Todo mundo gosta de hamburguer com fritas, não é? E o melhor é que esse é um prato tão simples de fazer que em apenas uma horinha já está tudo pronto. O resultado final é sempre maravilhoso.
Mas o Nilo guarda alguns segredos na preparação do hamburguer com fritas que vão mudar totalmente a cara desse prato tão tradicional. Tudo bem que não tem nada de errado com a receita original, mas ela se beneficia muito de uma repaginada toda sua.
Tudo pode ser gourmet, inclusive o hamburguer com fritas. Vamos com a gente descobrir como adicionar elementos incríveis na sua receita? Então continue a leitura!
Hamburguer com fritas: o segredo do Nilo
Fazer um hamburguer com fritas pode parecer ser um prato bem básico, sem muitos segredos, mas o Nilo sabe bem como deixá-lo ainda mais suculento.
Antes, algumas recomendações: sempre tente inovar, saia do lugar comum e pense fora da caixa. O processo de temperar a carne vermelha é muito interessante, sendo que você pode adicionar salsa, pimenta do reino, cebola roxa, tomilho e até alecrim para deixá-la ainda mais aromática.
Além dos temperos, os molhos também dão uma vestimenta totalmente diferente ao hamburguer com fritas. O molho vermelho é uma ótima pedida, por incrível que pareça, assim como molhos mais agridoces, como o rosé, inspiração para o Big Mac.
A salada também não precisa ser a básica, com tomate e alface: nessa receita, nós usamos a rúcula e o manjericão como ingredientes principais na salada, o que traz um sabor marcante e uma textura sem igual para o hamburguer com fritas.
Mas sem mais delongas, o segredo do Nilo!
Hamburguer blend
O hamburguer blend é aquele que se utiliza de mais de um tipo de carne.
Misturar carnes no hamburguer traz o melhor de dois mundos: às vezes uma é saborosa mas magra, o que pode deixá-la seca na hora de fritar. Ao mesmo tempo, outra pode ser gordurosa demais e cair mal no estômago. Para ajustar o teor de gordura com o sabor, o melhor é misturar.
Bons blends de hamburguer que o Nilo utiliza são:
- Acém, fraldinha e gordura de peito;
- Acém, baby beef e gordura de peito;
- Alcatra com bacon;
- Alcatra com costela;
- Lombo suíno com picanha suína bem gorda.
Dentre várias outras. O blend ideal é aquele que você testou e aprovou. Lembre-se do ponto! O ideal é comer o hamburguer com fritas no ponto rosé, sem passar demais e sem tirar antes.
Receita: hamburguer leve com fritas rústicas e gorgonzola
Essa receita rende 5 hamburguers de 200g, o que é um tamanho relativamente leve para você saborear tanto a carne quanto os outros ingredientes do hamburguer com fritas.
Você irá precisar de:
- 500g de acém moído;
- 500g de patinho;
- 1 ramo de rúcula;
- 1 tomate;
- 200g de queijo gorgonzola
- Molho barbecue;
- Maionese;
- Pão de hamburguer
- 4 batatas grandes
Nós adicionamos o queijo gorgonzola para ajudar no sal, então uma boa idéia seria maneirar um pouco no sal do hamburguer. Para temperá-lo, muita gente gosta de ser simples, com só um salzinho e pimenta do reino.
Como você vai maneirar no sal, capriche nos outros temperos que mencionamos ali em cima!
Modo de preparo:
Faça os hamburguers com bastante cuidado, evitando batê-los demais. Eles devem ficar bem grudados, mas você deve tratá-los com bastante carinho. Enquanto vai fazendo o hamburguer, deixe o forno pré aquecendo em 200 graus.
Coloque os seus hamburgueres em uma forma untada com azeite e leve ao forno. Enquanto ele assa, processo que leva cerca de vinte minutos, vá picando as batatas em pedaços um pouco mais grossos e esquentando uma panela de água.
Coloque as batatas na água fervendo e deixe cozinhando por 15 minutos ou até elas amolecerem. Tire os hamburguers do forno e coloque-os para uma fritada rápida em uma panela com um fio de azeite. Cuidado para não deixar queimar!
Com as batatas já moles, coloque-as no forno em uma travessa untada – que pode até ser a mesma dos hamburguers – e deixe por 20 minutos, conferindo até elas estarem no ponto certo, bem douradinhas.
Corte os pães ao meio e coloque-os em uma panela quente com o miolo para baixo, para selá-los. Depois, adicione os outros ingredientes nessa ordem: a maionese no pão, o tomate próximo ao pão, a rúcula após o tomate, o queijo e o hamburguer. Por cima da carne, o molho barbecue.
Sirva em um prato bem decorado e pronto! Sua receita está no ponto para ser saboreada!
Gostou dessa receita? Fique de olho que toda sexta feira trazemos muito mais! Até a próxima!