Blog
Receita de bacalhoada com arroz de forno
Essa época pede bacalhau, não é? Naquela reunião de família, a receita de bacalhau certa vai fazer os olhos dos adultos brilharem e dar água na boca das crianças.
Mas você já deve ter encontrado várias receitas de bacalhau pela internet, cada uma com uma particularidade e um jeito diferente de tratar esse ingrediente tradicional. Está difícil decidir? O Nilo te ajuda!
Separamos a nossa receita de bacalhau favorita, e a complementamos com outra que a gente adora e combina super bem com o prato principal. Também trazemos algumas curiosidades sobre o prato e como harmonizá-lo com um bom vinho.
Vamos começar?
A história do bacalhau
De todas as receitas de bacalhau, a bacalhoada é a mais tradicional e a mais popular entre as famílias. Com todo o sabor do bacalhau harmonizando com ingredientes neutros e ácidos, a bacalhoada tem admiradores fiéis do Portugal ao Brasil.
Tradição
O bacalhau é um peixe norueguês por natureza, mas de longe seus maiores admiradores sempre foram os Portugueses. Com uma íntima relação com o peixe desde a idade média, os Portugueses mantêm uma relação extremamente tradicional com as receitas de bacalhau.
Nos anos 30 até os 60, inclusive, a pesca era regulamentada pelo governo para complementar a dieta portuguesa. Por terem pouco espaço de cultivo, as receitas de bacalhau substituíram a carne vermelha por muitos anos, e o consumo do peixe passou a ser tradicional nas terras lusitanas.
Para fazer referência a essa tradição, uma ótima opção para harmonizar a bacalhoada é um vinho branco alentejano produzido por Paulo Lareano. O Dolium Escolha Branco 2009 traz a suavidade e o frescor dos brancos sem desaparecer pelo sabor acentuado da receita de bacalhau.
Receita de bacalhau escolhida: bacalhoada com arroz de forno
Combinando com um arroz de forno simples de preparar, essa receita de bacalhau vai fazer dar o que falar na família. Confira como fazer:
Os ingredientes
Para a bacalhoada, você irá precisar de:
- 1kg de bacalhau dessalgado;
- 800g de batata;
- 15 dentes de alho;
- ½ pimentão vermelho;
- ½ pimentão verde;
- 3 ovos (opcional);
- Azeitonas pretas à gosto;
- 2 tomates;
- 1 cebola;
- Azeite.
Agora, para o arroz de forno:
- 4 xícaras de arroz cozido;
- 100g de mussarela;
- 350g de creme de leite;
- 1 xícara de chá de leite;
- Tempero e sal à gosto
- 3 gemas de ovos;
- Clara de 3 ovos.
Como preparar?
Deixe o bacalhau dessalgando por 2 ou 3 dias na geladeira, trocando a água de 8 em 8 horas. Quando ele estiver sem o sal, é hora de decidir: você pode cozinhá-lo e desfiá-lo ou não, servindo-o em postas.
Faça camadas no fundo da travessa com os outros ingredientes. Adicione os tomates, depois as batatas, depois os pimentões ou seguindo a ordem que você preferir. Se você fizer o bacalhau desfiado, mais tradicional da bacalhoada, adicione uma camada de ovos acima do bacalhau. Vá regando com azeite cada uma dessas camadas.
Leve ao forno e espere cozinhar por meia hora: pronto!
Para fazer o arroz de forno, o processo é ainda mais fácil. Simplesmente misture todos os ingredientes até ter um molho cremoso, e vá adicionando camadas em uma travessa de vidro bem untada. Coloque o arroz, o molho e o queijo, e por fim adicione uma fina camada de claras em neve para formar uma casquinha maravilhosa.
E aí, gostou dessa receita? Para combinar, aquele bolinho de bacalhau é perfeito! Quer saber como fazer? Então confira nossa receita especial aqui no blog!