Blog
Conheça as diferentes formas de cortar carne
Sabia que existem diferentes formas de cortar carne? Cada uma delas tem vantagens e dificuldades para serem preparadas e conhecer todos os jeitos pode ser excelente para variar na hora de preparar o almoço.
Quer saber mais sobre as diferentes formas de cortar carne e como prepará-las? Então vem com a gente!
Todas as diferentes formas de cortar carne
Para entender um pouco melhor a forma como a carne ficará, vamos listar abaixo as diferentes formas de cortar carne. Isso, claro, não significa que você precisa seguir à risca exatamente tudo que está dito abaixo. É muito importante se soltar na cozinha.
Bife
O mais famoso corte de todos é provavelmente o corte em bife. Não que a gente precise descrever, mas para deixar bem claro: um corte fino em um sentido e largo em outro, terminando em uma peça achatada e fina.
O bife é popular pela facilidade de cozinhar: como é fino, fica pronto rápido e é fácil de acertar o ponto da carne. Entretanto, essa simplicidade também acaba resultando na falta de versatilidade.
A fritura em frigideira é a forma mais comum de preparar o bife, mas você pode variar fazendo as famosas milanesas e parmegianas.
Outra opção que torna o bife um dos favoritos entre as diferentes formas de cortar carne é fazer a rolê, recheado com legumes e queijo.
Os cortes de carne que ficam melhor em bife são o coxão duro, o coxão mole, o patinho e o filé mignon.
Manta
A manta é, entre as diversas formas de cortar a carne, a melhor para a churrasqueira. Isso porque ela é semelhante ao bife, só que mais grossa, o que garante que tenha mais suco interno.
Para preparar a manta, você deve tomar cuidado com o ponto da carne, pois o exterior assado não quer dizer que o meio da peça não está cru.
Mas nem só de churrasco vive a manta, uma das mais versáteis entre as diferentes formas de cortar carne. Ela pode ir ao forno, à panela de pressão ou mesmo ser frita em deep fry.
As carnes boas em manta são as famosas para churrasco: maminha, picanha e alcatra.
Cubos
O corte em cubos é provavelmente o mais versátil entre as diferentes formas de cortar carne. Embora seja mais comum quando queremos fazer algo na panela de pressão, existem possibilidades quase infinitas.
O cubo, aliás, pode ser de diferentes tamanhos, o que muda a forma de preparo. Cortes menores serão melhores para a frigideira ou para cozinhar em água na panela normal, enquanto formatos maiores ficam melhores no forno e na panela de pressão.
Uma enorme vantagem do cubo sobre qualquer outra das diferentes formas de cortar carne é que fica mais fácil temperar, já que existe mais superfície de contato para absorver o temperinho caseiro que você mais gosta!
Para cortar em cubo, recomendamos o músculo, o acém, o filé mignon e o coxão duro.
Tiras
As tiras podem parecer só um mini-bife, mas está muito longe disso. Na verdade, esse corte apresenta uma mistura das vantagens do corte em cubo com relação ao tempero e à velocidade de preparo do bife.
Uma forma de preparar tiras de carne é o tradicional estrogonofe. Esse também é, entre as diferentes formas de cortar carne, a melhor para incluir num sanduíche, como o tradicional cheesesteak dos americanos.
Para preparar as tiras, você pode usar o coxão duro, o coxão mole, o filé mignon ou o patinho.
Moída
A carne moída também é uma das diferentes formas de cortar carne. Antes da invenção dos moedores, ela era preparada cortando a carne e amassando com a faca até que ficasse em pedaços bem pequenos.
Não precisamos nem indicar como se prepara a carne moída, já que ela está em praticamente tudo, desde molhos de macarrão até no hambúrguer. A criatividade é o limite.
Para fazer a carne moída, o ideal são cortes com alguma gordura ou com as fibras mais resistentes, como o o acém, o músculo ou o patinho.
Carne desfiada
Não é exatamente um corte, mas é uma forma de separar a carne. Para desfiar, normalmente começamos com ela em cubos e cozinhamos em pressão até ficar bem molinho. Depois, separamos as fibras umas das outras.
Ao desfiar, deixamos as fibras inteiras, o que dá uma textura diferentes da carne moída. Ao mesmo tempo, os usos podem ser semelhantes, aproveitando em sanduíches, molhos e em recheios de legumes, por exemplo.
As carnes boas para desfiar são normalmente as mesmas que para o corte em cubo, como o coxão mole, o coxão duro, o patinho, o músculo e o filé mignon.
Se você gostou dessa nossa lista de diferentes formas de cortar carne, que tal ler também pelo nosso texto de tipos diferentes de facas?