Se você já andou pelos recantos de Minas, já deve ter experimentado uma carne cozida e frita, servida com farinha. Essa delícia mineira é um prato típico do interior, mas a receita é conhecida de algumas pessoas daqui de Uberlândia.
Entre essas pessoas, claro, está o Nilo, que tem uma forma toda especial de fazer a receita, com alguns truques que fazem uma diferença enorme.
Quer aprender? Então vamos lá!
Alcatra cozida: o melhor corte
O corte que mais tradicional para o uso na receita é a alcatra, que quando cozida fica bem macia e soltinha. Depois, na hora de fritar, o sabor só melhora.
Para começar, peça cubos grandes para o Nilo aqui no açougue. Dessa forma, na hora que for pra panela de pressão, a alcatra cozida não vai desfiar sozinha.
Alguns outros cortes também são bons para preparar a carne cozida e frita, mas nenhum vence a alcatra. Você pode optar pelo coxão mole, mas ele pode ficar muito duro depois de frito. Também pode se decidir pelo acém, mas ele não tem a gordura tão bem distribuída quanto a alcatra.
Preparo antecipado: como fazer a melhor alcatra cozida
Com os cubos já cortados em pedaços grandes, você deve preparar a carne para ir para a panela de pressão. A dica do Nilo é deixar a carne algumas horas numa travessa com alho picado, manjericão, pimentão e cheiro verde. Assim, todo o tempero entra na carne e o sabor fica inigualável!
Se você gosta de um sabor azedo, pode até colocar um pouco de limão, mas cuidado porque ele endurece a alcatra cozida. O ideal é colocá-lo depois e comer junto com a farinha.
Receita de carne cozida e frita
Para preparar sua carne cozida e frita, você vai precisar de:
- 1 kg de alcatra;
- 4 dentes de alho com casca;
- 2 dentes de alho picados finos;
- 2 pimentas vermelhas (dedo de moça ou biquinho);
- 1 cebola;
- 2 colheres de sopa de sal;
- 1 colher de sopa de salsinha;
- Louro;
- Manjericão;
- Óleo de soja.
Se tiver dúvidas quanto às medidas, confira o nosso Guia de Medidas para não errar em nenhuma delas!
Para começar, tire a alcatra do tempero que você usou para marinar e coloque em uma panela de pressão junto com a salsinha, o louro, o sal e os dentes de alho inteiros ainda com casca. Encha de água até passar mais ou menos dois dedos da altura da carne.
Feche a panela e leve ao fogo alto. Quando a panela começar a soltar pressão, reduza o fogo e marque meia hora de cozimento.
Enquanto prepara a alcatra cozida, pegue a pimenta de sua escolha e pique em pedaços largos. Coloque em uma panela o óleo de soja, a pimenta e o alho picado. Refogue tudo e desligue o fogo.
Quando der o tempo da alcatra cozida, desligue o fogo e espere a pressão sair da panela naturalmente. Depois, tire os pedaços de carne para um escorredor e espere secar um pouco.
Acenda novamente o fogo da panela com óleo e, quando já tiver aquecido um pouco, coloque os pedaços de alcatra cozida para fritar. Frite até ficar com a superfície levemente tostada.
Se você não gosta de pimenta, pode evitar o uso do ingrediente. Ela é completamente opcional, mas cai muito bem com a tradição mineira!
Uma dica interessante é trocar o óleo da fritura: você pode usar opções ao de soja, como o de milho e o de canola. A nossa dica é fazer com azeite ou com manteiga para que a carne fique com um sabor ainda mais acentuado.
Acompanhamento para a carne cozida e frita: farofa de bacon
Na maioria das casas, a carne cozida e frita é servida junto com uma farinha de mandioca ou de trigo sem nenhum preparo extra.
Mas o Nilo já acha que a alcatra frita combina ainda mais com uma farinha de bacon
Para fazer é simples. Você vai precisar de:
- 500g de farinha de mandioca;
- 1 cebola;
- Sal à gosto;
- 4 ovos;
- 4 colheres de manteiga;
- Bacon cortado em pedaços finos
Comece picando a cebola em pedaços pequenos.
Coloque numa frigideira a manteiga e frite nela o bacon, que você pode colocar na quantidade que preferir.
Com o bacon já bem frito, coloque a cebola e refogue até dourar. Coloque os ovos e sal e mexa como se fosse fazer ovo mexido.
Acrescente a farinha aos poucos, sempre mexendo para não grudar no fundo. Você também pode temperar com cebolinha, erva doce ou alecrim.
Sirva a sua carne cozida e frita com a farofa de bacon, couve refogada e um arroz carreteiro.
Se preferir, pode servir a carne com arroz branco soltinho e tutu de feijão. O interessante é combinar com algum complemento que ajude a complementar o prato, com uma textura mais esfarelada.
Gosto da nossa receita? Tem muitas outras te esperando no nosso blog. Vem dar uma olhada!