Picanha suína para assar: qual o melhor jeito de fazer?

Você já conhece a versão bovina, mas já pensou em colocar uma picanha suína para assar? A versão do corte na carne de porco é tão macia quanto e fica muito boa também, seja no forno ou na churrasqueira.

Mas é preciso prestar atenção em algumas coisinhas para preparar a picanha suína para assar da melhor forma possível. Quer conhecer todos os truques?

Então vamos lá!

Homem preparando algo na churrasqueira: a brasa é um dos modos de colocar a picanha suína para assar.

Por que preparar uma picanha suína

A picanha suína, bem como todos os cortes vindos do porco, tem uma marmorização muito boa, com muita gordura entre as fibras da carne. Entretanto, a carne de porco tem um sabor mais leve que a de vaca.

Ao colocar a picanha suína para assar, deixamos a capa de gordura da peça derreter e dar sabor ao resto da carne. É o preparo que dá esse gosto todo especial ao corte.

Picanha suína para assar: os melhores pratos

Existem duas formas mais tradicionais de preparar a picanha suína: assada no forno ou na churrasqueira. As duas têm algumas diferenças básicas, envolvendo o ponto de assado e os temperos.

Para preparar carne suína, é sempre melhor assar um pouco mais que o ponto da bovina, que endurece mais rápido quando perde líquido. O tempero preparado usado em uma picanha suína para assar também é diferente do que é feito com a carne de vaca, já que a de porco endurece menos com ácidos como suco de limão e vinagre.

Picanha suína para assar no forno

A principal preocupação com a picanha suína para assar no forno é não permitir que ela perca todos os seus líquidos. Para evitar que ela fique muito seca, podemos selar os lados da peça em uma frigideira antes de assar.

Picanha suína assada e temperada.

Para temperar, você pode usar uma camada de ervas ao redor da carne e um pouco de sal. Embora seja incomum, dá também para marinar a picanha suína para assar, assim ela fica mais umedecida. Essa marinada pode ser de limão com ervas e pimentas.

Asse a picanha suína em um recipiente refratário e fechado com papel alumínio por 20 minutos a 180ºC e depois tire a cobertura até que a carne comece a dar aquela tostadinha por fora.

Picanha suína para assar na brasa

A churrasqueira é um local um pouco mais complexo para colocar a picanha suína para assar, pois a temperatura não é tão fácil de controlar como a do forno e muitos fatores podem alterar o resultado do processo.

A melhor coisa a se fazer é ter paciência ao colocar a picanha suína para assar na brasa, deixando as labaredas baixas e colocando a peça no alto. Isso permite que a carne asse por igual.

Homem preparando algo na churrasqueira: a brasa é um dos modos de colocar a picanha suína para assar.

Para ter a certeza de que a carne vai ficar bem úmida, você também pode fazer uma selagem como truque para preparar a picanha suína para assar.

Para selar a picanha suína, deixe o fogo da churrasqueira alto num primeiro momento e coloque a peça numa grelha baixa, virando após um minuto. Depois é só jogar um pouco de água para abaixar o fogo e subir a picanha suína para assar por cerca de 40 minutos.

Se preferir, você pode preparar a carne dentro de um embrulho de papel alumínio. Se for fazer assim, faça cortes ao longo da peça para colocar dentes de alho como tempero.

Quando for salgar a picanha suína para assar na brasa, o ideal é usar o sal refinado no lugar do tradicional sal grosso de churrasco, já que ele é melhor absorvido e distribuído.

Para fazer a melhor carne suína possível na churrasqueira, é preciso entender que se trata de uma carne que tem características bem diferentes da bovina. Não se pode largar a carne suína até esturricar, ou ela ficará impossível de comer, nem se pode deixá-la muito mal passada, ou ela não terá sabor.

Mesmo com tanto cuidado no preparo, o resultado vai ser muito melhor se você escolher uma peça de qualidade. E falando em picanha suína de qualidade, você pode ter certeza que encontra o melhor desse corte aqui no Açougue do Nilo.

Escolher a picanha suína para assar, seja no forno ou na churrasqueira, é uma ótima decisão. Se quiser dicas mais completas sobre como preparar um bom churrasco, nós temos para você. Dá uma olhada no nosso texto sobre churrasco no quintal!