Aprenda a preparar os melhores temperos para carne de porco

Cortes suínos são sinônimo de tradição na cozinha em diversos lares do Brasil. Com qualidades únicas, as carnes suínas reinam em muitos preparos. Mas para que elas atinjam o melhor sabor, devem vir sempre acompanhadas dos melhores temperos para carne de porco.

Você já foi ao açougue pedir uma bisteca, uma panceta ou o famoso pernil para fazer em festas em casa? Se você é fã desses cortes, sabe muito bem do sabor que eles trazem à mesa da família. Cada corte suíno carrega características especiais em textura, maciez, sabor e gordura.

Com tantas possibilidades de preparos, o suíno é uma das melhores opções para fazer bonito na cozinha. Conheça agora cortes populares, modos de preparo e os melhores temperos para carne de porco, para atingir o melhor sabor!

2

Descubra qualidades e modos de preparo de cortes suínos tradicionais

Entender as características e quais são os melhores modos de preparo da carne de porco vai garantir o melhor resultado final, com receitas de dar água na boca.

Lembre-se que, independentemente do tipo de preparo, você sempre deve fazer a carne do porco bem passada para garantir que micro-organismos prejudiciais à saúde sejam eliminados.

 Leitoa inteira

3

O porco inteiro garante aquele preparo rústico, ao melhor estilo interiorano de várias cidades do Brasil. Aqui, a dica é usar alguns dos melhores temperos para carne de porco e deixar o alimento curtindo por um dia antes de assá-lo.

O preparo pode ser no forno ou na churrasqueira – sempre distante da brasa, para defumar e não queimar. Para desfrutar dessa farta maravilha gastronômica, chame a família!

Panceta

A panceta é a barriga do porco, que conserva farta camada de gordura e carne muito macia. Esse corte exige um preparo que privilegie a gordura, como na churrasqueira ou na panela de pressão, para fazer torresmo.

É ideal para acompanhar churrascos ou para servir de entradas e petiscos no almoço de final de semana em casa, com amigos ou a família.

Costela

As carnes grudadas ao osso conservam aquele saborzinho especial de sempre. O corte se destaca no preparo ao forno, onde cozinha por inteiro e a gordura fica bastante preservada.

A costela suína é vendida em pedaço inteiro, que rende preparos grandes para dividir com a família.

Bisteca

4

A bisteca acompanha ou não o osso, sendo sua escolha na hora de comprá-la no seu açougue favorito. O corte é bastante macio e pode ser tanto fino quanto grosso – o que exige maior tempo de preparo. A bisteca fica ótima frita, à milanesa ou cozida.

Essa peça é adequada para suas receitas da semana, pois não exige muito tempo no preparo e rende boas refeições.

Lombo

O lombo suíno é como como o filé mignon bovino: tenro e com sabor bastante suave, ideal para quem prefere carnes magras e sutis. Pode ser feito grelhado, assado, frito, picado em cubos ou desfiado, misturado à cebola.

O lombo é uma carne ideal para o dia a dia, em almoços ou mesmo jantares, já que é de rápido cozimento.

Pernil

Uma carne de porco nobre, com maciez e sabor inigualáveis. É nesse corte que também se encontra a picanha suína; por isso, sua qualidade é superior às outras partes.

O pernil pode ser feito assado ou na churrasqueira, enrolado na folha de alumínio, para conservar sua gordura. É ideal para reuniões de amigos ou familiares com bastante gente, para todos se deliciarem.

Conheça os melhores temperos para carne de porco e os cortes ideais para usá-los

Você vai ver que do sabor agridoce ao salgado ou levemente picante, há sempre um tempero que casa perfeitamente com um corte de carne. Confira a seguir!

Laranja com limão

5

Esse tempero garante sabor bastante acentuado ao seu preparo e é recomendado para pernil, lombo, bistequinha e também a panceta, que absorvem o caldo das frutas.

Apesar da mistura de sabores cítricos, o adocicado da laranja quebra um pouco o teor azedo típico do limão, o que faz a mistura ser um dos melhores temperos para carne de porco.

Mel com mostarda

Ideal para costela, mel com mostarda é uma combinação que prima pela suavidade e, ao mesmo tempo, a mistura de sabores perceptíveis a todos os paladares da família. Ainda, esse é um dos melhores temperos para carne de porco, deixando-a ainda mais macia.

Tempero de ervas

Um mix de alecrim, sálvia, alho, orégano, azeite e suco de limão fazem esse tempero propício para cortes que exigem longo tempo de preparo. Assim, cada erva libera todo o seu aroma e confere um sabor exclusivo à carne. O tempero de ervas pode ser usado para pernil, costela ou leitoa inteira.

Vinho branco

O vinho branco dá um sabor característico aos cortes suínos, sem deixá-los acentuados. Essa opção é indicada para costela ou lombo, que devem ainda receber alho, sal, azeite e alecrim — também parte dos melhores temperos para carne de porco.

Barbecue

1

Como tocar no assunto “carne de porco” sem falar dele? O barbecue é um dos melhores temperos para carne de porco que existem e tem o diferencial que é acrescentado ao final do preparo.

A mistura que concentra os sabores agridoce e picante pode ser usada em qualquer corte suíno, desde que você aprecie o sabor clássico do barbecue.

Agora que você já conhece os cortes e os melhores temperos para carne de porco, vai ser muito mais simples preparar suas receitas em casa. Sem falar que seus preparos vão ganhar ainda mais sabor com cada dica — sua família vai adorar!

Gostou da ideia? Então, aprenda o passo a passo de uma receita maravilhosa de costelinha de porco ao molho barbecue!