Blog
Conheça sanduíches de carne de todo o mundo
Quem não gosta de um sanduíche de carne? Duas fatias de pão recheadas com diversos complementos e molhos. É de dar água na boca e todo o mundo tem um favorito.
Colocar um pedaço de carne entre duas fatias de pão é um ato universal e cada país tem suas próprias receitas, que começam pelo conhecido hambúrguer mas exploram infinitas possibilidades.
Quer conhecer alguns sanduíches de carne que são as receitas favoritas do Nilo pelo mundo? Então vamos lá!
Vietnã e o Báhn Mì
A ideia do sanduíche chegou ao Vietnã quando o país era uma colônia francesa. Sendo uma região onde é muito difícil criar gado, os vietnamitas deram preferência à carne de porco e de galinha.
Para a versão mais tradicional do Báhn Mì, o corte utilizado é a carne moída de porco, que pode ser feita a partir da copa-lombo. Caso você prefira algo mais consistente, pode comprar um lombo, cortar em tiras finas e fritar.
O preparo tradicional desse sanduíche de carne usa o coentro como tempero, mas você pode retirar caso não goste. O pão normalmente é uma baguete, mas qualquer pão branco pode ser usado, desde que levemente torrado na frigideira.
Complemente o seu Báhn Mì com pepino, alface picado e pimentão. Se quiser usar algum molho, o ideal é usar algo apimentado, como o Sriracha ou um molho de jalapeño.
O sanduíche alemão com carne de sobra
Um sanduíche de carne muito interessante é o alemão Semmel Leberkäse, feito com uma fatia grossa de carne de porco grelhada, bacon, cebola, mostarda e pão de trigo.
No Brasil, você pode fazer o Semmel com um pão francês, que se parece com a massa tradicional de trigo dos alemães. Na hora de preparar a carne, apenas sal e vinagre.
Algumas versões desse sanduíche tem chucrute, o famoso repolho em conserva dos alemães, o que dá um complemento muito bom à carne de porco e à mostarda.
Um sanduíche de muitos nomes
Você talvez já tenha ouvido falar do Doner Kebab, um sanduíche de carne tradicional turco. Apesar de ser muito famoso por ser turco, na verdade esse prato tem sua origem disputada pelos árabes, que o chamam de shawarma, e pelos gregos, que dão o nome de gyro.
Tradicionalmente, o lanche é feito com pedaços de carne tirados de um espeto giratório que assa a carne uniformemente. Como alternativa, você pode assar fatias de lagarto bovino e picar, ou pode simplesmente fritar pedaços de qualquer corte de sua preferência.
Com a carne pronta, enrole-a com um pão sírio e complemente o recheio com alface, tomate picado e batata frita. Para dar um gosto ácido, o tradicional é usar molho de iogurte. Se preferir, pode trocar o molho por uma mistura de maionese com mostarda.
O campeão americano
Apesar de muito associado ao hambúrguer (que na verdade é alemão), o verdadeiro sanduíche de carne que representa os Estado Unidos é o Cheesesteak, tradicional da cidade de Filadélfia.
O sanduíche é uma mistura de pedaços de carne bovina fritas na chapa com pimentão fatiado. Por fim, o recheio é completado com uma quantia grande de queijo derretido, preferencialmente provolone ou cheddar. Para temperar, a mostarda é perfeita.
O sanduíche de carne do Caribe
Um favorito de todo o Caribe é o chamado Medianoche, um sanduíche de carne de porco que dizem ter sido criado na ilha de Cuba durante a década de 20. O diferencial do prato é o fato de ser prensado na chapa para garantir que todo o recheio caiba em uma mordida.
Esse sanduíche de carne leva fatias finas de porco, que pode ser lombo, pernil ou panceta. Um dia antes de preparar o prato, deixe o corte escolhido marinando numa mistura de suco de limão, alho e coentro.
A receita é muito fácil: frite numa chapa as fatias de porco, presunto e cebola. Depois, coloque os ingredientes no meio de duas fatias de pão levemente adocicado, como o Australiano. Complemente com queijo prato ou gruyere e pepino.
Besunte o lado de fora dos pães com manteiga e devolva o sanduíche de carne para a chapa com algo por cima para prensar.
Do Brasil para o mundo
O grande representante brasileiro entre os sanduíches de carne é o Bauru, que tem esse nome para homenagear a cidade de mesmo nome. A verdadeira origem é disputada: a mais aceita é que um estudante da USP de origem bauruense pedia o lanche na lanchonete Ponto Chic, em São Paulo, dando origem à receita.
Apesar de em muitas cidades o nome ser dado a uma combinação de presunto, queijo e tomate, a receita original é bem diferente. A estrela do prato é o rosbife, que deve ser cortado grosso.
Acompanhando o rosbife, temos fatias de tomate, picles, orégano e sal. Para completar, o pão francês tem o miolo retirado e substituído por uma porção generosa de queijo prato ou gouda.
Gostou de conhecer os sanduíches de carne de diversas nacionalidades? Quer mais informações culinárias? Então vem acompanhar nosso blog recheado de receitas e dicas!