas de petiscos? Então que tal ir além e preparar um sanduíche para se deliciar enquanto assiste ao jogo do seu time? Vem dar uma olhada no nosso artigo sobre sanduíches do mundo todo!