Receitas

Receita de Arroz Carreteiro com Fraldinha

Sabe o que combina muito bem com um bom churrasco? O arroz carreteiro com fraldinha. Sendo um prato simples de preparar e que rende bastante, todo mundo fica satisfeito e você ainda nem precisa sujar muitas panelas: só em você prepara a receita inteira.

E sabe por que o arroz carreteiro com fraldinha é a melhor pedida para o churrasco? Porque você consegue acertar dois coelhos com uma cajadada só. Enquanto o churrasco se desenrola, você já está preparando a carne que vai no prato principal.

Assim, todo mundo come o churrasco e você ainda nem precisa sofrer demais preparando a carne. É uma ótima pedida, não é? Então que tal vir com a gente pra saber um pouco mais sobre o arroz carreteiro com fraldinha e conhecer essa receita incrível? É só continuar lendo!

 

Tradição dos pampas

Os tropeiros são responsáveis por grandes contribuições à cultura gaúcha. Por cruzarem o Rio Grande do Sul levando mercadorias de fazendas à cidades, o caminho contrário e de fazenda para fazenda, seu modo de vida era bastante peculiar, e se manteve vivo graças à tradição.

arroz carreteiro com fraldinha 1

O arroz carreteiro com fraldinha tem raízes nessa cultura, especialmente nos hábitos alimentares dos tropeiros. Por passarem dias na estrada em grandes carroças levando as mercadorias, não havia acesso à carne fresca para o preparo do prato preferido dos gaúchos: o churrasco. Dessa forma, eles tinham que preparar suas refeições com charque, linguiça defumada e o paio.

Para dar mais corpo à carne e para aproveitá-la por mais tempo, surgiu uma receita: dessalgar o charque, adicioná-lo com arroz e cebola em uma panela de ferro e cozinhar tudo junto. O resultado? Um arroz bem cozido e temperado na própria gordura da carne, para ser apreciado com um belo chimarrão bem quente.

 

A fraldinha: um toque especial

O Arroz de carreteiro com fraldinha é uma reivenção do prato principal, que leva o charque – espécie de carne de sol com mais sal para a conservação por semanas – como ingrediente principal em termos de charque.

arroz carreteiro com fraldinha 2

Com a grande popularização das churrascarias gaúchas pelo Brasil, o charque, que é mais forte, passou a ser substituído pelo ingrediente mais encontrado nesses restaurantes: o próprio churrasco.

Usando sobras de carnes macias na receita, especialmente as com mais teor de gordura, surgiu o novo arroz de carreteiro com fraldinha, que se espalhou pelo Brasil inteiro vindo diretamente da tradição do Rio Grande do Sul.

 

Receita de arroz carreteiro com fraldinha

Agora que você já conheceu a história do arroz carreteiro com fraldinha, que tal aprender a preparar esse prato bem simples mais muito saboroso?

Nossa maior recomendação é que você use a fraldinha do próprio churrasco, podendo ser a que acabou de sair do espeto para um sabor e aspecto de carne fresca ou a sobrinha do que você já preparou.

Vamos começar?

 

Você vai precisar de:

  • 500 gramas de fraldinha assada em pedaços no ponto mal passado;
  • 2 xícaras grandes de arroz arbóreo;
  • 1 cebola picada;
  • 5 dentes de alho – ou menos, se você não gostar de comida muito temperada;
  • Uma colher de sopa de açafrão;
  • 1 tomate maduro em cubos;
  • 1 xícara de chá de pimentão picado;
  • 1 espiga de milho refogada;
  • 1 cenoura em cubos;
  • Salsinha e cebolinha à gosto;
  • Sal a gosto – não exagere, a carne já está salgada.

 

Como preparar?

O melhor é usar a própria gordura da carne para refogar os outros ingredientes antes de adicionar o arroz. Para isso, você tem duas opções: ou já colocar a carne na panela de ferro e deixar a gordura derreter enquanto o alho e a cebola douram ou tirar a gordura da carne antes, deixá-la derreter na panela e então adicionar os outros ingredientes.

arroz carreteiro com fraldinha 3

Com as gordura na panela já quente, adicione o alho, a cebola, o pimentão, o tomate, a cenoura e o milho. A carne você também já pode colocar, mas tome cuidado para ela não fritar demais e ficar dura.

Se o tomate grudar na panela, algo comum ao fazer o arroz carreteiro com fraldinha, coloque um dedinho de água e misture bem. Depois, com todos os ingredientes já colocados, vá adicionando o sal e experimentando pouco a pouco. O ideal é estar um pouco mais salgado para o arroz, mas não muito.

Quer inovar no tempero e dar um toque especial na receita de arroz carreteiro com fraldinha? Veja nosso post sobre temperos caseiros clicando aqui!

Com tudo isso pronto, você está quase lá! Adicione o arroz, misture bem e coloque água fervente. Deixe a panela destampada até o arroz secar pela primeira vez, adicione mais água e tampe a panela no fogo baixo.

Em cerca de vinte minutos seu arroz carreteiro com fraldinha já está pronto!

 

E aí, o que achou da nossa receita? Esperamos que você tenha gostado! Quer fazer um churrasco mas está sem tempo pra ir buscar a carne? O Açougue do Nilo entrega pra você! Peça pelo 3235-2183 ou 3236-3403.

Até a próxima!