Receitas

Receita mineira: arroz com suã

arroz com sua: feito com cebolinha e pimenta

A receita de arroz com suã é uma tradição tão mineira quanto o pão de queijo. Esse corte de porco é difícil de encontrar em outros cantos do país, mas é muito apreciado nas regiões interioranas de Minas.

Misturar o suã com arroz e um temperinho mineiro tem toda a cara da nossa região, trazendo aquele gosto de lembrança e de casa da vó. Mas ainda tem muita gente que não sabe preparar esse prato. Mas isso é fácil de resolver.

Quer aprender a preparar o arroz com suã? Então vem com a gente!

O corte

Se você perguntar por suã nos açougues fora de Minas, da região Centro-Oeste ou do interior de São Paulo, dificilmente vai encontrar. Isso porque nessas regiões o corte sequer é tirado do porco: junto a um pedaço da costela, ele vira a bisteca.

O suã é a parte que sobra das costas do porco depois da retirada da costela e do lombo. O resultado é uma peça de carne envolta em osso e com uma leve capa de gordura.

É justamente esse osso que deixa o arroz com suã delicioso. O tutano do porco, assim com o bovino, é excelente para engrossar caldos e dar sabor de carne para pratos cozidos, e esse corte é rico nele.

Caso você deseje muito fazer o arroz com suã da nossa receita e tenha dificuldade em encontrar ou prefira um corte mais magro, pode substituir pelo lombo do porco. Nesse caso, o Nilo recomenda que o lombo seja picado em cubinhos pra misturar bem no arroz.

A receita

Para fazer o arroz com suã, você vai precisar de:

  • 2,5 kgs de suã;
  • 2 cabeças de alho;
  • 4 copos de arroz;
  • 4 xícaras de cebola picada;
  • Salsinha;
  • Tomilho;
  • Óleo;
  • Sal;
  • Pimenta do reino.

Caso você não tenha medo de pimenta, pode colocar a de sua preferência. Para dar uma cara bem mineira, nós recomendamos a pimenta biquinho, ainda que ela não arda.

Comece descascando e picando o alho, a cebola e a pimenta que for usar. Depois, junte numa panela com o óleo e dê uma rápida dourada. Acrescente o suã e o sal, mexa e tampe por alguns minutos, até o suã soltar toda a água.

arroz com suã: porco comendo palha

Enquanto isso, refogue o arroz em outra panela com óleo. Quando o arroz começar a grudar um pouco, passe para a panela com o suã.

Com tudo já em uma única panela, acrescente água. Se você seguiu a nossa receita e usou 4 copos de arroz, a medida correta é de 12 copos de água. Caso contrário, apenas faça a sua medida de arroz vezes três.

Acrescente um pouco de sal à água e também a salsinha e o tomilho. Misture um pouco e depois deixe semi-tampado sobre o fogo. Fique de olho para não queimar.

Quando a água secar, desligue o fogo e sirva.

Complementos

Existem alguns complementos que deixam o arroz com suã ainda mais gostoso. Um deles, que pode complementar o seu prato se ele estiver muito seco, é um molho que combine com a carne ou mesmo um caldinho de ervilha.

O segredo do Nilo é servir o arroz com suã com uma couve refogada. O truque para acertar nesse prato é cortar bem fininho e fritar na manteiga com bastante alho. Dá para temperar com sal e pimenta do reino. Combina muito bem com o suã e também com feijoada.

Outro complemento indispensável é o famoso Tutu à Mineira. Se você não sabe prepará-lo, anote aí que é bem fácil:

Cozinhe o feijão em panela de pressão sem nenhum tempero por 20 minutos. Depois, bata no liquidificador com todo o caldo.

Em uma panela comum, doure uma cebola e acrescente depois o feijão batido, um pouco de sal e alho. Você pode complementar ainda com pimenta do reino.

Quando a mistura começar a ferver, vá misturando farinha de mandioca aos poucos e misturando até chegar num ponto semelhante a um pirão. Se quiser complementar, misture ainda um pouco de bacon frito e linguiça picada bem fina.

E então? Delicioso, não é mesmo? Se você gostou dessa receita, pode encontrar outras receitas no nosso blog, além de dicas para aprimorar sua capacidade na cozinha. Vem conferir!