Como montar a ceia de Natal?

Na hora de escolher como montar ceia de Natal, muito pratos costumam ser levados em consideração. É uma questão de logística e também de agradar o máximo de pessoas.

Não é complicado montar a ceia de Natal se você entender o papel de cada prato em uma refeição tradicional para a data. Com algum planejamento é possível agradar a todos e celebrar com fartura, em uma mesa que não seja só bem servida, mas também bonita como nos filmes!

Vamos preparar a ceia de Natal?

Mesa farta: a quantidade de opções ao montar ceia de Natal é o que chama atenção.

Montar a ceia de Natal: fartura e estética

Ao montar a ceia de Natal, a primeira coisa que vem à mente é a fartura, que sempre causa um impacto positivo e enche os olhos dos convidados. Para valorizar os pratos, você precisa também estruturar a mesa para acomodar tudo de forma elegante.

Você com toda certeza já viu uma daquelas mesas natalinas bem bonitas nos filmes e novelas. Dá pra montar a ceia de Natal da sua casa e deixá-la igualzinha a uma dessas.

Para te ajudar nessa missão, preparamos um artigo dividido em duas partes: a organização da mesa e os pratos a serem servidos. É tudo que você precisa saber para montar ceia de Natal e deixar todo mundo de queixo caído!

Decorando a mesa para a ceia de Natal

Para começar a embelezar uma mesa farta, o primeiro passo ao montar ceia de Natal é selecionar os talheres, taças e outros utensílios.

O ideal é dar preferência para talheres e travessas de metal prateado. Pode ser até mesmo aço inox, o importante é coordenar esses elementos e fazer uma associação entre brilho e fartura.

Se você não conta com travessas metálicas em casa, pode usar outros materiais considerados nobres, como vidro decorado. O importante é usar o que você tiver de melhor.

O mesmo vale para os pratos: normalmente os melhores pratos e mais bonitos para montar a ceia de Natal são os de porcelana. Se for decorada com motivos natalinos, ou mesmo cores típicas da época, melhor ainda!

Nos dias de hoje, no entanto, é raro ter em casa pratos de porcelana fina, o mesmo vale para copos e taças: os de cristal são bonitos e sofisticados, mas também são mais caros e muita gente não pode contar com esse recurso. Se for o seu caso, não importa se é louça, cerâmica, ou vidro,vá com a melhor opção que tiver.

 

montar ceia de Natal

Com relação à forma de servir, a mais prática é o serviço do tipo à americana, em que os pratos são colocados em um aparador, onde fica também a louça e os talheres. Os convidados devem circular para se servir e então se sentar. Esse formato é ideal quando você vai receber muitas pessoas e não possui tanto espaço.

Se for receber um grupo menor, você pode optar por colocar as travessas de comida na mesa, com os pratos e talheres já dispostos em frente às cadeiras.

Centralize a carne ou o prato principal na mesa e coloque os acompanhamentos ao seu redor, com aqueles que estiverem em maior quantidade mais ao centro e os com menor quantidade nas bordas.

O ideal é coordenar um tema ou paleta de cores na hora de escolher a toalha, os aparadores de panela e os guardanapos. As cores mais tradicionais para o Natal são o vermelho, o verde, o dourado e o branco, mas qualquer cor com brilho pode ser aproveitada para montar a ceia de Natal.

Lembre-se de dobrar os guardanapos: eles se tornam uma excelente ferramenta para decorar sua mesa e montar a ceia de Natal.

Ceia de Natal.

As receitas da ceia

Para escolher as receitas da ceia, é preciso saber com quais recursos você pode contar e também quais são suas prioridades. É mais fácil ter um forno do tamanho apropriado para fazer um peru ou chester do que para um pernil, mas o pernil é mais vistoso na mesa. O perfil da sua ceia deve estar de acordo com o que tiver à disposição.

Para montar ceia de Natal, é preciso entender também que o planejamento da comida vai além da carne. É preciso selecionar os complementos, entradas e sobremesas.

Como entrada, você pode oferecer saladas3 bem coloridas com alface, tomate seco e cenoura. Dá para contar ainda com os clássicos salpicão ou maionese de batata.

O principal prato para montar ceia de Natal é a carne, que pode ser o peru, o pernil ou o tender. Para acompanhá-las normalmente temos o arroz branco e uma leguminosa – tradicionalmente no Ano Novo o feijão dá lugar à lentilha.

Por fim, a sobremesa: sobremesas geladas não podem ficar na mesa e servir de decoração, mas você pode terminar de montar a ceia de Natal com frutas para enfeite e servir panetone como complemento.

Um complemento interessante que pode até substituir o pernil, o tender e o peru como prato principal é a carne assada. Confira nossas receitas para se inspirar.

Tudo isso é aceitável, desde que você planeje bem a sua mesa para que tudo esteja bonito e gostoso no grande dia.