Blog
Linguiça no forno ou na brasa? Veja algumas dicas para o preparo
Fala pra gente: você prefere linguiça no forno ou na brasa? Todo mundo adora uma linguicinha, seja bovina, suína ou de frango – nenhuma carne é tão boa tanto para petisco como prato principal.
Vamos dividir alguns segredos da nossa família para ajudar você a fazer uma linguiça na brasa e no forno de forma inesquecível. Ficou com água na boca? Então vem pôr a mão na massa!
Diferenças no preparo da linguiça no forno e na brasa
Para escolher entre preparar a linguiça no forno ou na brasa, você precisa saber que a diferença entre esses dois modos de preparo.
Para começar, vamos falar da linguiça no forno. Como ele consegue controlar melhor a temperatura do que a churrasqueira, cujo calor vem das brasas, é praticamente impossível errar o ponto na hora de assar a linguiça.
Entretanto, fazer a linguiça na brasa deixa o sabor ainda mais gostoso por conta da defumação. A fumaça do carvão na churrasqueira gera um processo que altera as propriedades e o gosto da carne, e ainda por cima ajuda a conservar a linguiça pronta por mais tempo.
Escolhendo o tipo de linguiça
Na hora de fazer uma linguiça na brasa, qual tipo de carne você costuma escolher? Tradicionalmente, o brasileiro dá preferência para a chamada linguiça toscana, um embutido de carne suína e temperos.
A linguiça toscana é perfeita para fazer na brasa por conta do seu sabor leve e pela facilidade que ela tem em pegar o gosto da defumação.
Além da toscana, outra campeã das mesas brasileiras é a linguiça mista, que mistura carne bovina e suína. Ela é tradicionalmente usada na churrasqueira por também ter o sabor mais leve.
Quando o assunto é linguiça no forno, uma das favoritas é a calabresa, que tem um sabor mais forte por causa das pimentas colocadas na mistura. Existem algumas parecidas, como a portuguesa e o paio.
Já a cuiabana é uma invenção brasileira que vai bem de todas as formas, seja para preparar a linguiça no forno ou na brasa. O seu sabor é forte o suficiente para o primeiro, mas o queijo (ou leite) da mistura ajuda a equilibrar e absorver o gosto defumado na brasa.
Outro tipo que também serve de coringa, seja para para fazer a linguiça na brasa ou no forno, é a de frango, que não é muito difícil de ser adaptada. Essa carne tem um sabor neutro e normalmente ganha sabor através dos temperos que absorve.
Dicas para preparar linguiça na brasa e no forno
Para preparar a linguiça na brasa e deixá-la mais macia, é importante não deixar que as labaredas do fogo peguem na carne. O ideal é o carvão estar em brasa, mas sem chamas altas ou excesso de fumaça, apenas o mínimo.
Desse jeito a carne vai cozinhar por mais tempo dentro da linguiça na brasa e ficar num ponto mais consistente, mas sem queimar por fora enquanto o meio ainda estiver cru. O tempo na churrasqueira também ajuda o sabor de defumado a se fixar.
Não tem como fazer na brasa? Que tal preparar a linguiça no forno e fazer um molho barbecue com sabor defumado??
Para isso, você vai precisar de:
- 1 xícara de extrato de tomate;
- 1 xícara de vinagre;
- 1/2 xícara de xarope de milho;
- 1/2 xícara de mel;
- 1/2 xícara de ketchup;
- 1 colher (chá) de sal;
- 1/2 colher (chá) de pimenta do reino;
- 1/2 colher (chá) de alho em pó ou torrado;
- 1 colher (sopa) de fumaça líquida;
- 1 colher (sopa) açúcar mascavo.
É só misturar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo até levantar fervura. O molho pronto pode ser usado para temperar na mesa ou ir com a linguiça no forno para pegar o sabor por completo.
Seja linguiça na brasa ou no forno, defumada ou com um molho mais simples, você pode preparar do jeitinho que você e sua família gostam mais. Lembre-se só de tomar cuidado para não queimar a carne na churrasqueira e não se esqueça do molho para complementar o sabor quando fizer a linguiça no forno.
Linguiça é uma delícia no churrasco e no forno, assim outro prato favorito do pessoal aqui no Açougue: a coxinha da asa. Você já experimentou fazer esse corte de frango com maionese na brasa? Confere aqui a receita!