do fica muito mais fácil quando você segue um planejamento nas receitas para a semana. Você cozinha mais rápido e ainda consegue criar verdadeiras maravilhas na cozinha sem gastar todo o tempo que pratos mais elaborados costumam gastar. O segredo é só esse: se preparar antes.
Seguir um planejamento nas receitas para a semana é fundamental para manter a organização e a praticidade das refeições no dia a dia. Afinal, fica bem mais fácil preparar as receitas quando você possui todos os ingredientes em casa.
Pensando nisso, nós fizemos uma lista com receitas para a semana toda que vai facilitar a sua vida na cozinha e te ajudar a preparar pratos rápidos e muito saborosos. Vamos conferir?
Segunda-feira: picadinho de carne acebolado com legumes
É normal sair da dieta no fim de semana, mas nós sabemos que na segunda-feira todo mundo tenta recuperar o prejuízo, não é?
Sendo assim, que tal começar as suas receitas para a semana com um picadinho de carne acebolado com legumes para o almoço?
Para fazer essa receita, você vai precisar de:
- 500g de patinho cortado em fatias;
- 3 batatas médias cortadas em pedaços;
- 2 cenouras cortadas;
- 2 cebolas cortadas em rodelas;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- 1 colher (chá) de alho picado;
- Sal e tempero caseiro a gosto.
Refogue a carne picada com o alho e o azeite bem quente. Acrescente a cebola para fritar junto com a carne e mexa bem até ficar dourada.
Em outra panela, coloque os legumes para cozinhar. Quando estiverem ao dente, despeje-os na carne, coloque os temperos e misture bem. Sirva acompanhado de uma salada de folhas verdes. Sua refeição ficará super equilibrada e cheia de sabor!
Terça-feira: almôndegas ao molho
Outra opção que deve ser incluída nas suas receitas para a semana são as almôndegas ao molho. Além de ficarem super suculentas, elas também são as preferidas de quem quer aliar sabor e rapidez no preparo.
No Açougue do Nilo você encontra almôndegas artesanais fresquinhas e já temperadas para simplificar ainda mais o seu preparo, mas caso você prefira fazer em casa, utilize o patinho moído.
Para o preparo, você vai precisar de:
- 1 kg de patinho moído;
- 1 cebola pequena cortada em pedaços bem pequenos;
- 1 dente de alho bem picado;
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo;
- 1 ovo;
- 1 colher (chá) de sal;
- Óleo para fritar;
- Sal e tempero caseiro a gosto.
Coloque a carne, a cebola, o alho, a farinha de trigo, o ovo e os temperos em um recipiente e misture bem até ficar homogêneo. Enrole as bolinhas de carne com a mão e coloque em uma frigideira com óleo quente para fritar em fogo baixo.
Depois, pegue um sachê de molho de tomate pronto, ½ xícara de água, uma pitada de sal e coloque tudo em outra panela para fazer o molho. Quando estiver pronto, misture a carne com o molho e deixe cozinhar por 15 minutos.
Quer deixar essa receita para a semana ainda mais gostosa? Sirva com arroz branco e feijão carioca ou aproveite para fazer um espaguete ao molho vermelho para acompanhar. Fica uma delícia!
Quarta-feira: picanha suína assada no forno
Picanha bovina no churrasco é uma delícia, mas você já experimentou fazer a peça inteira assada no forno?
Não tem segredo nenhum e não exige muito do seu tempo para o preparo. O único cuidado maior que você precisa ter é para manter a suculência da carne suína, que geralmente costuma ser mais seca que as outras.
Para te ajudar, confira o passo a passo de como preparar a picanha suína assada nesse artigo do Nilo e inove nas receitas para a semana.
Aproveite para servir a carne assada acompanhada de um purê de batatas. Essa combinação é perfeita para deixar o seu almoço de quarta-feira ainda mais completo!
Quinta-feira: farofa com sobras de picanha suína e ovos
Assou a picanha suína e sobraram alguns pedaços? Essas sobras podem virar uma deliciosa farofa com ovos para complementar o seu almoço de quinta-feira.
Para preparar essa receita, faça os ovos mexidos na frigideira e acrescente os pedaços de carne. Deixe no fogo baixo até esquentar a carne e mexa de tempos em tempos para não queimar.
Acrescente a farinha de mandioca à carne e aos ovos e misture bem até formar a farofa. Você pode colocar temperos caseiros e pimenta-do-reino a gosto para realçar ainda mais o sabor!
Sexta-feira: risoto de carne seca
Fim de semana se aproximando e, junto dele, as receitas para a semana começam a ficar mais elaboradas.
O risoto de carne seca é uma ótima opção para fazer no almoço e você vai precisar só de 30 minutinhos na cozinha para o seu preparo!
Para fazer, você vai precisar de:
- 500g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada;
- ½ xícara de azeite;
- 1 cebola média picada;
- 2 xícaras de arroz arbóreo;
- 1 xícara de cebolinha;
- 1 envelope de caldo de carne em pó;
- ½ litro de água quente;
- 1 xícara de azeitonas verdes picadas;
- sal a gosto.
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Coloque a carne seca e deixe em fogo médio por aproximadamente 5 minutos.
Junte o arroz, o caldo de carne e a água quente com a carne e cozinhe tudo até a água quase secar. Desligue o fogo e misture as azeitonas picadas e a cebolinha com o risoto.
O risoto de carne seca não costuma ficar tão cremoso quanto os tradicionais, como o de requeijão. Por isso, se você quiser adicionar queijo muçarela e parmesão para o prato ficar mais cremoso, é uma boa pedida!
Receitas para a semana: o que fazer no fim de semana?
Ao contrário dos outros dias, fica mais difícil fazer um planejamento do que fazer no fim de semana, pois esse é o momento de reunir a família na cozinha e inovar nos pratos.
Vamos te dar uma mãozinha na hora de procurar inspirações do que fazer no almoço. Para o sábado, por exemplo, não tem como errar com uma deliciosa receita de peixe à portuguesa que, além de ser super fácil de fazer, você consegue acompanhar o passo a passo para o preparo nesse artigo!
E para o domingo? Claro que vai ser churrasco! Esse é o momento de chamar os integrantes da família que não puderam comparecer no sábado e juntar os amigos para assar suas carnes preferidas na brasa.
Na hora de escolher os cortes para assar, prefira os que possuem maior suculência, como a picanha bovina. Não deixe de complementar com espetinhos e o famoso pão de alho, que é indispensável para qualquer churrasco!
Se você mora em apartamento e não tem espaço para colocar uma churrasqueira de carvão, não se preocupe. Dá para fazer o churrasco do mesmo jeito; você só vai precisar adaptar o tipo de churrasqueira ao seu apê! Confira alguns modelos super funcionais nesse artigo.