A MARINADA PERFEITA!

carne-marinada

Todo mundo já ouviu sobre marinar carnes, não é mesmo? Mas será que você anda fazendo do jeito certo? Por isso a dica dessa semana é para você fazer a marinada perfeita e aproveitar o melhor da carne e dos temperos. Então vamos lá!

O objetivo principal desse processo é deixar a carne mais macia e dar mais sabor ao corte. As combinações na hora do preparo são infinitas e você pode dar uma olhada em qual tempero combina com a carne que será usada aqui. Agora atenção nessas dicas do Nilo:

  • A BASE DA MARINADA

Uma marinada sempre será feita com pelo menos 3 itens que irão variar de acordo com a carne: Elementos aromáticos (ervas e especiarias) + legumes (alho, cebola, etc.) + líquido ácido (limão, vinagre, etc.) ou básico (leite).

 

  • CUIDADO COM O SAL

Muitos especialistas não usam sal no começo da marinada, pois o mesmo pode cozinhar a carne durante o processo. Por isso sempre deixe pra colocar um pouco de sal minutos antes do preparo do corte.

DICA DO NILO: duas colheres (sopa) de sal grosso para cada 3 quilos de carne vermelha e uma colher (sopa) de sal refinado para cada 3 quilos de carne branca.

 

  • ARMAZENAMENTO

Opte sempre pelos sacos de marinar, já que são próprios para o processo e faz com que a peça de carne fique em contato com o líquido, não precisando ser virada. Caso prefira um recipiente utilize os de vidro, cerâmica e aço inoxidável. Os de plástico e alumínio podem modificar o sabor do alimento.

 

  • TEMPO

É fato que quanto mais marinar, mais o sabor vai penetrar na carne. Mas antes de tudo considere o tamanho da peça utilizada. Para cortes com mais de 1 quilo deixe 12 horas de molho. Já corte menores, como sobrecoxas 6 horas bastam. Para peixes 3 horas são ideias, por ser uma carne mais delicada.

 

  • SEMPRE NA GELADEIRA

Alimentos de origem animal jamais devem permanecer sem refrigeração. Por isso assim que a marina estiver preparada, tampe-a e mantenha refrigerada até o preparo da carne.

 

OBS: Nunca reutilize a marinada de uma carne para outra e também não coloque o líquido em um alimento já cozido.

Agora que tal comprar uma carne suculenta para pôr em prática essas dicas? Aqui no Açougue do Nilo você encontra carnes fresquinhas e de qualidade. E o melhor: temos delivery! Ligue, escolha suas carnes que levamos até você: (34) 3235-2183 ou (34) 3236-3403.