Receitas rápidas para cozinhar sem se atrasar!

Quem nunca precisou preparar algumas receitas rápidas para alimentar a família no meio da correria do dia a dia? Nessa hora, a criatividade aflora e a gente inventa moda na cozinha.

Só que nem sempre dá certo improvisar. Por isso, resolvemos separar algumas das receitas rápidas favoritas da nossa família para você preparar para a sua, com várias dicas especiais.

Tá esperando o quê? Vamos pôr a mão na massa!

Omelete, uma das receitas rápidas possíveis de fazer com poucos minutos

Receitas rápidas para refeições

Para facilitar um pouco, separamos as receitas rápidas em três tipos: as que servem como uma refeição completa, as que são melhores como um lanche ou petisco e aquelas que ficam no meio-termo, tipo um brunch.

Para começar, vamos com as receitas rápidas que podem ser uma refeição completa.

Risoto prático

Esse não é um risoto no sentido tradicional italiano, mas uma versão digna das receitas rápidas que o dia a dia exige. Para começar, refogue no fundo da panela de pressão um pouco de cebola e alho. Depois, coloque o arroz, que pode ser o agulhinha ou o arbóreo. Antes de fechar, encha a panela com peito de frango, abobrinha ralada, água, sal e um fio de azeite.

Deixe esses ingredientes na pressão por 20 minutos e depois tire a pressão para poder tirar a tampa. Na panela destampada, jogue tomilho, manjericão e queijo mussarela à vontade e espere a água secar. Depois disso, desligue o fogo, tampe a panela e balance com força para desfiar o frango. Pronto, pode servir!

Macarrão com Ragu

O ragu é um molho à base de carne que é uma das receitas italianas mais rápidas de se fazer. Para prepará-lo, refogue na panela de pressão meio quilo de coxão mole ou duro com cebolas. Coloque água até cobrir a carne e tampe. Deixe na pressão por 20 minutos.

Depois de pronta a carne, balance para desfiar e abra a panela. Jogue dois tomates pelados sem semente e os temperos que preferir. Deixe o molho reduzir.

Macarrão com molho, uma das opções de receitas rápidas

Durante todo esse processo, aqueça em outra panela a água para fazer o macarrão, ferva a massa e tire da água. Quando o molho ficar pronto, pode misturar tudo e servir.

Batata recheada

Lave quantas batatas grandes for rechear e faça furos em um dos lados com uma faca. Leve por 10 minutos ao microondas em potência máxima. Enquanto isso, prepare o frango desfiado, o atum e qualquer outro recheio que for usar.

Quando a batata sair do microondas, espere que ela esfrie um pouco e use uma luva para segurá-la enquanto abre um buraco no seu interior. Além da carne escolhida, coloque requeijão, queijo e o que mais quiser no recheio e leve ao forno por mais oito minutos.

Essa é uma das receitas rápidas que o tempo de preparo varia pouco pela quantidade de comida preparada – ou seja, uma excelente opção caso você queira receber visitas e não tenha tempo de cozinhar algo elaborado.

Receitas rápidas para lanche

Essas receitas rápidas servem como um lanche da tarde ou como uma forma mais divertida de alimentar sua família. Vamos ver o que dá pra fazer?

Minipizza

Você vai precisar de massa pronta de minipizza. Refogue alho, cebola e o molho de tomate pronto até ficar bem grosso. Enquanto isso, pré-aqueça o forno. Em uma travessa, prepare quantos discos de pizza quiser.

Pizza ou mini-pizza em close-up: opção de receitas rápidas

Sobre os discos de minipizza, passe o molho bem grosso e cubra com mussarela ralada e manjericão. Por cima de tudo, coloque calabresa fatiada, frango desfiado ou carne refogada em uma frigideira. Leve tudo ao forno por oito minutos e pode servir.

Omelete no pão

Essa é uma daquelas receitas rápidas que surpreende. Para preparar esse prato, separe alguns pães franceses que já estão começando a ficar duros e abra um buraco por cima deles.

Bata ovos, bacon, presunto e temperos como se fosse preparar um omelete. Ao invés de colocar na frigideira, despeje dentro dos pães e leve ao forno em fogo baixo por 5 a 10 minutos. Pronto!

Receitas rápidas para brunch

O brunch é uma espécie de combinação entre café da manhã e almoço que é comum nos países de língua inglesa.

Os pratos escolhidos em geral são receitas rápidas de fazer que misturam uma certa leveza com uma nutrição mais forte do que a da alimentação brasileira comum pela manhã, como sanduíches. Veja alguns exemplos:

Burrito de chilli

Para realmente transformar o burrito em uma das receitas rápidas, vamos usar um pão tipo tortilla que é encontrado em qualquer supermercado. Comece colocando o feijão para cozinhar na panela de pressão sem nenhum tempero por 15 minutos.

Enquanto o feijão fica pronto, refogue cebola e alho picados e depois coloque a carne moída sobre esses temperos. Conforme ela for cozinhando, vá picando o coentro e a pimenta dedo de moça.

Depois que o feijão estiver cozido, passe para panela com a carne e acrescente a pimenta e o coentro picado. Cozinhe até ficar pastoso. Enrole a pasta no pão tipo tortilla para servir.

Hot dog incrementado da Dani Oliveira

A Dani Oliveira, da Cozinha Travessa, sabe muito de cozinha. Uma das receitas rápidas que ela compartilhou em seu site foi a desse excelente Hot Dog com linguiça, pimentões e salsa. A receita é bem simples e fica uma delícia.

Ela usou uma linguiça red pork, mas você pode fazer com linguiça de pernil ou outra das opções mais sólidas se preferir. Confere no site pra ter a receita completa!

Gostou dessas receitas rápidas? Então que tal conhecer uma outra opção no nosso Guia do Carpaccio? Esse prato junta fineza e velocidade de preparo, além de ser uma delícia. Até a próxima!