Uncategorized

O famoso Torresmo de Rolo

barriga de porco crocante em forma de rolo e geleia de pimenta com um limao

Considerado um dos mais ilustres personagens da culinária mineira, esse tira-gosto ganha novas versões na mesa dos brasileiros.

Panceta de porco crua sobre a uma mesa de pedra com sal e pimenta sobre a peça de carne.
panceta de porco – crua

O torresmo é uma comida tipicamente mineira, mas que está presente em muitos pratos clássicos como feijoada, tutu de feijão, virado a paulista, feijão tropeiro e o famoso petisco conhecido como torresmo de rolo

Sabemos que essa comida deliciosa vem de um corte específico do suíno, a barriga de porco. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal/ABPA, o consumo de carne suína se destaca em todo país, sendo esse o tipo mais consumido no Brasil. É daí que podemos explicar essa paixão dos brasileiros pelo torresmo.

Suas origens portuguesas

Não se sabe exatamente em qual data o torresmo chegou nas terras brasileiras, mas sabemos que foi uma herança cultural trazida pelos portugueses e complementada com alguns temperos africanos, ele se misturou à nossa culinária, fazendo muito sucesso, especialmente no estado de Minas Gerais. 

Nessa época, o torresmo era usado somente para o aproveitamento da sua gordura na hora de cozinhar. Ela era extraída da carne suína, em específico no corte da barriga do porco. E somente mais tarde, passou a ser consumida diretamente como alimento pelos escravos.

Tudinho sobre o Torresmo de Rolo

Estão preparados para saber tudo sobre o torresmo de rolo? E porque ele se tornou um dos petiscos mais populares entre os brasileiros?

Então, continue aqui com a gente e no final aprenda a receita dessa comida amada por muitos.

L53RgfFxJEFMsXpT2Jf4cOpMA croJYlQeD6PvA6mSydmrncliXr8H1BbvTVB0xezn08K5UUo5mNhqR9p chdRKh
torresmo de rolo – geleia de pimenta – limão

Mas, quando essa comida deliciosa surgiu? 

Bom, o pioneiro nessa história toda foi um camarada chamado Valter Baldo, que oficializou a receita da sua família em seu bar conhecido como “Zé do Brejo”, localizado em São Caetano do Sul, São Paulo.

Através da divulgação de um vídeo feito por um amigo que foi ao seu bar (Buteko Zé do Brejo), a receita do torresmo de rolo do Valter ganhou uma grande repercussão, e hoje para você experimentar essa delícia tem que pegar uma senha!

Se você ouviu a palavra “senha” é isso mesmo! O torresmo de rolo vendido no “Buteko Zé do Brejo” faz tanto sucesso que, se você quer experimentar, tem que pegar uma senha e entrar na fila. Incrível não é mesmo?!

É por isso que resolvemos trazer para vocês o passo a passo dessa comida cheia de sabores, então continue aqui com a gente!

A receitinha que todos querem saber

Sabia que você pode se aventurar e fazer o seu próprio Torresmo de Rolo? Então, fique por aqui e confira essa receita deliciosa.

Torresmo de rolo assado com a pele pururucada sobre um prato azul e geleia de pimenta em um recipiente de vidro à esquerda da imagem
torresmo de rolo – geleia de pimenta

O Torresmo de Rolo é feito com a parte da barriga do porco, ela é temperada e depois amarrada com um barbante para poder pegar a forma de um “rolinho”. Todo o processo é bem simples, mas há quem diga que não é bem assim!

Na verdade, o preparo desse prato envolve uma dedicação maior, principalmente em relação ao seu tempo, mas todo o esforço vale a pena!

Então, vamos parar de enrolação e ensinar logo o passo a passo para o preparo do famoso Torresmo de Rolo.

Passo a passo para fazer o Torresmo de Rolo

Passo 1

A escolha da barriga de porco é o principal passo para fazer aquele torresmo suculento e facilitar na hora de enrolar a peça. Então, quando for ao açougue, prefira comprar um pedaço com menos gordura e mais carne; é importante também tirar os excessos de carnes e pele e deixar a peça bem lisinha.

Passo 2

O próximo passo é caprichar no tempero da barriga de porco. Algumas pessoas preferem temperar somente com sal, pimenta-do-reino e limão. Mas, aqui você também pode usar outros tipos de tempero que preferir como páprica defumada, alho, cebola em pó, entre outros. Vai muito do gosto pessoal de cada um.

Passo 3

Agora, vamos enrolar a peça de porco e amarrar com o barbante. Essa é uma etapa que no começo pode parecer difícil, mas que aos poucos você vai pegar a prática. O segredo é fazer um rocambole com a carne e depois ir amarrando o barbante com uma distância de 2 cm entre cada nó, que vai ser a medida para poder cortar as rodelas posteriormente.

Passo 4

Depois de quase tudo pronto, basta levar a peça, que já tem o formato de torresmo de rolo, para a assadeira e deixar no forno por cerca de 1 hora com a temperatura a 220° sem cobrir.

Passo 5

Quando retirar do forno, espere esfriar e coloque na geladeira, depois é só cortar em rodelas. Após isso, você deve colocar no freezer por 15 minutos, retirar e fritar por imersão no óleo. Aí você vai ver a mágica acontecer e seu torresmo ficar com aquela pele de pururuca super crocante.

Apesar de haver muitos processos, o torresmo de rolo é simples de fazer e vale muito a pena esperar cada minutinho para comer esse prato que é uma explosão de sabores. E para acompanhar essa receita vamos te ensinar a fazer uma geleia de pimenta.

Geleia de pimenta como um acompanhamento

E para finalizar, e você poder apreciar o seu torresmo de rolo com um gostinho mais que especial, preparamos uma super dica de acompanhamento para esse prato. Vamos de geleia de pimenta?!

Pequena vasilha redonda de madeira com geleia de pimenta em seu interior sobre uma mesa de pedra cinza.
geleia de pimenta

Ingredientes

  • 4 maçãs médias
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 pimentas dedo-de-moça sem sementes e picadas
  • Suco de 1 limão
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo ou açúcar cristal
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Descasque as maçãs e deixe elas imersas em uma água com suco de limão. Logo após rale todas as maçãs e transfira – as para uma panela. Depois é só juntar todos os outros ingredientes e deixar em fogo médio por cerca de 20 minutos, mexendo sempre.

E não se esqueçam aqui no Açougue do Nilo temos uma barriga de porco com a melhor qualidade, venha nos fazer uma visita e já garantir a sua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *