Receita de coxinha da asa na brasa com maionese

Nem só de carne bovina é feita um churrasco. O frango também é uma excelente alternativa na hora de assar na churrasqueira. E entre os cortes da ave, a coxinha da asa na brasa é uma campeã quase imbatível.

Se você não está acostumado a fazer a coxinha da asa na brasa, ou mesmo se está só procurando algumas ideias novas para fazer na sua churrasqueira, o Nilo tem algumas dicas pra você.

Vem com a gente!

A melhor forma de fazer

Existem várias formas de fazer a coxinha da asa na brasa. Entre as alternativas, temos a de colocar os pedaços no espeto.

Essa não é, porém, a melhor forma de preparar esse corte. Uma das vantagens da coxinha da asa é o fato de ela ficar praticamente envolta na pele do frango, que ajuda a impedir que a carne dos pedaços fique muito seca. Colocar as peças num espeto significa perder a suculência.

coxinha da asa na brasa: com molho vermelho

Se você for fazer a coxinha da asa no espeto, tenha a certeza de colocá-las a uma distância menor do fogo. Isso fará com que a parte furada seja rapidamente assada, isolando o buraco feito pelo espeto e evitando a perda de suculência.

Uma das melhores opções é colocar a coxinha da asa diretamente sobre a grelha, com a pele virada inicialmente para cima. Dessa forma, a gordura e os temperos colocados acabam se misturando e derretendo, envolvendo melhor toda a carne.

Uma alternativa a colocar tudo diretamente sobre a grelha tradicional é a chamada grelha sardinheira, onde a carne fica apertada entre duas grades. Ela facilita virar a carne e deixa os pedaços mais uniformemente assados quando você prepara cortes como a coxinha da asa na brasa.

Por fim, você pode temperar a coxinha da asa, embrulhá-la em papel alumínio e colocar sobre a grelha num ponto alto da churrasqueira. Assim, a suculência é garantida e você pode se aproveitar de um cozimento lento para ter maciez no seu frango.

Cuidados para não ficar seca

Ao fazer a sua coxinha da asa na brasa, é preciso entender que o ponto do frango é diferente do ponto dos cortes bovinos. O ideal é que o frango não fique com o meio molhadinho, mas tenha suculência em geral.

coxinha da asa na brasa: coxinha assada na churrasqueira

É muito comum no Brasil deixar o frango tempo demais na churrasqueira, o que acaba fazendo com que os pedaços fiquem muito secos.

Para acertar o ponto ideal da coxinha da asa na brasa, no entanto, você precisa tomar cuidado para não tirar antes da hora. O ideal aqui é ficar de olho na gordura da pele: quando ela começa a derreter, é quase hora de tirar.

Seja criativo nos temperos

Você pode ser criativo nos temperos que usará na sua coxinha da asa na brasa.

Uma excelente alternativa para o seu churrasco é marinar as coxinhas da asa em uma mistura de tomilho, limão, azeite, pimenta do reino e sal. O uso do azeite ou de qualquer outro tipo de óleo ou gordura é excelente para ajudar a evitar que a água dentro dos pedaços saia enquanto assam, aumentando a suculência.

Outro tempero que vai muito bem na coxinha da asa na brasa é uma mistura de mostarda, shoyu e páprica picante. Você pode colocar sal na mistura, mas cuidado com a quantidade. Um pouco de alho também vai muito bem.

Por fim, uma das nossas favoritas: misture maionese, alho, sal, alecrim e um pouquinho de molho inglês. Pode caprichar na quantidade de tempero em volta de cada pedaço. A maionese garante a proteção do corte para ter mais suculência na sua coxinha da asa na brasa. Se gostar de picância, pode acrescentar páprica e pimenta do reino à mistura.

E por falar de maionese…

Um ótimo acompanhamento

Um dos melhores acompanhamentos para a coxinha da asa na brasa é a tradicional maionese de batatas.

coxinha da asa na brasa: maionese feita para almoço

A receita é muito simples e exige poucos ingredientes:

  • 5 batatas grande;
  • 3 cenouras;
  • Uma lata de ervilhas em conserva;
  • Salsinha, cebolinha e manjericão;
  • Um talo de salsão picado;
  • 2 limões;
  • Azeite;
  • Um pote de maionese.

Você pode começar cozinhando a cenoura e a batata. Se quiser, pode acrescentar outros vegetais cozidos na mistura, como vagem e até brócolis. Depois de cozido, pique bem.

Coloque os vegetais cozidos em uma vasilha grande e misture os demais ingredientes, usando o azeite e os limões como tempero. Tempere com um pouco de sal, mas evite exageros.

Agora é só misturar a maionese. Pode usar o pote inteiro.

Pronto. Sirva sua maionese tradicional com a coxinha da asa na brasa ou com cortes mais macios de churrasco, como picanha e maminha.

Gostou das nossas dicas? Que tal então visitar o nosso blog, onde você encontra receitas e dicas para melhorar seu churrasco?